O absenteísmo em clínicas é uma questão muito preocupante, tendo em vista que os profissionais deixam de atender outros pacientes em virtude daqueles que não avisaram que não compareceriam à consulta. Nesse sentido, é importante tomar providências para evitar ou, pelo menos, diminuir essas faltas.
Os motivos que levam os pacientes a se ausentarem são muitos, os quais vão desde esquecimentos à falta de tempo para desmarcar o agendamento. Levando isso em consideração, é importante criar estratégias para fortalecer o relacionamento entre médico e paciente e, com isso, aumentar a presença nas consultas marcadas.
Pensando em ajudar você, listamos, a seguir, 4 dicas eficientes que podem ser colocadas em prática o quanto antes para evitar o absenteísmo em clínicas. Confira!
1. Tenha um canal direto de comunicação com os pacientes
Oferecer ao seu cliente, pelo menos, um canal direto de comunicação é essencial para reduzir o absenteísmo em clínicas. Dessa forma, é importante divulgar o número do WhatsApp — ferramenta mais ágil e comum atualmente — e estar disponível nas redes sociais em que seus pacientes estão presentes.
Essa prática facilitará a comunicação com o paciente. Além disso, a sua secretária pode se programar para entrar em contato com cada um deles, pelo menos, 24 horas antes da consulta, a fim de confirmar a presença.
2. Ofereça um ambiente confortável
Além dos canais de atendimento, é importante oferecer um ambiente confortável aos seus pacientes. Disponibilize assentos confortáveis, acesso ao WiFi, TV e, inclusive, um espaço para servir alguns lanches, chás e café.
Com isso, os pacientes se sentirão mais motivados em comparecer às consultas e a desculpa de se ausentar pelo fato de estar cansado já não será mais problema, pois ele terá um ambiente confortável para aguardar o seu atendimento.
3. Invista em tecnologias
O uso da tecnologia tem auxiliado diversos segmentos do mercado e, na área da saúde, não é diferente. Por meio de softwares, é possível realizar agendamento das consultas online, sem precisar entrar em contato com a clínica. Além disso, esses sistemas também disponibilizam um prontuário eletrônico, no qual o médico consegue ter acesso a todo o histórico do paciente de maneira rápida e eficiente.
Ademais, os equipamentos utilizados nos tratamentos dos pacientes também têm evoluído muito e quem investe nesse tipo de tecnologia conquista a confiança do paciente. Com isso, ele se sentirá mais tranquilo ao realizar os procedimentos necessários sabendo que aqueles equipamentos ajudarão na sua recuperação.
4. Aprenda com as críticas e reclamações
Nem sempre ouvir as críticas e reclamações é uma tarefa fácil. No entanto, é necessária. Isso porque, muitas vezes, o absenteísmo em clínicas pode estar ligado ao mau atendimento, por exemplo.
Sendo assim, identificar esse tipo de falha é fundamental para garantir que o paciente retornará e ficará satisfeito com os resultados entregues. Portanto, ouça com atenção o que ele tem a dizer: esses feedbacks podem ajudá-lo a ter uma visão mais inovadora da sua clínica.
O absenteísmo em clínicas é algo que precisa ser evitado ao máximo e, para isso, é preciso colocar em prática as nossas dicas. Dessa forma, seu paciente perceberá que você trabalha com o objetivo de cuidar do bem-estar dele e, consequentemente, fortalecerá a relação entre vocês.
Ficou com alguma dúvida ou quer compartilhar suas experiências? Deixe tudo nos comentários! Vamos ajudá-lo no que for necessário.