Saiba como fazer um teleatendimento eficiente com estas 5 dicas

27/08/2020   POR MIOTEC - CONECTANDO TECNOLOGIA AO MOVIMENTO HUMANO

A pandemia provocada pela Covid-19 mudou significativamente a maneira como as pessoas vivem e cuidam da sua qualidade de vida. Esse novo contexto aumentou a necessidade de atendimento online e fez com que os profissionais de saúde percebessem a importância de saber como fazer um teleatendimento excelente.

Neste artigo, apresentamos 5 dicas essenciais para que o atendimento a distância seja realizado com eficiência e haja humanização nos tratamentos fisioterápicos, a fim de proporcionar a melhor experiência possível aos seus pacientes. Acompanhe!

1. Escolha um ambiente adequado para fazer a consulta online

Caso o profissional não esteja no consultório, é fundamental que ele escolha um local tranquilo para a prática da Telemedicina, principalmente nos casos de consulta a distância, feita por videoconferência (tele consulta). Também é importante que o espaço a ser utilizado seja destinado apenas ao teleatendimento.

Para isso, o ambiente precisa garantir que o processo de atendimento não seja interrompido e que não tenha fontes de distrações, como som de TV, barulhos externos, conversas, entre outros fatores que podem atrapalhar a consulta.

2. Considere questões técnicas

Além de se preocupar com o atendimento online em si, é importante que o fisioterapeuta considere algumas questões técnicas, como uma boa conexão com a internet e plataformas a serem utilizadas, para garantir que esses aspectos não interfiram na experiência do paciente de maneira negativa.

As plataformas mais utilizadas por profissionais da área da saúde no teleatendimento são o ZOOM e Google Hangouts, que permitem compartilhar a tela com o paciente (ideal para mostrar o prontuário). Elas são gratuitas e oferecem a opção de gravar a consulta realizada.

3. Mantenha o foco no paciente

Assim como é feito em uma consulta presencial, no teleatendimento também é necessário ter foco no paciente. Além de ser simpático e escutá-lo com atenção, é importante evitar distrações, como o toque do celular e visualização de outras páginas da internet. Para ajudar na concentração, olhe nos olhos da pessoa.

4. Considere a experiência do paciente

A experiência do paciente com o atendimento envolve desde o processo de agendamento até o pós-consulta. Nesse sentido, é essencial contar com serviços tecnológicos, como o agendamento online e os lembretes para confirmação de consultas.

Esses sistemas permitem que o paciente marque uma consulta a qualquer hora e de qualquer lugar, garantindo que ele se lembre do agendamento e reduzindo a taxa de absenteísmo. Além disso, a Telemedicina melhora a experiência do paciente no pós-consulta, pois permite contatos por meio do e-mail marketing.

5. Busque se aprimorar nas práticas da Telemedicina

A Telemedicina apresenta constantes inovações tecnológicas para a área da saúde e envolve várias ações que aproximam os pacientes de seus fisioterapeutas por meio de atendimentos online. Ela engloba a tele consulta, envio de resultados de exames, troca de mensagens e até mesmo a tele cirurgia. Nesse sentido, é fundamental que os profissionais busquem aprimorar os conhecimentos tecnológicos.

Como vimos, saber como fazer um teleatendimento é muito importante para a imagem da clínica. Um dos pontos fundamentais desse processo é a humanização no atendimento fisioterapêutico visando uma melhor experiência para os pacientes.

Gostou deste artigo? Assine a newsletter e receba os nossos conteúdos diretamente em sua caixa de e-mail!





    Sem Comentários
    Compartilhe

    Deixe seu comentário

    Concordo com os Termos de privacidade

    Voltar à Home
    Fechar