Saiba a importância de fazer uma revisão do eletromiógrafo!

Fazer a revisão do eletromiógrafo corretamente é essencial para garantir o pleno funcionamento do aparelho, assim como auxiliar no desenvolvimento das estratégias terapêuticas adotadas pelos profissionais da saúde.

A revisão do eletromiógrafo deve ser utilizada como ferramenta de manutenção preventiva.  Para que seja efetivo, o procedimento deve contemplar não somente o aparelho em si, mas também os sensores e os acessórios que o acompanham.

Importante no papel de atualização do equipamento, a revisão deve verificar os sistemas de inovação que podem melhorar a tecnologia do aparelho, de modo a contribuir para que os profissionais estejam com o seu instrumento de trabalho em dia. Confira este artigo e entenda por que a revisão do eletromiógrafo é importante!

Boa leitura!

O que é a revisão do eletromiógrafo?

Utilizado para verificar o funcionamento dos eletromiógrafos das linhas Miotool, New Miotool e seus correlatos, a revisão do equipamento realiza uma minuciosa avaliação para indicar possíveis consertos e melhorias que podem ser feitas para potencializar o desempenho do aparelho.

Por meio de um laudo de serviço são feitos os apontamentos para a realização de reparos e as recomendações de atualização de peças ou componentes. O sistema de identificação de avarias permite colocar o aparelho em pleno funcionamento e detecta os sistemas de inovação disponíveis para o modelo

Em quais casos a revisão nos equipamentos, sensores e acessórios é indicada?

Tanto o uso prolongado quanto a falta de uso gera a necessidade de uma revisão completa no equipamento, nos sensores e nos acessórios. O laudo de revisão e a manutenção preventiva são válidos por 12 meses. Após esse período é indicado realizar uma nova revisão.

Alguns fatores podem ser determinantes para a necessidade de revisar o eletromiógrafo, tais como inatividade do aparelho há mais de seis meses ou indícios de falha no seu funcionamento, por exemplo. Sugere-se a revisão de aparelhos com mais de dois anos de uso ou de fabricação

Como é feita a revisão do eletromiógrafo?

A revisão engloba todos os aspectos relacionados ao eletromiógrafo, desde a sua conexão com o computador até o nível de carga de sua bateria. São averiguados os produtos acessórios como cabo USB, cabo de referência e carregador de bateria, identificando as falhas de desempenho, caso houver.

Uma vez identificados os problemas, é emitido um laudo técnico. Após sua elaboração, o laudo é revisado por engenheiros capacitados, responsáveis por aprovar o parecer.

Depois de liberado, o laudo é encaminhado para o setor comercial — que, a partir deste, emitirá um orçamento, disponibilizando ao cliente as indicações de serviços necessários para a adequação do produto, assim como sugestões de atualização.

Qual é o papel do técnico na revisão do eletromiógrafo?

Treinados e capacitados para executar as tarefas previstas nas instruções de trabalho, o técnico documenta cada procedimento até a emissão do laudo. O parecer técnico indica a conformidade dos produtos com os parâmetros de testes estabelecidos pelo fabricante do produto pela Miotec.

A execução do serviço de revisão atende às exigências normativas, assegurando as boas práticas de produção do equipamento.

Qual é o prazo para a emissão do orçamento de reparos e atualizações?

Em até 3 dias úteis após a emissão da Ordem de Serviço, é emitido um laudo com detalhes dos processos a serem realizados — assim como sobre as peças que devem trocadas, quando há essa necessidade. 

Durante esse prazo, são executados testes para a realização da investigação de avarias e captação de sinais. A partir do laudo elabora-se um orçamento, indicando, assim, o valor para a execução dos reparos indicados pelos técnicos.

Quais são os benefícios da revisão do eletromiógrafo?

Detalhamento dos exames diagnósticos musculares

Relevante na análise clínica dos estados de ativação do músculo, a revisão constante do equipamento assegura que a aquisição dos sinais do eletromiógrafo serão analisadas corretamente.

Independentemente do tipo do aparelho, a eletromiografia deve analisar com precisão a intensidade de sua ativação, a duração da atividade e a variação de cada ciclo. A instrumentação deve estar adequada para captar cada nuance dos sinais, sendo cada vez mais precisa e detalhada.

Comunicação do aparelho com o software

O sinal obtido pelo corpo humano é emitido pelo aparelho de modo analógico, ao passo que sua visualização e medida se dá pelo sinal digital, registrado pela comunicação do equipamento a um computador que contém o software de leitura.

Para que a conversão do estímulo seja registrada corretamente, os parâmetros devem estar ajustados na aquisição do sinal EMG, segundo os componentes (filtros, eletrodo, amplificadores), frequência de amostragem e armazenagem correta dos dados. A revisão faz com que a detecção seja empregada sem ruídos e amplificada da maneira certa.

Softwares constantemente atualizados

Como todo aparelho que utiliza a tecnologia como ferramenta, os programas de diagnóstico por eletromiografia recebem atualizações constantes. Isso significa que periodicamente são lançadas novas versões dos softwares, visando melhorias de captação de sinal, armazenamento e visualização dos dados.

Com a revisão, novos recursos podem ser adicionados, trazendo maior credibilidade tanto para o profissional de saúde quanto para a terapia aplicada. Nesse processo também são minimizadas a ocorrência de bugs, contribuindo para a realização dos exames.

Como a manutenção preventiva auxilia no funcionamento do aparelho?

Realizar a revisão de acordo com as condições previstas pelo fabricante aumenta a vida útil do aparelho e garante o seu pleno funcionamento. Com seus acessórios calibrados corretamente, os exames se tornam mais rigorosos

Por ser uma aliada no trabalho do terapeuta, a tecnologia está naturalmente em um processo contínuo de revisão, necessitando ajustes para garantir compatibilidade com os equipamentos.

Por que entrar em contato com a Miotec?

Oferecendo um serviço de excelência na revisão de seus produtos, a Miotec trabalha com os melhores equipamentos diagnósticos, empenhados em melhorar a condição de uso e a durabilidade dos equipamentos. 

Agora que você já sabe os benefícios da revisão do eletromiógrafo, entre em contato com a Miotec para solicitar o seu orçamento! Basta acessar o site para fornecer seus dados, mandar um e-mail para miotec@miotec.com.br ou ligar nos telefones (51) 3061 1111 e (51) 3227 0023.

Garanta o funcionamento do seu equipamento com os melhores técnicos do mercado! 

Miotec - Tecnologia para a vida!

A Miotec tem a missão de entender as necessidades dos pacientes e de desenvolver soluções para dar suporte aos profissionais da área da saúde, para que eles tenham mecanismos mais eficientes a favor dos tratamentos feitos. Tendo como objetivo a melhoria das capacidades físicas e motoras daqueles que precisam de tratamentos fisioterapêuticos, a Miotec desenvolve diversos produtos para contribuir com a qualidade de vida dos pacientes.

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"