Veja como o Mundo do Assoalho Pélvico se destacou com a eletromiografia e o biofeedback

A eletromiografia e biofeedback oferecem diversos benefícios para o paciente, principalmente na área da fisioterapia pélvica, pois eles ajudam a tornar a recuperação mais eficiente e rápida — quando comparado aos métodos tradicionais.

A fisioterapia é uma fase muito importante na vida de um paciente que precisa se recuperar de uma lesão, por mais simples que ela seja. Nesse sentido, contar com equipamentos de alta tecnologia contribui para que você se destaque no mercado, tendo em vista que a concorrência está cada dia mais acirrada.

Neste artigo, vamos apresentar um case de sucesso muito interessante, que é o da fisioterapeuta Cristiane Carboni, sócia-proprietária do antigo Espaço Exale (que virou O Mundo do Assoalho Pélvico), onde criou O Mundo do Assoalho Pélvico.

Cristiane Carboni é formada pela Universidade Metodista do Sul (IPA), tem dois mestrados, um em Reabilitação do Assoalho Pélvico, realizado pela Universidade de Barcelona, na Espanha, e outro em Ciências da Reabilitação, pela UFCSPA.

Com toda essa bagagem, a fisioterapeuta viu na eletromiografia e no biofeedback uma oportunidade de se destacar em seu segmento. Continue a leitura para conhecer sua trajetória!

Como atua uma fisioterapeuta pélvica?

A fisioterapeuta pélvica atua na reabilitação do assoalho pélvico de homens e mulheres em todas as etapas da vida. O atendimento vai desde a prevenção primária até a terciária. Nesse momento, são realizados diagnósticos complexos de disfunções miccionais e evacuatórias. Além disso, também são tratadas incontinências urinárias e fecais.

Seu objetivo principal é preparar o assoalho pélvico para o parto e, após, no puerpério. Além do tratamento de disfunções sexuais e dor pélvica crônica em mulheres e homens.

Toda parte técnica é aliada a muita empatia e humanização, já que estamos lidando com o lado íntimo das pessoas. O exercício pélvico domiciliar, por exemplo, é uma das partes mais importantes do tratamento, pois é nesse momento que o paciente adquire melhores hábitos e pratica os exercícios de forma orientada.

Ter a possibilidade de utilizar o PelviFit Trainer é um avanço na área. Esse instrumento é uma sonda desenvolvida para ser introduzida na vagina, com o objetivo de fornecer aos profissionais da saúde e pacientes uma maneira ágil de observar as contrações da musculatura do assoalho pélvico.

Muitas mulheres ficam inseguras por não terem certeza de estarem realizando o movimento corretamente. Assim, agora elas têm um instrumento para realizar com mais confiança os exercícios domiciliares.

Como se deu o contato do Mundo do Assoalho Pélvico com a Miotec?

O Mundo do Assoalho Pélvico foi um dos primeiros blogs de fisioterapia pélvica. Nasceu da vontade da Dra. Cristiane de tornar esse assunto, que é tabu, público e acessível à população. Junto com o blog, nasceu a clínica.

À medida que foi crescendo, uma equipe altamente qualificada foi selecionada para prestar o melhor atendimento aos clientes. Com isso, quanto mais todos se dedicam, mais cresciam as parcerias e credibilidade.

O relacionamento do Mundo do Assoalho Pélvico com a Miotec já tem oito anos. Durante esse período, a parceria entre eles se solidificou de maneira muito positiva, tanto é que a Dra. Cristiane se sente à vontade para dialogar com a equipe da Miotec sempre que é necessário.

 

(Fisioterapeutas Cristiane Carboni, Renata Schvartzman e Thaís Duarte explicam como realizam a avaliação e o tratamento de pacientes com disfunções no assoalho pélvico)

Quem ensinou a Dra. Cristiane a usar o equipamento da Miotec foi a fisioterapeuta pélvica Adriane Bertotto, a qual a contagiou com a sua paixão pela empresa. Depois disso, o primeiro aparelho foi comprado — mesmo sendo adquirido com muita dificuldade, a Dra. Cristiane alega que foi um dos melhores investimentos que fez em sua carreira.

Tanto é que, atualmente, o Mundo do Assoalho Pélvico já está adquirindo seu quarto aparelho de Eletromiografia (EMG), além do Previni (que amamos), o PelviFit, entre outros.

Além disso, a fisioterapeuta alega que não se pode avaliar o tônus muscular como um todo sem a EMG. O tônus muscular é muito complexo — com componentes ativos e passivos. Assim, para avaliar de forma completa e poder fazer um bom laudo, faz-se necessário a avaliação EMG.

O que ela tem de mais especial é a assistência no pós-venda da Miotec. Sempre que precisa, eles estão dispostos a auxiliar no que for necessário. O esforço que a Miotec faz para empreender e produzir equipamentos de ponta deixa a fisioterapeuta admirada!

Quais as principais vantagens do uso da tecnologia aos pacientes?

A tecnologia está inovando vários setores do mercado, principalmente o segmento da saúde, que conta com equipamentos de alta tecnologia e que ajudam a trazer melhores resultados na recuperação dos pacientes.

Sendo assim, podemos afirmar que ela auxilia a desenvolver laudos mais fidedignos — nesse caso, a avaliação digital com a eletromiográfica são aliadas para construir laudos diagnósticos e evolutivos.

Clinicamente, é possível observar uma maior aderência ao tratamento quando ele é associado à tecnologia. Para as crianças que são atendidas na clínica, há alternativas de realidade virtual, por exemplo. Normalmente, elas ficam positivamente ansiosas para a próxima sessão. Já os adultos variam entre a realidade virtual e o biofeedback EMG — a tela do beija-flor é a mais pedida.

Poder entender como a tecnologia funciona e fazer as correções necessárias durante a sessão mantém a motivação do paciente — que se torna sujeito ativo no tratamento, otimizando o tempo de recuperação e melhorando a sua qualidade de vida.

Como os profissionais podem se destacar a partir do uso da tecnologia?

Saber utilizar a tecnologia demanda tempo, dedicação, estudo e treino. Existem patologias completas, em que a avaliação de uma fisioterapeuta pélvica experiente é indispensável. Ter esse nível de expertise, por si só, já agrega muita credibilidade ao fisioterapeuta. Credibilidade e confiança fazem com que ninguém tenha dúvida na hora de indicar e procurar a sua clínica.

Além disso, a tecnologia oferece um atendimento humanizado, fator que é essencial para quem quer se destacar no ramo da saúde. Isso porque ela ajuda o profissional a diminuir, ao máximo, as chances de erros, fazendo com que o paciente se sinta mais confiante e reaja melhor aos tratamentos pelos quais será submetido.

A eletromiografia e o biofeedback são tecnologias que podem ajudar você a se destacar no mercado, assim como o Mundo do Assoalho Pélvico. Oferecer aos seus pacientes a possibilidade de melhorar o desempenho deles nas sessões de fisioterapia é uma vantagem que você só conseguirá garantir com o uso de equipamentos modernos.

Quer ter esse diferencial no seu consultório também? Então, entre em contato com a nossa equipe para conhecer melhor os produtos de alta tecnologia!

Miotec - Tecnologia para a vida!

A Miotec tem a missão de entender as necessidades dos pacientes e de desenvolver soluções para dar suporte aos profissionais da área da saúde, para que eles tenham mecanismos mais eficientes a favor dos tratamentos feitos. Tendo como objetivo a melhoria das capacidades físicas e motoras daqueles que precisam de tratamentos fisioterapêuticos, a Miotec desenvolve diversos produtos para contribuir com a qualidade de vida dos pacientes.

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"