Saiba mais sobre o treinamento do software MiotecSuite!

Saiba mais sobre o treinamento do software MiotecSuite!

  • 28 de fevereiro de 2019
  • por

Significando um grande avanço no desenvolvimento de técnicas de reabilitação, o eletromiógrafo ampliou as possibilidades de tratamentos para fisioterapeutas e fonoaudiólogos.

A grande vantagem do recurso é a análise de dados, que é feita pelo software MiotecSuite. Por meio dos protocolos e dos dados coletados, os pacientes podem ser recuperados com maior segurança e maior riqueza na fonte de dados.

Para usar o programa é necessário, no entanto, um treinamento especial. Confira neste texto tudo sobre o treinamento do Software MiotecSuite!

O que é o software MiotecSuite?

Para poder utilizar todas as funções de análise fornecidas pelo eletromiógrafo, é necessário instalar um programa no computador que possibilita receber e ler os dados corretamente. O MiotecSuite é o software que opera em conjunto dos equipamentos MioTool e o New MioTool, ampliando as possibilidades de uso dos profissionais.

O que é um eletromiógrafo?

Ferramenta de trabalho de fisioterapeutas e fonoaudiólogos, o eletromiógrafo é usado para a reabilitação física. Captando a atividade elétrica dos músculos, operam tanto na recuperação, como na avaliação diagnóstica de informações feita por meio da tecnologia.

Quais as vantagens do MiotecSuite?

O principal benefício do software é a qualidade visual que ele oferece. Permitindo que os profissionais de saúde criem novos protocolos de avaliação, sua utilização na recuperação traz maior possibilidade de tratamentos, viabilizada pelos meios inovadores.

A interatividade é outra vantagem, que pode ser usada para elaboração de exames lúdicos para crianças, tornando o processo mais divertido mesmo para adultos, a chamada gameterapia. Alguns dos menus oferecem visualizações temáticas como aviões, fadas e passarinhos, feitos especialmente para o trabalho infantil.

Quais são as funcionalidades do programa?

Dividido basicamente em funções, o MiotecSuite reúne programas com ação complementar que permitem realizar avaliação e tratamento eletromiográfico. Confira, a seguir!

Avaliação

Por meio da captação de dados altamente qualificados, o software armazena informações importantes para a avaliação da musculatura. Essa etapa é realizada pelo programa Miograph, que vem integrado ao MiotecSuite.

Biofeedback

Usado na parte mais efetiva da terapia, o programa envia os estímulos visuais e sonoros para estimular o paciente contrair ou relaxar a musculatura, por meio de protocolos com variáveis diferentes. Essa etapa é realizada pelo programa Biotrainer, integrado ao MiotecSuite.

Games

Sendo mais um recurso para envolver os pacientes, os Biogames utilizam a interatividade para distrair as pessoas enquanto o eletromiógrafo está atuando. O game é um aplicativo à parte que deve ser comprado separadamente. Estão disponíveis duas versões, como o BioTrain e o BioRock.

Como é feito o treinamento para seu uso?

Para compreender todo o funcionamento do MiotecSuite, é preciso fazer um treinamento especializado. Os profissionais de saúde devem saber exatamente quais as utilizações que o software proporciona, criando assim intimidade e domínio com a ferramenta. O conteúdo é passado por vídeoaulas, que são divididos em 5 módulos.

Desenvolvido para atender profissionais em qualquer lugar do mundo, o treinamento do software MiotecSuite é feito em meio totalmente virtual. Ao adquirir o equipamento, os clientes recebem um login para acessar a área de treinamento.

No caso de clientes mais antigos, que receberam o treinamento ao vivo, que queiram realizar o treinamento online, este pode ser comprado diretamente na loja virtual.

Quais são as etapas do treinamento do MiotecSuite?

Agora, confira os detalhes de cada passo do que será desenvolvido na plataforma online!

Etapa 1: Instalação

O primeiro passo do treino consiste no ensinamento de como instalar corretamente o programa. Para isso, o cliente deve estar em posse de um computador com a configuração mínima exigida para o funcionamento ideal do software.

O instalador do programa é adquirido no momento da compra, por meio de um pendrive. Caso o equipamento tenha sido comprado há algum tempo e o cliente não tiver recebido o pendrive, o instalador deve ser baixado no site antes de iniciar o treinamento.

Para solicitar um link para fazer o download da última versão do software, escreva para suporte@miotec.com.br

As especificações mínimas do computador são:

  • Windows versão 7 ou 8;
  • resolução em vídeo 1366 x 768 pixels (no mínimo);
  • processador Intel Core i3 ou superior;
  • 4GB de memória RAM;
  • 1GB de espaço de memória em disco.

Etapa 2: Instalação do driver e análise de comunicação entre o software e equipamento

Depois que o programa for instalado, é preciso colocar o driver em funcionamento. É ele que vai permitir a comunicação do eletromiógrafo com o programa. Para verificar se os sinais estão chegando corretamente, é ensinado como deve ser feita esta verificação na barra de status.

Caso seja identificado alguma falha de comunicação, o suporte deve ser acionado para direcionar algumas ações que podem auxiliar e resolver essa etapa.

Etapa 3: Visão geral sobre o programa

Nessa etapa são percorridas as funções que o MiotecSuite oferece, explicando os modos de acionar cada um deles e como se dá o seu desenvolvimento.

  • cadastro de pacientes: como inserir dados, consultar o arquivo e editar informações;
  • protocolos: como selecionar e criar protocolos dentro das atividades, seleções e marcadores permitidos;
  • protocolos contínuos e criados: como realizar aquisições no Miograph e Biotrainer;
  • relatórios: visualizar e editar relatórios das sessões realizadas, além da comparação de duas ou mais sessões;
  • gerenciamento de pacientes: como exportar e importar pacientes;
  • sensores: calibragem e verificação correta de funcionamento;
  • arranjo de sensores: posicionamento correto nos músculos, filtros online e coleta CVM;
  • navegação: modo de utilização da tela e análise de sinais; como fazer zooms temporais e modificar seleções;
  • leitura dos sinais: como visualizar sinais em RAW, RMS, FFT e smoth;
  • backup: gravação dos dados do programa.

Para conferir o cronograma completo e detalhado do curso, clique aqui.

Quem pode fazer o treinamento do MiotecSuite?

Qualquer profissional de saúde ou pessoas que precisam lidar diretamente com os eletromiógrafos da Miotec podem fazer o treinamento, assim como administradores que desejam saber mais sobre o funcionamento do equipamento.

Quanto tempo dura o treinamento?

Todo o conteúdo é passado em 90 minutos, divididos nas etapas citadas anteriormente.

Qual a importância de se manter atualizado quanto ao uso do software?

Por ser um recurso que utiliza a tecnologia, tanto o equipamento quanto o software estão em constante atualização, otimizando os procedimentos e melhorando a leitura dos dados.

Proporcionando maior segurança no atendimento e precisão diagnóstica, a atualização assegura o funcionamento correto de todas as funções. Não deixe de manter os seus equipamentos em dia e realize a manutenção corretamente.

Se interessou mais sobre eletromiografia? Que tal aprender um pouco mais sobre o biofeedback eletromiográfico? Clique na imagem abaixo para fazer o download do nosso e-book:

A Miotec tem a missão de entender as necessidades dos pacientes e de desenvolver soluções para dar suporte aos profissionais da área da saúde, para que eles tenham mecanismos mais eficientes a favor dos tratamentos feitos. Tendo como objetivo a melhoria das capacidades físicas e motoras daqueles que precisam de tratamentos fisioterapêuticos, a Miotec desenvolve diversos produtos para contribuir com a qualidade de vida dos pacientes.

Ad
Ad
Ad
Ad

A Miotec

Fundada em 2002, a MIOTEC atua na área da saúde, desenvolvendo, produzindo e comercializando ferramentas tecnológicas direcionadas à pesquisas e terapias de prevenção, reabilitação e monitoramento, objetivando melhoria do bem-estar e do desempenho físico humano.

Conecte-se

Instagram

No posts available!