maternidade

Maternidade: o bem-estar da gestante como prioridade

05/05/2022   POR MIOTEC - CONECTANDO TECNOLOGIA AO MOVIMENTO HUMANO

A maternidade é um período de transformações na vida da gestante; a Miotec possui tecnologias que aliam o cuidado com a criança e com as mães no pré e pós-parto 

A maternidade é um período de transformações. As mudanças acontecem nos campos fisiológico, emocional e comportamental e, há quem diga, que todo esse conjunto de alterações têm início antes mesmo da fecundação. Neste processo, o conceito de amor se expande ao infinito.

A partir da concepção, as próprias vontades tornam-se coadjuvantes, ao passo em que a criança passa a ser a grande protagonista. 

A pessoa grávida, muitas vezes, renuncia a si própria e à vaidade. Seu corpo passa a se tornar a casa de uma nova vida e sofre mudanças no processo. Mesmo com toda a alegria, em alguns casos vêm no pacote dores nas costas, incontinência urinária, um pouco de cansaço, entre outros “efeitos colaterais” que podem se arrastar por algum tempo se não receberem o devido tratamento. 

Diante disso, a saúde de quem gera uma vida também deve ser entendida como prioridade, e é exatamente disso que vamos falar hoje. Afinal, quem passa pelo momento da maternidade merece toda a atenção!

Você sabia que existem exercícios para serem feitos durante e pós-gravidez? Eles ajudam a reduzir as chances de disfunções no assoalho pélvico e garantir o bem-estar de quem logo será parturiente ou passa pelo puerpério. Com a atenção adequada, é possível sonhar com mais leveza sobre o futuro da criança que está a caminho ou acaba de chegar, e ter ainda mais prazer naquela primeira troca de olhares.

Maternidade: época de mudanças

Na maternidade, assim como na vida, na maioria das vezes as mudanças vêm carregadas de adaptações. Em um relacionamento a dois, quando um casal decide morar junto, há a necessidade de remanejar móveis, arrumar um cantinho para ambos dormirem, discutir rotinas e regras de convivência, entre outros detalhes, não é mesmo? Com a maternidade não é diferente!

O corpo da grávida começa a se preparar desde antes da fecundação, com o aumento da espessura da parede do endométrio, e permanece em constante trabalho até o momento do parto, no relaxamento da musculatura do assoalho pélvico, por meio do hormônio relaxina.

Esta região do corpo é responsável por sustentar o peso da criança e de toda a estrutura necessária para que ela se desenvolva dentro do ventre, além de movimentar o corpo do bebê para que se tenha o encaixe correto no momento do parto.

Uma mudança deste porte pode levar a algumas disfunções na musculatura local, acarretando em incontinência urinária, caracterizada pela perda involuntária de urina, ou até mesmo dores lombares - dois dos sintomas mais comuns relacionados ao esforço excessivo da região pélvica durante a gravidez.

A fisioterapia pélvica aliada à maternidade

O trabalho do fisioterapeuta pélvico busca diminuir algumas destas consequências, causadas pelas alterações fisiológicas que ocorrem no corpo de quem carrega aquela nova vida, preparando-o para ter saúde em toda a gravidez, até o momento da criança vir ao mundo, e promover o bem-estar no momento do puerpério.

Com os exercícios corretos e o acompanhamento de um bom profissional, é possível fazer com que a musculatura ganhe tônus e fique fortalecida, diminuindo as chances de dores lombares, perda involuntária de urina ou lesões durante o parto normal.

Quando o profissional está munido das ferramentas adequadas, o processo inteiro pode ser acompanhado, monitorado e adequado através de dados e informações que ajudam a promover uma rotina de exercícios equilibrada e dosada de acordo com as necessidades específicas de cada gestante.

Tratar da maternidade é preciso: as tecnologias ligadas ao bem-estar das gestantes

Recentemente publicamos um texto sobre a importância do acolhimento em saúde, uma ação que não se limita apenas à construção de um ambiente agradável, como muitos vêm fazendo. O acolhimento também abrange os atendimentos, as tecnologias e os equipamentos utilizados. 

Quando tratamos de pacientes em período de gravidez, o acolhimento aproxima os resultados de exames da realidade, e potencializa a probabilidade de melhora ou cura em relação a um determinado problema. 

As tecnologias podem e devem ser usadas para este fim, e a Miotec tem plena consciência disso, oferecendo equipamentos que ajudam em cada momento da importante jornada que é se tornar mãe.

Para as pessoas que estão adentrando a maternidade, a sonda manométrica Previni traz uma proposta ideal de preparo e propriocepção, ajudando as pacientes a se conhecer melhor e a vencer, em conjunto com a fisioterapia, as incertezas e o medo do momento do nascimento. O equipamento busca exatamente diminuir este sentimento e preparar a musculatura de quem está em período gestacional para o nascimento.

Composto por elevações de silicone que permitem simular a cabeça de um bebê quando inflado, ele permite realizar exercícios de expulsão, além de possibilitar análises de biofeedback.

Já o urofluxômetro Mioflux, com seu design e conceitos humanizados, promove o respeito à intimidade do paciente, pois pode ser transportado para um cômodo separado, no qual o exame é realizado com maior conforto. Em apenas três passos tudo está pronto, sem a necessidade de sondas invasivas, dor nem constrangimento, oferecendo uma ampla gama de informações para fisioterapeutas e médicos.

Já para quem está na fase de puerpério, temos a linha PelviFit Trainer. Com seu design anatômico, permite um encaixe perfeito na parede vaginal, eliminando possíveis desconfortos. A sonda é leve e, portanto, mesmo pessoas com baixa intensidade de contração conseguem realizar exercícios, além de possibilitar o acompanhamento das atividades desenvolvidas, já que possui duas extensões, levando a um maior estímulo.

Fale com a Miotec

Gostou do nosso conteúdo? Quer receber mais dicas, saber mais sobre nossos produtos e agregar valor ao seu atendimento? Nos acompanhe em nossas redes sociais Estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn.

Ah, e já que falamos do Mioflux, você talvez possa gostar da conversa que tivemos com o médico Alexandre Fornari sobre urofluxometria. Se você quiser saber mais sobre qualquer tecnologia da Miotec, nossos consultores estão sempre à disposição para conversar e ajudar os profissionais a descobrir como elas podem auxiliar na transformação de seu negócio e da forma como você atende seus pacientes. Saiba mais aqui e entre em contato conosco!





    Sem Comentários
    Compartilhe

    Deixe seu comentário

    Concordo com os Termos de privacidade

    Voltar à Home
    Fechar