aumentar a carteira de pacientes

Atenção fisioterapeuta! Saiba como aumentar a carteira de pacientes

21/08/2017   POR MIOTEC - CONECTANDO TECNOLOGIA AO MOVIMENTO HUMANO

Abrir um consultório próprio representa uma grande conquista e uma série de novas responsabilidades.

Ao decidir abrir um consultório próprio, o fisioterapeuta, que até então se preocupava apenas em prestar um atendimento de qualidade e em se capacitar para melhorar os seus conhecimentos técnicos, terá que lidar com novos desafios. Precisará saber como legalizar a clínica, como administrá-la e, até mesmo, como aumentar a sua carteira de pacientes.

Para gerar um fluxo maior no consultório, muitos profissionais optam por se cadastrar em planos de saúde, o que nem sempre vale a pena. Como os valores pagos são baixos, os atendimentos têm que ser extremamente rápidos e impessoais para que o maior número possível de pessoas possa ser atendido. Isso prejudica o resultado final do trabalho e gera muita insatisfação, tanto no paciente quanto no próprio profissional.

Sabendo disso, preparamos este artigo para mostrar a você como é possível aumentar a carteira de pacientes de maneira simples e eficaz. Continue a leitura e confira!

Seja atencioso com os seus pacientes

Um paciente só retorna a uma clínica quando é bem atendido, e esse bom atendimento deve englobar tudo: desde o agendamento até o esclarecimento de qualquer dúvida depois da consulta. Para isso, ofereça treinamento aos seus funcionários e invista, também, em boas instalações.

O bom atendimento reflete muito no quanto uma pessoa está disposta a pagar por uma consulta. Esse é o momento que você terá para valorizar o seu trabalho, mostrando para os seus pacientes que realmente se importa com eles.

Nesse sentido, também é interessante focar no atendimento humanizado, o qual trabalha para que o paciente se sinta realmente seguro no momento da consulta. Ouvir tudo o que a pessoa tem a dizer é uma maneira de ser atencioso e oferecer a ela um diagnóstico preciso.

Tenha um canal de comunicação

Humanizar e estreitar a relação do profissional com o paciente, hoje, é uma das grandes preocupações na área da saúde. Um canal de comunicação com o seu cliente pode ajudar nesse sentido.

Isso não significa fazer uma consulta por WhatsApp — o que, inclusive, é proibido. No entanto, as redes sociais são boas opções para conversar e atrair novos pacientes para o seu consultório.

Poste dicas de saúde, fale sobre um novo serviço da clínica, interaja com os pacientes: enfim, demonstre preocupação. Que tal mandar uma mensagem no dia do aniversário ou em alguma data comemorativa? É algo simples, barato e que sempre surte efeito.

O e-mail marketing é uma excelente ferramenta para engajar o seu público. Apesar de muitos ainda acharem que esse é um canal de comunicação ineficiente, saiba que ele ainda proporciona muitos resultados positivos. 

Você pode usá-lo para enviar novidades do seu blog ou até mesmo da sua clínica, e convidar seus potenciais pacientes a fazerem uma visita, sempre colocando-se à disposição para sanar eventuais dúvidas.

Divulgue o seu trabalho

Você fez um curso no exterior, comprou um aparelho moderno, foi convidado para um simpósio — excelente! Mas seus pacientes precisam saber disso também.

Sempre obedecendo às regras do Conselho Regional de Fisioterapia, divulgue o seu trabalho. Você pode utilizar as redes sociais nesse caso também.

Além de a informação chegar aos pacientes antigos, que já estão entre os seus seguidores, você poderá criar campanhas de divulgação que atingirão os moradores do bairro onde está a sua clínica, por exemplo.

Um blog também é interessante. Com artigos de conteúdo relevante e utilizando a técnica adequada, você poderá ser uma referência em sua área, o que, certamente, aumentará a sua carteira de pacientes.

Aprimore os seus serviços

Oferecer um atendimento de qualidade não refere-se somente ao contato entre o profissional e o paciente, mas também aos serviços oferecidos na clínica. Nesse sentido, é de suma importância que você invista em equipamentos tecnológicos que visam otimizar o tratamento e agilizar a recuperação dos seus pacientes.

Quando você tem em mãos as ferramentas adequadas para o trabalho, existe a possibilidade de entregar diagnósticos precisos e indicar os tratamentos mais oportunos para solucionar os problemas de saúde do paciente.

Incentive o marketing boca a boca

Incentivar o marketing boca a boca é muito importante para aumentar a sua carteira de pacientes. Para isso, faça com que os seus clientes tenham uma boa experiência com o seu atendimento, oferecendo a eles algo a mais, que supere as suas expectativas.

Manter um relacionamento próximo é um diferencial importante nesse momento. Além disso, resolva os problemas que surgirem com a maior brevidade possível, para não correr riscos de ter pacientes descontentes com o seu trabalho.

Aumente o seu networking

Aumentar o seu networking é fundamental para o sucesso da sua clínica. Nesse sentido, entre em contato com colegas de trabalho, faça parcerias, especialize-se para tornar-se referência no seu segmento e ser reconhecido como uma autoridade no assunto.

Quanto mais parceiros você tiver, mais oportunidades surgirão para você. É possível, até mesmo, ampliar os atendimentos da clínica, oferecendo outras especialidades para o seu público.

Faça pesquisas de satisfação

Fique atento, tanto nas redes sociais quanto no próprio consultório, às opiniões dos seus pacientes sobre o atendimento, e sempre dê retorno a qualquer dúvida ou reclamação. Faça pesquisas de satisfação e aprimore os seus serviços sempre que for necessário.

O paciente é o melhor termômetro que o fisioterapeuta tem para medir a qualidade do atendimento. E quanto mais satisfeitos eles estiverem, mais público será atraído para a clínica.

Um modelo muito interessante e utilizado pelos profissionais é o NPS (Net Promoter Score), que tem como objetivo verificar, em uma escala de 0 a 10, a satisfação dos pacientes com uma simples pergunta: em uma escala de 0 a 10, o quanto você recomendaria a clínica para um amigo ou colega?

Com as respostas, os pacientes são classificados de três formas:

  • 0 a 6 são os clientes detratores: eles criticam a clínica e falam mal dela publicamente;
  • 7 a 8 são os clientes neutros: não são leais, mas também não são fãs da clínica;
  • 9 10 sãos os clientes promotores: oferecem feedbacks positivos e indicam os seus serviços para terceiros.

Aumentar a carteira de pacientes é uma tarefa que exige muita dedicação. Sendo assim, ofereça um atendimento de qualidade, e invista em equipamentos inovadores e na estrutura da sua clínica. Dessa forma, cada vez mais pessoas se interessarão pelos seus serviços e a sua credibilidade aumentará.

E você, o que faz para aumentar a carteira de pacientes? Deixe um comentário e compartilhe as suas dicas conosco!

Quer saber como fidelizar os seus pacientes e gerar mais satisfação com o seu atendimento? Acesse esse post e entenda mais sobre o assunto!





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