5 Benefícios da tecnologia no cuidado com o paciente

O investimento em tecnologia constitui um diferencial para os serviços de saúde na atualidade, independentemente do seu porte ou do seu segmento de atuação, facilitando o trabalho dos profissionais e promovendo a otimização do cuidado com o paciente.

Entenda, neste artigo, qual é a importância das inovações tecnológicas e conheça 5 benefícios desse processo para o atendimento e avaliação dos pacientes.

Entenda a importância da tecnologia no cuidado com o paciente

O uso da tecnologia em saúde é uma tendência definitiva para os consultórios, clínicas especializadas e grandes hospitais, otimizando a rotina de cuidado com o paciente e facilitando o trabalho de todos os profissionais envolvidos nesse processo.

Desde a recepção dos indivíduos que chegam ao serviço de saúde, passando pela intervenção terapêutica e chegando ao pós-consulta, as inovações tecnológicas permitem maior eficiência na abordagem terapêutica.

Trata-se de um investimento fundamental para garantir as melhores condições de atuação para médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e demais membros da equipe, assim como para permitir que os pacientes tenham acesso a uma intervenção personalizada, que promova a recuperação da saúde da forma mais rápida possível.

Agora que você já sabe qual é a importância do emprego qualificado da tecnologia no cuidado com o paciente, descubra quais são os cinco principais benefícios da automação em clínicas, hospitais e centros de saúde.

Maior eficiência na gestão hospitalar

A automação dos processos promove maior eficiência na gestão hospitalar, por meio da simplificação das tarefas e da redução da burocracia e dos prazos para que as solicitações de médicos e pacientes sejam atendidas.

Para os pacientes, isso significa mais rapidez na marcação de consultas ou no acesso ao resultado de exames, tornando o acesso aos serviços de saúde mais satisfatório.

Mais qualidade de vida para pacientes crônicos

No acompanhamento de indivíduos com doenças como a hipertensão e a diabetes, o uso de dispositivos tecnológicos pode proporcionar mais qualidade de vida e bem-estar aos pacientes.

O emprego das ferramentas de monitoramento remoto para captar e transmitir informações sobre pressão arterial, glicose sanguínea e batimentos cardíacos, entre outras, permite que a equipe médica ofereça suporte constante, facilitando o cuidado com o paciente crônico.

É mais fácil controlar os sintomas, reduzindo a necessidade de internações e diminuindo, até mesmo, o uso de determinados medicamentos, o que contribui para a manutenção da saúde global.

Otimização da pesquisa e definição de diagnósticos

A tecnologia diagnóstica é uma área em constante evolução, proporcionando mais rapidez e eficácia na identificação de doenças e outras anormalidades fisiológicas, o que garante uma abordagem mais segura por parte da equipe médica.

O diagnóstico precoce das enfermidades permite a redução de custos no tratamento, reduz a realização de exames invasivos e promove as condições necessárias para que o tratamento proposto tenha sucesso.

Melhorias na avaliação e acompanhamento do paciente

A avaliação dos pacientes e o monitoramento do seu estado clínico também são impactados positivamente pelo uso das ferramentas tecnológicas especialmente desenvolvidas com esse objetivo, sobretudo no âmbito da medicina reabilitativa.

Os equipamentos disponíveis no mercado são capazes de detectar as mínimas nuances do desempenho neuromuscular, favorecendo a adequação das condutas de tratamento sempre no intuito de promover a melhora contínua do estado de saúde dos pacientes.

Avanços na clínica de fisioterapia

O uso da tecnologia de forma estratégica está revolucionando o cuidado com o paciente durante a abordagem fisioterápica, com ganhos que vão desde a etapa de avaliação até o monitoramento do paciente após a conclusão do atendimento.

Os benefícios da tecnologia na fisioterapia podem ser notados, por exemplo, no uso da gameterapia e da realidade virtual para engajar os pacientes em todas as fases do tratamento, mantendo a motivação e melhorando a performance durante a execução dos movimentos propostos.

Por sua vez, a eletroterapia, a eletromiografia de superfície e a utilização do biofeedback possibilitam ao fisioterapeuta uma abordagem mais completa da função neuromuscular de seus pacientes, fornecendo informações precisas que guiam a condução da intervenção terapêutica de forma precisa, promovendo os melhores resultados.

Quer saber mais sobre o emprego da tecnologia no cuidado com o paciente e descobrir como otimizar as práticas da sua clínica? Visite agora mesmo o blog da Miotec e confira mais artigos especializados em saúde, reabilitação e inovação tecnológica!

Miotec - Tecnologia para a vida!

A Miotec tem a missão de entender as necessidades dos pacientes e de desenvolver soluções para dar suporte aos profissionais da área da saúde, para que eles tenham mecanismos mais eficientes a favor dos tratamentos feitos. Tendo como objetivo a melhoria das capacidades físicas e motoras daqueles que precisam de tratamentos fisioterapêuticos, a Miotec desenvolve diversos produtos para contribuir com a qualidade de vida dos pacientes.

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"