Conecte-se

    [/vt_socials]
    Aprendizados na quarentena: a Miotec está com você nessa

    Aprendizados na quarentena: a Miotec está com você nessa

    • 4 de setembro de 2020
    • por

    A pandemia provocada pelo novo coronavírus mudou a maneira como as pessoas vivem e se relacionam. Paralelamente, as empresas se viram forçadas a se adaptarem às novas necessidades, tomando medidas como manter suas equipes de trabalho em sistema home office e inovar em produtos ou serviços, como a telemedicina. Essas e outras ações foram verdadeiros aprendizados na quarentena imposta pela covid-19.

    Embora o isolamento social tenha proporcionado certo alívio ao sistema de saúde, ele também criou uma grande instabilidade para o cenário econômico, gerando prejuízos a curto, médio e longo prazos. Assim, enquanto a pandemia não terminar, o melhor a ser feito é adotar medidas de sobrevivência que considerem o cenário de crise.

    Neste artigo, o Coordenador de Marketing & Vendas da Miotec, Henrique Lucena, conta como a empresa se adaptou ao “novo normal”, quais foram os aprendizados que ela adquiriu nesse período e oferece algumas dicas sobre como se proteger e lidar com as dificuldades impostas pela pandemia. Acompanhe!

    As empresas em tempos de quarentena

    As mudanças decorrentes da pandemia, sejam elas impostas ou adaptativas, têm provocado impactos substanciais em alguns dos setores da economia, como:

    • novos hábitos sociais — distanciamento social;
    • impactos socioeconômicos — fechamento de grande parte do comércio;
    • adoção de novas tecnologias — com plataformas de videoconferência;
    • novas formas de trabalho – home office e flexibilização da jornada;
    • regulamentações para atendimento da saúde à distância — telemedicina.

    Esses impactos foram sentidos pela Miotec a partir do mês de março, quando muitos dos seus principais clientes (fisioterapeutas) se viram obrigados a fecharem as portas de suas clínicas. Alguns foram atuar na linha de frente para atendimento aos pacientes com covid-19. Outros, que pensavam em investir em tecnologias, preferiram adiar os planos para terem uma reserva em casos de necessidades.

    Os aprendizados empresariais durante a pandemia

    De acordo com Henrique Lucena, o ano de 2020 era promissor para a Miotec, Porém, diante do contexto provocado pelo novo coronavírus, a empresa se viu obrigada a repensar seus projetos e se adaptar à nova realidade. Assim, ela se posicionou inovando com o lançamento de um produto de primeira necessidade para gerar receita durante a pandemia e, ao mesmo tempo, contribuir com a sociedade, visando à proteção da saúde.

    Além disso, a empresa entendeu a necessidade de se adaptar a um novo sistema de trabalho em equipe e rapidamente, com base em um redirecionamento organizacional, adotou o trabalho home office e ampliou suas estratégias de atendimento virtual junto ao mercado.

    Nesse sentido, a Miotec considera que, para sobreviver em tempos de pandemia, é importante observar diferentes aspectos impactantes nos negócios empresariais e adotar ações direcionadas a:

    • fluxo financeiro bem organizado;
    • inovação;
    • foco nas pessoas;
    • diferenciação no mercado.

    Os principais aprendizados: postura inovadora e foco nas pessoas

    O conceito de inovação, em seu sentido amplo, é entendido como “algo novo” para uma empresa e para as pessoas por ela impactadas. Assim, a inovação implica mudança, com projeções que levam para além do que é costumeiro e tradicional. Já no sentido inverso, uma mudança significativa no ambiente externo (como a pandemia) também pode gerar a necessidade de inovação.

    Nesse sentido, Henrique Lucena conta que a Miotec — uma empresa dedicada à fabricação de equipamentos biomédicos para a reabilitação física e motora — foi além dos seus objetivos iniciais e inovou pensando em soluções que poderiam colaborar no combate aos riscos à saúde provocados pela covid-19. O objetivo era projetar um EPI (Equipamento de Proteção Individual) mais resistente e que pudesse conciliar proteção e sensação de conforto aos profissionais da área da saúde e seus pacientes.

    Após algumas pesquisas de mercado, a empresa criou o escudo facial MioShield com uma lente de 55 milímetros de PETG (Polietileno Tereftalato de Etileno Glicol). Esse modelo de máscara cobre todo o rosto com um material que permite boa visibilidade e maior proteção, além de ser à prova de riscos.

    Ações com foco nas pessoas

    Em tempos normais, a Miotec consegue impactar de maneira positiva a vida das pessoas ao colocar os seus produtos no mercado. No contexto da pandemia, ela entende que as suas inovações ajudam os profissionais e seus pacientes nos cuidados com a saúde.

    Nesse sentido, a Miotec acredita que as empresas podem fazer diferença em situações pandêmicas por meio de ações com foco nas pessoas, como:

    • atendimento às necessidades sociais de proteção à saúde;
    • engajamento para ajudar as pessoas mais necessitadas;
    • colaboração com os profissionais que estão na linha de frente no controle da pandemia.

    As dicas da Miotec para o período de pandemia

    A melhor forma de os fisioterapeutas lidarem com esse período de pandemia é cuidar da própria saúde física e mental e proteger pacientes e pessoas do convívio de possíveis contaminações. Veja, a seguir, algumas dicas que a Miotec oferece para ajudar nesse sentido.

    Proteja-se de possíveis contaminações

    Além da roupa, luva e máscara utilizadas normalmente em ambiente hospitalar, aumente a sua proteção contra contaminações com um escudo facial, como o MioShield da Miotec.

    Cuide da sua saúde mental

    Os riscos de contaminações e o isolamento social provocados pela pandemia podem levar a quadros depressivos e queda da imunidade. Por isso, é fundamental cuidar da saúde mental, adotando alguns cuidados, como:

    • reservar um tempo para relaxar;
    • meditar ou fazer exercícios de yoga;
    • ter algum hobby ou atividade que eleve o bem-estar;
    • ouvir músicas relaxantes;
    • utilizar a tecnologia a seu favor.

    Aumente a sua imunidade

    O sistema imunológico depende de muitas variáveis para funcionar adequadamente e nos livrar de contaminações. Para isso, é essencial uma alimentação saudável e equilibrada, noites de sono restauradoras e prática de atividades físicas. Esses aspectos, sem dúvida formam o tripé para um sistema imune funcional.

    A alimentação deve merecer atenção especial, garantindo o consumo diário de frutas, verduras, legumes e proteínas, sendo aconselhável nesse período de riscos de contaminação, tomar suplementos para reforçar a imunidade, com:

    • ácidos graxos ômega-3 — importantes para a redução de triglicerídeos, colesterol LDL e prevenção de doenças como a artrite reumatoide;
    • vitamina D — fundamental para combater infecções respiratórias transmissíveis, pois diminui a liberação de citocinas presentes na inflamação pulmonar e aumenta a quantidade de monócitos, que se transformam em macrófagos e fortalecem a imunidade inata;
    • vitamina C — essencial para aumentar a absorção do ferro e prevenir a anemia. Também age como antioxidante, auxiliando no combate ao excesso de radicais livres no organismo;
    • probióticos e prebióticos — contêm bactérias vivas que equilibram a microbiota intestinal, reduzindo a ação de micro-organismos que podem causar doenças.

    Reinvente-se

    O contexto de pandemia exige novos esforços no sentido de repensar a maneira como fazermos tudo aquilo que já fazíamos com maestria. Isso envolve adotar meios diferentes de atendimento aos pacientes, como o teleatendimento e outras mídias para a comunicação online com voz e/ou imagem. Também inclui a necessidade de se projetar como profissional liberal por meio do marketing pessoal.

    Como vimos, os aprendizados na quarentena levaram as empresas a inovarem com lançamentos de produtos e novas formas de lidar com suas equipes de trabalho e atender os seus clientes. Nesse sentido, a Miotec continua sua trajetória de sucesso, sempre ao lado dos profissionais da saúde, com tecnologias voltadas à contribuição para a melhoria da saúde das pessoas.

    Gostou deste artigo? Siga as nossas redes sociais e acompanhe todas as publicações da Miotec. Estamos no Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e YouTube!

    A Miotec tem a missão de entender as necessidades dos pacientes e de desenvolver soluções para dar suporte aos profissionais da área da saúde, para que eles tenham mecanismos mais eficientes a favor dos tratamentos feitos. Tendo como objetivo a melhoria das capacidades físicas e motoras daqueles que precisam de tratamentos fisioterapêuticos, a Miotec desenvolve diversos produtos para contribuir com a qualidade de vida dos pacientes.

    Ad
    Ad
    Ad
    Ad

    A Miotec

    Fundada em 2002, a MIOTEC atua na área da saúde, desenvolvendo, produzindo e comercializando ferramentas tecnológicas direcionadas à pesquisas e terapias de prevenção, reabilitação e monitoramento, objetivando melhoria do bem-estar e do desempenho físico humano.

    Conecte-se

    Instagram

    No posts available!
    ×