Conecte-se

    [/vt_socials]
    5 curiosidades sobre sondas educadoras que você precisa conhecer

    5 curiosidades sobre sondas educadoras que você precisa conhecer

    Veja curiosidades e características sobre sondas educadoras e como elas desempenham um papel importante na fisioterapia pélvica

    As sondas educadoras são dispositivos importantes e fundamentais para a reabilitação do assoalho pélvico, oferecendo uma variedade de benefícios tanto para os profissionais de saúde quanto para os pacientes. No entanto, existem algumas curiosidades sobre esses equipamentos que podem não ser tão conhecidas. 

    Neste artigo, o blog da Miotec vai explorar informações interessantes sobre as sondas educadoras e como elas desempenham um papel indispensável no campo da saúde. Se você é fisioterapeuta ou profissional de outra área interessado em tecnologia, este é um conteúdo de valor que vai enriquecer o seu conhecimento.

    Continue a leitura e descubra agora 5 curiosidades sobre sondas educadoras!

    O que são sondas educadoras?

    As sondas educadoras são dispositivos biomédicos utilizados para o treinamento dos Músculos do Assoalho Pélvico (MAP). O equipamento fornece aos fisioterapeutas e pacientes, por meio do biofeedback visual, uma maneira rápida e prática de observar as contrações da musculatura íntima. 

    Também conhecido como educador perineal, o dispositivo é indicado para uma variedade de tratamentos, como:

    • incontinência urinária
    • incontinência fecal
    • prolapso vaginal
    • disfunção sexual

    É importante destacar que o uso de uma sonda educadora deve ser supervisionado por um fisioterapeuta. Isso porque o profissional irá ensinar o paciente a inserir o dispositivo intracavitário vaginal corretamente e a interpretar o feedback fornecido por ele.

    Agora que você já sabe um pouco mais sobre esses dispositivos, conheça algumas curiosidades e características desses equipamentos!

    1. Parte interna ‘oca’

    Uma das curiosidades sobre as sondas educadoras é, de fato, sua construção. Esses dispositivos são frequentemente “ocos” em sua parte interna, o que serve a propósitos específicos. 

    A cavidade interna oca ajuda a reduzir o peso da sonda, tornando-a mais fácil de manusear durante os exercícios de força e resistência. Essa característica é importante, pois facilita a realização de movimentos e a aplicação de pressão controlada no assoalho pélvico, o que torna o tratamento mais eficiente.

    A PelviFit Trainer da Miotec, por exemplo, tem apenas 23g. Esse peso visa justamente permitir às pacientes que estão em fase inicial de tratamento executar exercícios de reabilitação com maior facilidade e propriocepção, tornando o processo de recuperação mais eficaz e confortável.

    2. Biofeedback em tempo real

    As sondas educadoras de biofeedback visual possuem antena em uma de suas extremidades, ficando visível quando o aparelho é introduzido no canal vaginal. A PelviFit Trainer — que é referência na fisioterapia pélvica —, possui 3 ângulos de rotação e 2 antenas.

    Na prática, ao realizar a contração, a antena deve se movimentar em direção ao joelho. Caso seja feita de maneira errada, ela se move para cima. O biofeedback é em tempo real, assim, fazendo com que as pacientes ganhem consciência da contração correta da musculatura e evoluam no tratamento. 

    ebook tudo sobre sondas intracavitarias

    3. Custo acessível

    Quando comparado a outros equipamentos e tecnologias, as sondas educadoras possuem custo mais acessível, o que é uma vantagem significativa para os profissionais de saúde que desejam incorporá-las em suas sessões terapêuticas. Saiba valores aqui.

    Essa acessibilidade é fundamental para permitir que os fisioterapeutas, em especial, agreguem valor às suas sessões de tratamento sem criar barreiras financeiras para os pacientes. Investir nessa tecnologia ajuda a democratizar o acesso a terapias eficazes e avançadas, proporcionando aos pacientes um tratamento de qualidade.

    Além disso, por ter um custo acessível, uma estratégia comum de muitos profissionais é presentear as suas pacientes com uma sonda educadora para a realização de exercícios em casa. Saiba mais sobre essa estratégia nesse case de sucesso aqui.

    4. Exercícios domiciliares

    Como mencionado anteriormente, outra curiosidade é que a paciente pode utilizar a sonda em casa, mantendo a continuidade dos exercícios que foram iniciados na clínica. Os exercícios domiciliares mantém a paciente, mesmo à distância, conectada ao que o profissional ensinou na clínica.

    A capacidade de realizar exercícios em casa é uma solução fundamental, especialmente em situações em que a distância entre a paciente e a clínica é um desafio. Essa possibilidade garante que a paciente continue com seu progresso terapêutico, reforçando o que foi aprendido durante as sessões na clínica. 

    5. PelviFit Trainer Plus: única no mercado nacional

    A PelviFit Trainer Plus é uma sonda educadora de biofeedback visual com um “plus” por contar com a eletroestimulação e eletromiografia, a única no mercado nacional a combinar todas essas técnicas. O equipamento é o resultado da junção da edição regular da PelviFit Trainer com a PelviFit Max.

    A fisioterapeuta especializada em saúde da mulher, Kátia Regina Aranha, da clínica CPA Fisioterapia, de Jundiaí (SP), avaliou e aprovou a inovação. “Estou achando ótimo, porque está trazendo uma consciência para elas [pacientes] bem legal em casa. Perfeito, a melhor sonda”, disse. Confira aqui o depoimento completo da profissional. 

    Quer saber mais sobre essa inovação tecnológica e como essa sonda pode agregar em sua prática clínica? Leia o artigo PelviFit Trainer Plus: descubra 5 benefícios que vão valorizar e transformar seus atendimentos pélvicos.

    E aí, você conhece alguma outra curiosidade ou fato interessante para compartilhar com a gente? Escreva nos comentários. Até a próxima!

    Siga a Miotec nas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn.

    Leia também:

    5 razões para você utilizar a sonda PelviFit Trainer em sua paciente

    21 dicas valiosas para deixar sua clínica de fisioterapia sempre lotada

    Eventos de fisioterapia para você participar





      A Miotec tem a missão de entender as necessidades dos pacientes e de desenvolver soluções para dar suporte aos profissionais da área da saúde, para que eles tenham mecanismos mais eficientes a favor dos tratamentos feitos. Tendo como objetivo a melhoria das capacidades físicas e motoras daqueles que precisam de tratamentos fisioterapêuticos, a Miotec desenvolve diversos produtos para contribuir com a qualidade de vida dos pacientes.





        Ad
        Ad
        Ad
        Ad

        A Miotec

        Fundada em 2002, a MIOTEC atua na área da saúde, desenvolvendo, produzindo e comercializando ferramentas tecnológicas direcionadas à pesquisas e terapias de prevenção, reabilitação e monitoramento, objetivando melhoria do bem-estar e do desempenho físico humano.

        Conecte-se

        ×
        Fechar