10 dicas de decoração para sua clínica de fisioterapia

10 dicas de decoração para sua clínica de fisioterapia

  • 11 de agosto de 2016
  • por

O ambiente em que vivemos ou frequentamos impacta diretamente em nosso comportamento. Por isso, manter uma clínica de fisioterapia organizada e bem decorada para receber os pacientes é indispensável.

No entanto, não é qualquer tipo de decoração que é bem-vinda, sendo necessário escolher os melhores elementos e pensar cuidadosamente na disposição das cores e móveis.

Já imaginou ir a um consultório médico e encontrar sofás de plumas rosas e paredes vermelhas? Sem dúvidas, essa decoração não faria nenhum sentido para uma clínica de fisioterapia, em que o principal objetivo é transmitir segurança e tranquilidade.

Para que você não cometa gafes ou exageros, nós preparamos 15 dicas de decoração para sua clínica. Confira!

1. Conheça o seu público

O primeiro passo para decorar a sua clínica de fisioterapia é conhecer o seu público-alvo. É a partir desse ponto que você saberá quais elementos podem se encaixar da melhor forma no seu espaço, incluindo cores, móveis, a disposição de objetos e até mesmo peças decorativas.

Para isso, tenha em mente alguns fatores fundamentais, como faixa etária, comportamento e necessidades especiais. Afinal, um ambiente todo preparado para o público infantil não seria adequado para pacientes idosos, não é mesmo?

Se a sua clínica trabalha com pessoas de todas as idades, por exemplo, o ideal na hora de escolher as cores é apostar em tons mais básicos, como os pastéis. Ao identificar esses detalhes, as chances de um resultado satisfatório serão muito maiores.

2. Dê preferência a cores claras

É possível escolher várias cores em uma paleta, mas somente algumas poderão ser apropriadas para a sua clínica. Nesse caso, é recomendado apostar em tonalidades capazes de criar um ambiente mais relaxante e acolhedor, tanto para os pacientes quanto para os seus acompanhantes.

De acordo com a psicologia das cores, o verde e o azul são ideais para ambientes que precisam transmitir sensações de tranquilidade, como os hospitais e clínicas de fisioterapia.

Além de ajudarem na iluminação e combinarem bastante com a madeira, essas cores ainda pode ser combinadas com outras opções mais vibrantes, desde que elas estejam presentes apenas nos objetos decorativos.

Aqui, a dica é evitar decorar o espaço de modo monocromático e com tonalidades que possam agredir os olhos, causando sensações como ansiedade e agitação.

3. Invista em uma boa iluminação

A partir da escolha correta das cores para a sua clínica de fisioterapia, chegou a hora de pensar em um projeto de iluminação bem elaborado para o seu espaço.

Aqui, é recomendado analisar de forma estratégica todos os pontos que precisam de luz. Uma outra dica é investir na iluminação indireta, que pode ser adaptada por meio de luminárias de leitura, abajures ou arandelas.

Além disso, lâmpadas com luz em tons quentes, como as amarelas, são mais indicadas, já que oferecem maior sensação de conforto e acolhimento.

4. Não exagere na quantidade de móveis

Você deve proporcionar o máximo de conforto para seus clientes oferecendo uma recepção aconchegante, com sofás, cadeiras, entre outros móveis apropriados.

Contudo, além de beleza, sua clínica precisa oferecer segurança e acessibilidade. Disponibilize locais de fácil acesso para a passagem dos clientes, principalmente aqueles que precisam de cadeiras de rodas ou outros aparelhos para se movimentarem.

Considere, também, optar por móveis de cores claras. Assim, fica mais fácil combinar os objetos decorativos e trazer harmonia para o ambiente.

5. Fique atento ao piso da sua clínica de fisioterapia

A intenção da sua clínica é ajudar as pessoas na sua recuperação física e, por esse motivo, você não gostaria que alguém sofra qualquer tipo de acidente com o piso, certo? Como já percebeu, esse item não é somente um elemento de decoração, mas também uma questão imprescindível de segurança. Sendo assim, se você está procurando uma opção mais moderna, opte por modelos claros de porcelanato.

Por outro lado, os pisos de vinílico em manta também são bastante comuns em hospitais e até exigidos em alguns casos pela vigilância sanitária por serem uma peça única, sem formação do efeito “canto vivo”.

6. Trabalhe com equipamentos novos

Os equipamentos já desgastados pelo tempo não transmitem confiabilidade e podem comprometer a decoração de todo o ambiente.

Para evitar qualquer tipo de constrangimento com essa situação, escolha trabalhar sempre com equipamentos novos e seguros. Com essa iniciativa, você garante a fidelização de clientes e ainda oferece atendimentos com mais qualidade e segurança.

7. Reserve um espaço para distração

Já imaginou investir ainda mais no relacionamento e bem-estar dos seus pacientes e, inclusive, dos funcionários? Para isso, um espaço de distração ou convivência pode ser uma excelente alternativa!

Seja para ocasiões que estejam relacionadas a atrasos, momentos de cansaço ou, até mesmo, situações mais estressantes, um ambiente de distração é capaz de oferecer conforto e relaxamento.

Invista em poltronas de qualidade, televisão e revistas. Aliás, você pode até investir em uma área reservada para água, café, balas e biscoitos.

Caso a decoração da sua clínica de fisioterapia seja direcionada ao público infantil, é possível adaptar o espaço para pufes, jogos ou demais materiais educativos.

Pensando em cada detalhe, o seu público vai se sentir muito mais acolhido, bem recepcionado e o seu serviço será um diferencial em atendimento.

8. Posicione bem cada elemento

Uma sala de recepção desorganizada não é nada agradável, principalmente para um paciente que está aguardando sua consulta.

Nesse caso, algumas dicas de decoração fazem toda a diferença. Sempre reserve, por exemplo, um local adequado para colocar a televisão, as cadeiras e até a mesa com o cafezinho que todos apreciam.

Se necessário, contrate alguém para ajudar com esses detalhes. Considere, também, contar com uma equipe ou profissional individual que faça a limpeza semanalmente.

9. Mantenha os funcionários uniformizados

Sua clínica poderá oferecer uma bela decoração, mas nada adiantará se seus funcionários — e mesmo você — não estiverem de acordo com o ambiente.

Em geral, escolha uniformes de tons claros, que combinarão com o ambiente, e priorize sempre o bom atendimento para que sua clínica de fisioterapia seja a melhor de todas.

10. Atenção às normas de segurança e higiene

Após investir em todos os detalhes para deixar a sua clínica de fisioterapia ideal para receber os seus pacientes, é preciso considerar algumas normas de segurança e higiene regulamentadas pela ANVISA.

É fundamental manter o seu espaço sempre limpo e organizado. Assim, você oferece um ambiente seguro e sem riscos aos seus pacientes e funcionários. Outro ponto importante é a manutenção de lixos tóxicos. Além disso, é essencial reservar um espaço exclusivo para o manuseio desse tipo de material.

Por fim, certifique-se de que o seu ambiente dispõe de todas as medidas contra incêndios, inundações e demais problemas elétricos.

11. Deixe seus certificados na parede

Ter seus diplomas e certificados expostos é, sem dúvidas, algo que gera confiança e credibilidade. Porém, é importante manter o equilíbrio na hora de fixar suas competências na parede, já que dispor muitos quadros juntos pode poluir visualmente o ambiente.

O ideal é que você coloque o seu diploma e os certificados de cursos de especialização. Como na área da saúde as atualizações são recorrentes, é interessante que você troque os seus certificados antigos sempre que você fizer algum curso de renovação.

É preciso tomar cuidado com as molduras. Afinal, não adianta escolher cautelosamente o que você vai expor nas paredes da sua clínica de fisioterapia se o quadro não tiver nada a ver com o resto da decoração.

12. Escolha bem as cortinas

Dispor cortinas em sua clínica pode ser um detalhe fundamental para torná-la um ambiente mais acolhedor e aconchegante.

É preciso ter atenção ao tipo de decoração que foi aplicado para saber qual cortina é a mais adequada. Se o seu objetivo é montar um ambiente mais clean, por exemplo, as persianas são uma ótima pedida.

Outro ponto que deve ser levado em consideração é a funcionalidade das cortinas. Dependendo de como a sua clínica está posicionada, pode ser que o sol incida mais em algumas janelas que em outras no decorrer do dia. Por isso, o material e a opacidade das cortinas escolhidas fazem toda a diferença.

É preciso que as cortinas sejam feitas de um material que suporte a incidência dos raios solares e que, ao mesmo tempo, combine com a decoração do ambiente.

13. Esteja atento às tendências

Não adianta você entrar de cabeça em um determinado estilo se ele não segue as tendências atuais. É importante manter a atenção ao que está na moda e, mais ainda, ao que tem agradado os seus pacientes.

O ideal é que você pesquise sempre o que está em alta não apenas no quesito decoração. É necessário levar em conta as novidades com relação ao conforto e a versatilidade do seu consultório, como novos aparelhos de TV para a sala de espera ou aquela cafeteira automática para que seus pacientes façam um lanchinho enquanto aguardam.

14. Conte com ajuda profissional

Em uma clínica de fisioterapia, o principal objetivo dos profissionais é proporcionar a melhora dos pacientes. Parte desse processo envolve a sensação de conforto e aconchego no lugar em que recebem tratamento.

Montar a decoração é uma tarefa extremamente importante para o bem-estar dos pacientes e, por essa razão, a melhor escolha é contar com a ajuda de um profissional.

Ter alguém que está por dentro das tendências e conhece bem a melhor maneira de utilizar o espaço de que você dispõe em sua clínica pode fazer a diferença na hora de montar um ambiente confortável para as pessoas que frequentam o seu estabelecimento.

Contudo, não vale a pena contratar qualquer um. A experiência e as boas recomendações são as chaves para ter sucesso na hora de decorar a sua clínica de fisioterapia.

E lembre-se: um bom visual precisa estar sempre em harmonia com a segurança, higiene e o bem-estar de funcionários e pacientes. Com essas dicas de decoração, sua clínica de fisioterapia certamente tornará a recepção do seu público mais agradável.

Se você gostou deste post e quer ficar por dentro de mais novidades e conteúdos como este, não deixe de assinar a nossa newsletter!

Quer saber mais dicas para gerir sua clínica?
Baixe gratuitamente nosso e-book clicando no banner abaixo!
banner_de_ebooks-02

A Miotec tem a missão de entender as necessidades dos pacientes e de desenvolver soluções para dar suporte aos profissionais da área da saúde, para que eles tenham mecanismos mais eficientes a favor dos tratamentos feitos. Tendo como objetivo a melhoria das capacidades físicas e motoras daqueles que precisam de tratamentos fisioterapêuticos, a Miotec desenvolve diversos produtos para contribuir com a qualidade de vida dos pacientes.

Ad
Ad
Ad
Ad

A Miotec

Fundada em 2002, a MIOTEC atua na área da saúde, desenvolvendo, produzindo e comercializando ferramentas tecnológicas direcionadas à pesquisas e terapias de prevenção, reabilitação e monitoramento, objetivando melhoria do bem-estar e do desempenho físico humano.

Conecte-se

Instagram