8 fatores essenciais ao escolher um imóvel para sua clínica

8 fatores essenciais ao escolher um imóvel para sua clínica

  • 19 de dezembro de 2018
  • por

A organização interna de um empreendimento de saúde deve sempre levar em conta o público a ser atendido. Para muitos profissionais, essa tarefa pode ser bastante simples, afinal, eles costumam conhecer bem o perfil dos seus pacientes.

No entanto, outros aspectos do próprio imóvel, como sua condição e posição na cidade, muitas vezes, são desconsiderados na hora de procurar um imóvel para sua clínica. E, assim como os clientes, eles são determinantes para o crescimento e sucesso do seu negócio.

Pesquise, faça visitas e considere esses 8 fatores essenciais ao escolher imóvel para sua clínica!

1. Escolha um local de fácil acesso

Característica estratégica para a visualização da sua clínica, a localização deve ter um acesso fácil tanto para os clientes quanto para os fornecedores. Dessa forma, deve conter vagas de estacionamento no próprio ponto ou próximo dele. Além disso, considere que muitas pessoas utilizam o transporte público para se locomoverem, logo, é interessante que o imóvel fique próximo de pontos de ônibus ou de estações de metrô.

Para pacientes que vêm de longe, é importante que o local da clínica fique perto de estabelecimentos de apoio, como agências bancárias e restaurantes. Se quiser facilitar a identificação da sua clínica, observe o imóvel a partir da área pública e, assim, saberá se ele fica visível aos transeuntes.

Uma dica para encontrar uma boa localização é optar por pontos ao lado de empreendimentos que exerçam atividades parecidas com o seu negócio, tomando sempre cuidado com a presença de possíveis concorrentes.

2. Avalie o preço antes de escolher um imóvel para a clínica

O preço do imóvel deve ser compatível com a estrutura oferecida, por isso, avalie cada detalhe que possa influenciar o seu negócio. Um exemplo: em um centro comercial, o aluguel costuma ser mais caro, já que no valor podem estar incluídas algumas taxas de serviço — como de limpeza e localização do ponto.

Se tiver dificuldade para fazer a relação custo-benefício, poderá contar com a ajuda de um profissional corretor para executar a vistoria e apontar as dificuldades ou potencialidades do imóvel. Na necessidade de uma reforma para adequar os ambientes ao seu serviço, o custo total de investimento se torna bem mais alto, portanto, converse com o proprietário sobre a possibilidade de um desconto no preço do imóvel.

3. Faça um planejamento de investimento

Afinal, o que faz um imóvel ser caro ou barato? Além das suas qualidades positivas, o investimento disponível também define se a alternativa é interessante ou não. Portanto, é essencial fazer um planejamento de quanto você tem para investir — tanto em curto quanto em médio prazo.

De forma imediata, avalie valores como a caução do aluguel ou a potencial necessidade de reformas. Todos esses gastos acontecem com a assinatura do contrato, então é preciso ter liquidez para oferecer o valor.

Em médio e longo prazo, considere o impacto do aluguel e da manutenção nos seus ganhos. É importante que o aluguel não comprometa muito o faturamento. Do contrário, o imóvel para sua clínica se torna menos atrativo.

4. Estude o espaço

Faça visitas em diferentes horários do dia para observar aspectos como iluminação natural e ventilação do imóvel. O tamanho também é importante, por isso, vale fazer um estudo de layout com a metragem disponível para saber se a capacidade é suficiente para comportar os trabalhos da clínica.

Considere, nesse estudo inicial, a possibilidade de uma ampliação futura para novos serviços e contratação de mais funcionários. Observe também a conservação dos elementos das salas — portas, janelas, fechaduras, puxadores — e anote possíveis defeitos para conversar com o proprietário.

5. Pesquise sobre a vizinhança

Antes de instalar uma clínica em um ponto desconhecido, faça uma pesquisa sobre a cultura dos habitantes da região. Isso dá uma base para saber se os serviços ofertados são compatíveis com o poder aquisitivo da população. Quanto mais próximo da realidade local, mais benefícios você terá com a divulgação boca a boca.

Faça um levantamento de mercado e veja se os pacientes desejados moram ou frequentam a região que será ocupada.

Outro ponto importante é poder contar com a segurança da vizinhança. Portanto, pergunte aos moradores sobre essas características e obtenha informações valiosas para tomar sua decisão.

Ao fazer a visita em várias épocas do dia, aproveite para conferir tais aspectos. Veja se o entorno é barulhento, se as ruas ficam engarrafadas ou se existe algum desconforto para chegar ou sair do lugar. Desse jeito, você pode planejar a melhor experiência para os seus pacientes.

6. Verifique a estrutura

Pensando no conforto e qualidade dos espaços, verifique a eficiência dos serviços de água, luz e esgoto da propriedade, bem como a possibilidade deste receber a instalação de novos equipamentos e redes de internet e telefone.

Veja, ainda, as questões estruturais. Tenha a certeza de que o local não conta com rachaduras, infiltrações ou outros problemas. Tudo tem que funcionar corretamente, pois, do contrário, os gastos são elevados.

Também é essencial garantir a fácil limpeza do lugar. Por isso, ter tudo em perfeitas condições é indispensável para evitar problemas, como em relação à contaminação de espaços.

7. Verifique a documentação

Na parte burocrática, é preciso garantir que o lugar esteja em funcionamento dentro das condições adequadas. Sem a documentação exigida, o imóvel pode ser interditado e o seu negócio interrompido.

Comece verificando se ele está em situação regular. Para maior segurança, solicite o “Habite-se” da construção ao proprietário, já que esse documento atesta que o imóvel foi concebido de acordo com a legislação municipal vigente.

Confira, ainda, questões como a escritura e a habilitação do espaço para ser utilizado como ambiente comercial. Do contrário, você terá dificuldades para obter o alvará de funcionamento que é exigido.

Veja também a existência de outros laudos e certidões, como de tutela e de débitos negativos. Isso ajuda a garantir que tudo está conforme o esperado e que a aprovação será obtida nas avaliações seguintes.

8. Negocie as condições de contrato

Antes de tomar uma decisão, verifique se é viável fazer a negociação de algumas condições específicas. Dependendo do estado do imóvel ou da necessidade de alterações, é preciso contar com descontos para que a escolha valha a pena.

Sobre as reformas, inclusive, veja se é possível fazer mudanças definitivas, como a modificação de layout ou a transformação da fachada. Isso tem que ser previamente acordado, para evitar que seus esforços sejam em vão.

Não se esqueça de considerar outros aspectos, como o tempo de duração do contrato, os índices de reajustes e até as condições para a rescisão. Tudo tem que estar registrado e precisa ser negociado de forma positiva para ambas as partes. Se não for possível, talvez seja mais interessante buscar outra oportunidade.

Prepare-se com antecedência para fazer uma pesquisa ampla de imóveis disponíveis no mercado. Faça um levantamento dos favoritos e compare os benefícios deles. Assim, você garante que todos os fatores sejam bem avaliados na hora de escolher um imóvel para sua clínica.

Além dessa etapa, há outras fases que são essenciais para quem deseja criar o próprio ambiente de atendimento. Por isso, aproveite que está por aqui e confira nossas dicas para montar um consultório! Boa leitura!

 

A Miotec tem a missão de entender as necessidades dos pacientes e de desenvolver soluções para dar suporte aos profissionais da área da saúde, para que eles tenham mecanismos mais eficientes a favor dos tratamentos feitos. Tendo como objetivo a melhoria das capacidades físicas e motoras daqueles que precisam de tratamentos fisioterapêuticos, a Miotec desenvolve diversos produtos para contribuir com a qualidade de vida dos pacientes.

Ad
Ad
Ad
Ad

A Miotec

Fundada em 2002, a MIOTEC atua na área da saúde, desenvolvendo, produzindo e comercializando ferramentas tecnológicas direcionadas à pesquisas e terapias de prevenção, reabilitação e monitoramento, objetivando melhoria do bem-estar e do desempenho físico humano.

Conecte-se

Instagram