Descubra os benefícios da bandagem funcional

Fazer com que as estruturas musculares e articulares se posicionem corretamente é fundamental para o bem-estar. Graças a esses efeitos, os pacientes sentem alívios variados e conseguem obter a reabilitação necessária para certos problemas. Nesse sentido, a bandagem funcional se destaca na fisioterapia.

A tática utiliza recursos que garantem um bom desempenho de diversas estruturas do organismo. Como resultado, é possível ajustar o posicionamento para obter efeitos específicos — desde a prevenção até a recuperação de lesões e outros problemas.

A seguir, entenda como funciona a bandagem funcional e explore os seus benefícios.

O que é bandagem funcional?

Os tratamentos fisioterapêuticos podem usar várias técnicas e recursos para garantir o restabelecimento do movimento. Entre as possibilidades, está a bandagem funcional. Ela utiliza fitas adesivas com propriedades elásticas. Assim, é possível modificar o alinhamento de várias estruturas do organismo, de acordo com objetivos específicos.

Para ser eficiente, ela tem que ser feita com o material correto e com os conhecimentos adequados. Assim, é possível dar a sustentação ou o alívio necessário, de acordo com cada caso.

Quais são os tipos existentes?

A bandagem funcional aparece em três tipos diferentes. Apesar de usar fitas semelhantes, é a aplicação que gera a diferenciação.

A bandagem esportiva ou Athletic Taping é voltada para ajudar a lidar com lesões agudas, normalmente causadas pelo esforço excessivo de práticas físicas. Também pode ser adotada como meio de dar mais estrutura ao organismo e, assim, evitar lesões.

Já a biomecânica ou McConnell Taping tem o objetivo de direcionar o movimento de forma específica. A abordagem oferece um alinhamento de tecidos e faz com que os músculos aprendam uma nova maneira de se mexer. Assim, é possível obter a reabilitação terapêutica ou mesmo mudar aspectos cotidianos — como a postura.

A neuromuscular ou Kinesio Taping tem o objetivo principal de envolver certos músculos e articulações. Dependendo da técnica apresentada, ajuda a evitar ou diminuir inflamações, a sustentar o movimento e até a melhorar as contrações musculares.

Quais são os objetivos e a importância da Kinesio Taping?

A bandagem neuromuscular está entre as mais utilizadas. Ela tem o objetivo de oferecer aos músculos e articulações exatamente o que precisam para garantir o máximo funcionamento.

Em uma lesão, por exemplo, é comum exercer uma tensão longitudinal. Ao mesmo tempo em que isso contribui para a reabilitação, evita que o músculo seja exigido e se lesione ainda mais.

Também é um jeito de estimular a circulação ao redor, diminuir cãibras e melhorar a recuperação muscular. Há, então, diminuição das dores e melhoria no desempenho — seja no cotidiano, seja na prática esportiva. Acima de tudo, a Kinesio Taping funciona como um importante apoio para outras técnicas fisioterapêuticas. Assim, acelera a recuperação de forma estruturada.

Como é feita a aplicação?

A bandagem pode ser aplicada tanto em pacientes quanto em alunos que aprendem a prática. Independentemente disso, é fundamental recorrer às técnicas certas.

Em alguns casos, é necessário acompanhar o músculo, pois isso facilita o seu movimento. Em outros, a aplicação transversal gera tensão elástica para imobilizá-lo e permitir a sua recuperação.

Também é essencial saber quais grupos isolar e qual tensão aplicar em cada parte. Isso maximiza o potencial dessa técnica e garante efeitos que são sentidos do jeito adequado.

A bandagem funcional é uma técnica eficiente, moderna e versátil. Desde para recuperar até para evitar lesões, deve ser aplicada de forma profissional e segundo os conhecimentos adequados.

Se quiser outras dicas sobre esse e outros temas, assine nossa newsletter e não perca nenhuma novidade!

Miotec - Tecnologia para a vida!

A Miotec tem a missão de entender as necessidades dos pacientes e de desenvolver soluções para dar suporte aos profissionais da área da saúde, para que eles tenham mecanismos mais eficientes a favor dos tratamentos feitos. Tendo como objetivo a melhoria das capacidades físicas e motoras daqueles que precisam de tratamentos fisioterapêuticos, a Miotec desenvolve diversos produtos para contribuir com a qualidade de vida dos pacientes.

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"