Indicadores de desempenho para clínicas: veja 4 que são essenciais

A gestão de estabelecimentos na área de saúde requer mecanismos para verificar a performance das estratégias adotadas. Os indicadores de desempenho para clínicas são alguns desses tópicos essenciais para garantir uma boa administração e alcançar os resultados desejados.

Melhorando a experiência de gestão, eles são cruciais para mensurar, comparar e identificar os principais métodos corporativos, oferecendo dados estatísticos para o desenvolvimento de toda a parte empresarial.

Quer saber quais são os indicadores de desempenho essenciais para alavancar o seu negócio? Acompanhe o nosso texto e fique por dentro!

Indicadores de desempenho: o que são?

Instrumentos de gestão, os indicadores de desempenho funcionam como ferramentas para monitorar e avaliar os serviços que são realizados em uma clínica. Além de registrar as informações, os índices são organizados para tornar mais fácil a visualização de estatísticas, métricas e ações de administração. Confira alguns deles!

1. Qualidade de atendimento

Embora ao se falar de indicadores pensamos em números, alguns tópicos não podem ser medidos pela quantidade. É o caso do atendimento, que precisa ser analisado de acordo com a satisfação do paciente e a eficácia dos tratamentos operados na clínica.

Nessa análise são investigados o tempo de espera, a porcentagem de realização dos processos, a padronização do serviço e a nota que o paciente dá para o estabelecimento.

2. Faturamento mensal

Relevante especialmente para a administração do lugar, os gestores devem estar atentos ao faturamento mensal que é recolhido. Para um efeito de desempenho, precisam ser registrados os resultados para entender quedas e ascensões na renda, equacionados com outros fatores estratégicos.

Aqui devem ser comparados os índices de circulação de pacientes, custos de manutenção da clínica, exames realizados internamente, entre outros.

3. Taxas de permanência

As faltas e cancelamento podem dizer muito aos gestores sobre os métodos administrativos aplicados em uma clínica. Embora estejamos todos sujeitos a eventualidades, os pacientes que não retornam ao médico nem cumprem seus tratamentos, podem estar insatisfeitos com os serviços oferecidos.

Quando a eficácia é comprovada, é natural que o número de atendimentos seja ampliado e que a procura por consultas aumente. Por isso, identificar o tempo de permanência de cada paciente, o período entre sua primeira consulta e retorno é importante para elaborar essa métrica.

4. Produtividade

Para melhorar os processos internos, os índices de produtividade operam diretamente na realização das tarefas, trazendo informações sobre sua eficiência. Trabalham em conjunto com os indicadores de atendimento, cobrindo desde o serviço da recepção até o acompanhamento dos tratamentos.

Neles, são identificados os números de consultas realizadas, quantos pacientes fizeram exames, qual a porcentagem por médico e o tempo médio em cada consulta.

Os indicadores de desempenho para clínicas médicas podem transformar o quadro de serviços, melhorar o atendimento e estipular melhores métodos de gestão. Possuem um efeito amplo, que serve tanto para a parte administrativa quanto para os processos curativos, a um investimento bastante acessível para o número de benefícios que oferece.

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