Leydianne dos Santos Sousa

Case de sucesso: conheça Leydianne dos Santos Sousa, fisioterapeuta que baseia sua trajetória em “ajudar o próximo”

13/05/2022   POR MIOTEC - CONECTANDO TECNOLOGIA AO MOVIMENTO HUMANO

Fisioterapeuta pélvica, Leydianne Sousa considera o instinto de ajudar algo que “já nasceu com ela” e afirma que uma de suas marcas é a humanização e a empatia

“Trate o próximo como gostaria de ser tratado”. Quem nunca ouviu este ditado popular, bastante conhecido em todo o Brasil, não é? Ao mesmo tempo, quantos de nós realmente conseguem levar adiante esta máxima? Para a fisioterapeuta pélvica maranhense Leydianne dos Santos Sousa, este é um de seus principais lemas, uma palavra que inspira e funciona como o motor do seu trabalho.

Tanto o é, que Leydianne não para. Está sempre disposta a colaborar e integrar novas frentes, nas quais o conhecimento, o ensino e a prática da profissão que ama possam ser aplicados. A fisioterapeuta é membro de duas Câmaras Técnicas do Coffito (Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional) e professora nos cursos de graduação e pós-graduação de diversas universidades em São Luis (MA), entre elas a Clínica Escola de Fisioterapia da Faculdade Pitágoras, a Faculdade Edufor, Inspirar, Nacional Fisio e a UniCeuma. 

Achou muito? Ela também realiza atendimentos no Instituto Alisson Chianca, coordena duas equipes de profissionais na Fisioaudio Clínica e Fisioaudio Kids, além de ministrar cursos em um Masterclass próprio, voltado para Fisioterapia Uroginecológica. “Hoje, consigo me dar o luxo de fazer somente o que me deixa feliz, faço o que gosto”, conta.

E o motivo de tantas atividades é simples: Ela enxerga, na educação e no empreendedorismo, maneiras de mudar a realidade para melhor. “Sou extremamente realizada tanto na docência, quanto nas consultorias e, principalmente, com meus atendimentos”, diz Sousa. 

Leydianne Santos e o instinto de ajudar: “já nasceu comigo”

A fisioterapia pélvica foi uma maneira que Ledyanne encontrou de canalizar sua energia de querer ajudar o próximo. Ela afirmou que esta é uma característica com a qual já nasceu. “Sempre fui meio nerd, desde a escola ajudava os colegas. No fundo, sempre tive o prazer de aprender e replicar”, conta.

Leydianne se formou em fisioterapia em 2006, e já partiu para o mercado de trabalho. Logo em seguida veio especialização em Fisioterapia Pélvica. Atualmente, cursa mestrado em Ciência e Saúde, pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Há oito anos passou a lecionar, e não parou mais. Foi em 2020, após anos de mercado e experiências que ela decidiu dar um salto ainda maior: criar ela mesma um curso próprio, o Masterclass em Fisioterapia Uroginecológica, um intensivo com duração de oito dias. A previsão era de turmas anuais, contudo, dada a quantidade de pessoas na lista de espera, este ano está já sendo montada a terceira turma.

Além disso, os atendimentos que realiza atualmente são voltados para os cuidados com a saúde íntima feminina ou, ainda, para pacientes com endometriose. Este último caso, conta, é a sua “galinha dos ovos de ouro”, pois ela consegue converter as experiências obtidas na clínica em conhecimento útil para o seu mestrado.

“Sou honrada em fazer parte da Família do Instituto Alisson Chianca, que é um instituto Multiprofissional voltado para as pacientes de Endometriose. É a menina dos meus olhos, meu maior foco de estudo hoje, inclusive no mestrado”, conta

A empatia e humanização como marca

Ao buscar uma abordagem mais humana e próxima dos pacientes, Leydianne está em sintonia com uma série de mudanças recentes de sua área, que pregam a humanização dos procedimentos de saúde. 

Cada vez mais incentivada por diretrizes nacionais e internacionais, a medida busca compreender, de maneira mais ampla, que uma enfermidade atinge diversas áreas da vida do paciente - e não apenas um local isolado. Além disso, ao proporcionar um olhar mais empático, há a possibilidade de uma conexão maior e fidelização de clientes no longo prazo.

Tal postura acaba por reverter-se em uma espécie de “branding” profissional, afetando diretamente a imagem e a maneira como sua postura profissional é vista. E como toda ação de marketing, ela impacta positivamente na impressão que as pessoas têm de uma determinada marca (ou no caso, de uma profissional). Contudo, na fisioterapia, não basta apenas parecer, é preciso ser.

Por isso, Leydianne objetiva pautar suas ações no mercado de trabalho buscando passar esses valores. “Acredito que a minha maior marca é a empatia e humanização, pois eu entrego o que eu gostaria de receber”, conta. 

Tamanho empenho, conta, surgiu especialmente após estar ela mesma na condição de paciente, na qual teve que passar por diversas cirurgias em um período de oito anos. Tudo isso levou ao desejo, segundo ela, de multiplicar toda a experiência obtida. 

“Estive do outro lado como paciente e entendo que preciso entregar tudo que sei, pois o mundo precisa girar. Sonho com uma Fisioterapia Pélvica diferenciada e quero muito ver a minha profissão em outro patamar”, conta.

Visando empregar tal filosofia de replicar o conhecimento sempre atualizando suas experiências, conta, ela nunca repete a mesma aula. “Até mesmo se for de tema idêntico, no Masterclass de Fisioterapia Uroginecológica”, revela. “Nos cursos, temos o prazer de sempre surpreender. Para o nosso imenso orgulho e satisfação nossas avaliações são 100% positivas, nunca tivemos uma única reclamação de capacitação ou consultoria”, conta a docente.

A Miotec como parceria essencial

Em seu Masterclass, ao final do ciclo letivo, Leydianne busca sempre oferecer uma lembrança aos seus alunos, um “kit” de produtos relacionados às práticas ensinadas e aos cuidados femininos, como forma de incentivo e gratidão. Neste último ciclo, a Miotec esteve presente, com a New Pelvifit Trainer. “Em todos os cursos os alunos recebem algo que não esperam, e nunca é o mesmo kit. Nossa caixa do Masterclass é um verdadeiro presente de natal”, finaliza.

A Miotec é especialista em tecnologias acolhedoras e inovadoras. A preocupação com o quão o paciente está confortável durante os procedimentos é de grande importância na obtenção de resultados quantitativos, por meio dos exames, e qualitativos, no que diz respeito aos tratamentos.

Vale ainda destacar que o ato de colocar a pessoa atendida como protagonista do procedimento realizado, significa seguir as principais diretrizes do mundo, cada vez mais alinhadas com a humanização do tratamento.

Gostou do nosso conteúdo? Continue acompanhando o nosso blog para mais novidades!

 





    Sem Comentários
    Compartilhe

    Deixe seu comentário

    Concordo com os Termos de privacidade

    Voltar à Home
    Fechar