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    21 dicas valiosas para deixar sua clínica de fisioterapia sempre lotada

    21 dicas valiosas para deixar sua clínica de fisioterapia sempre lotada

    Descubra agora estratégias eficientes para aplicar no dia a dia e ter sua clínica de fisioterapia sempre lotada clientes!

    Em um cenário cada vez mais competitivo na área da saúde, onde a busca por serviços de qualidade e cuidados personalizados têm crescido, manter uma clínica de fisioterapia próspera e sempre lotada requer estratégias, planejamento e abordagens diferenciadas. 

    Além disso, embora a missão de atrair novos públicos para uma clínica pareça difícil, algumas pequenas mudanças na estrutura e no ritmo de trabalho já podem ser suficientes para a fidelização de novos pacientes.

    Nesse sentido, considerando que os serviços de saúde já são essenciais para a sociedade, basta ao profissional manter seu foco em estratégias para tornar a experiência da consulta mais gratificante aos pacientes.

    Agora, quer saber como transformar os seus atendimentos e deixar a sua agenda profissional sempre cheia? O blog da Miotec listou 21 dicas valiosas e eficientes para deixar a sua clínica de fisioterapia sempre lotada.

    Continue a leitura e confira já!

    1. Conheça e valorize seus clientes

    Em um ambiente destinado aos cuidados com a saúde, é comum que algumas pessoas sintam um pouco de insegurança. Por esse motivo, muitos profissionais buscam aprofundar seu interesse no público atendido, demonstrando que este possui grande importância para a clínica.

    Além de familiarizar as pessoas com o espaço, essa atitude permite a você conhecer um pouco mais sobre o perfil de cada paciente.

    Assim, toda vez que algum cliente novo se apresentar, questione sobre quais os meios utilizados para chegar até a sua clínica, bem como as expectativas que ele possui com seus serviços. Isso o ajudará a ter uma noção da percepção geral do seu trabalho, servindo de base para definir se mantém ou melhora determinada estratégia de atração.

    2. Pratique o overdelivering

    De origem inglesa, o conceito de overdelivering é amplamente utilizado em empresas de diferentes segmentos, tornando-se popular também nas clínicas e consultórios. Em tradução livre, significa “entrega excessiva”, ou seja, oferecer algo a mais para o cliente.

    O diferencial dessa estratégia está justamente em dar ao paciente algo que ele não esperava, fato que transforma a experiência em uma verdadeira surpresa positiva para o paciente.

    Em uma clínica de fisioterapia, o overdelivering pode estar no atendimento diferenciado, na entrega de amostras de produtos para massagem e até em lembretes personalizados de consulta. O que vale é inovar e saber adequar o conceito para algo específico do seu negócio, garantindo que a solução seja realmente vantajosa e lembrada pelo paciente.

    3. Decore a clínica

    As clínicas e consultórios são comumente associados ao aspecto frio e asséptico. Preocupados com uma aparência de higiene e organização, muitos profissionais da saúde mantêm todas as superfícies brancas e livres de elementos decorativos.

    Para quem precisa aguardar o momento da consulta, esse tipo de composição não é nada agradável e pode até intimidar as pessoas mais inseguras.

    Entenda que, embora seja um ambiente sério e profissional, sua clínica de fisioterapia pode, sim, oferecer mais conforto visual aos pacientes. Para isso, considere quebrar a monotonia dos tons neutros com cores que transmitam tranquilidade (azul, verde ou lilás) e agregue quadros, obras e vasos de plantas para alegrar as salas de espera.

    Leia também: 10 dicas de decoração para sua clínica de fisioterapia

    4. Ofereça entretenimento

    Ainda focando no espaço físico, pense nos tipos de entretenimento que você gostaria de encontrar em uma clínica e ofereça-os para seus clientes. Considere nessa escolha a existência de diferentes perfis e faixas etárias para não correr o risco de esquecer as necessidades de algum paciente.

    Hoje, a maioria dos espaços de saúde conta com televisão e revistas para a leitura, mas você pode dar um passo maior garantindo acesso gratuito à rede wi-fi e assinando um pacote de canais variados na TV. Para as crianças acompanhadas dos pais, alguns brinquedos e gibis podem ser suficientes para a distração até o momento da consulta.

    5. Capriche no atendimento

    De nada adianta um ambiente agradável se o atendimento oferecido é de baixa qualidade. Pensando nisso, certifique-se de que o funcionário selecionado para o cargo de recepcionista é carismático e atento às necessidades dos pacientes.

    Por ser o profissional que terá o primeiro contato com o público, ele possui importância inquestionável na sua equipe e deve estar preparado para a função.

    Uma maneira de alcançar a excelência no atendimento é investir em treinamentos profissionais constantes. Com o preparo adequado das equipes, você garante que todos os funcionários sigam uma linguagem única e condizente com os objetivos da clínica.

    6. Valorize sua localização geográfica

    A localização de qualquer empreendimento é algo muito importante. Certamente você pensou bem antes de abrir a sua clínica. Mas, uma vez aberta, é preciso investir no seu endereço e valorizar ainda mais o lugar.

    Essas ações demandam recursos, mas o retorno será bastante positivo. Pense sobre a fachada: capriche nela, sobretudo se a clínica fica de frente para a rua. É preciso chamar atenção, mas com bom gosto.

    Se a clínica está em um prédio, informe-se sobre as formas de divulgação permitidas. Que tal explorar totens ou uma placa externa? Pense que o gasto com essas ações será feito uma vez, mas seus elementos visuais de identificação e divulgação permanecerão expostos por um bom tempo.

    Quem transita pela região com frequência perceberá a existência de sua clínica. E quem passa no bairro por acaso, também a verá.

    7. Invista em tecnologia

    Sabemos que o principal objetivo dos profissionais de saúde é oferecer aos seus pacientes o melhor atendimento. Para alcançar esse propósito, são feitos vários investimentos, inclusive em tecnologia, que desempenha um papel fundamental na percepção de valor por parte dos pacientes.

    Na área de reabilitação, a Miotec é a empresa que mais se destaca no Brasil. Possui mais de 20 produtos inovadores e únicos disponíveis no mercado — entre eles o eletromiógrafo New Miotool e a sonda educadora PelviFit Trainer Plus.

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    Lembre-se, investir em tecnologia e inovação é sinônimo de sucesso. Isso porque os pacientes buscam por profissionais que se especializam e oferecem em seus atendimentos soluções de ponta para otimizar os resultados dos tratamentos.

    8. Tenha um site profissional

    Com um número cada vez maior de pessoas utilizando a internet, nem pense em deixar sua clínica de fora do mundo digital. Se ainda não possui um site profissional, procure um especialista para montá-lo com uma aparência amigável e de fácil entendimento.

    A principal vantagem de ter um endereço on-line é alcançar um público muito maior de pessoas, que podem vir a se tornar clientes no futuro.

    Depois de pronto, tome cuidado com os elementos que você vai manter nesse espaço, afinal, ninguém gosta de ficar caindo em anúncios insistentes. Confira sempre se os dados para contato e logo da sua clínica de fisioterapia estão visíveis e corretos. Por último, certifique-se de que seu site pode ser facilmente acessado por diferentes dispositivos.

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    9. Invista em marketing de conteúdo

    Outra forma interessante de criar contato com possíveis clientes é apostar no marketing de conteúdo. E como o site da sua clínica é (ou se tornará) um endereço mais formal, o ideal é que você crie um blog para compartilhar assuntos e informações ricas com o público.

    Só não se esqueça de integrar esses dois endereços, a fim de permitir que os visitantes encontrem ambas as páginas da sua clínica.

    Diferente do site, o blog possui uma estrutura mais interativa e que permite aos internautas comentarem e tirarem suas dúvidas com o administrador da página. Nesse sentido, vale a pena criar perfis nas redes sociais para compartilhar esses textos e atrair cada vez mais pessoas para sua clínica de fisioterapia.

    10. Mantenha presença nas redes sociais

    Tenha perfis ativos nas redes sociais relevantes para a sua área, como o Instagram, WhatsApp e TikTok. Uma das principais vantagens é o baixo custo. Afinal de contas, não é preciso pagar nada para criar uma conta nesses aplicativos.

    Compartilhe informações úteis, conteúdo de valor e atualizações da sua clínica para manter os pacientes sempre engajados e conectados com os seus serviços.

    Dessa forma, o público encontrará facilmente informações relacionadas à empresa, como horário de funcionamento, serviços disponíveis e valores. Com isso, cria-se mais oportunidades de negócios, já que clientes em potencial podem descobrir que você oferece exatamente o serviço que eles estão procurando.

    Mas lembre-se, é proibida a divulgação de conteúdo que possa caracterizar sensacionalismo, concorrência desleal ou promessa de resultado infalível. Saiba mais aqui!

    11. Faça lives

    Você já pensou em fazer “lives”? As transmissões ao vivo nas redes sociais têm se mostrado uma estratégia cada vez mais importante para o relacionamento com o público e trazer grande visibilidade para as empresas e marcas.

    Com as lives, você pode oferecer sessões informativas, falar sobre exercícios, respostas a perguntas de pacientes e até mesmo breves consultas virtuais. 

    Essa abordagem não apenas proporciona uma interação direta e imediata com o público, mas também constrói uma relação de confiança ao permitir que os pacientes em potencial experimentem o conhecimento e a personalidade da equipe da clínica em primeira mão. 

    Além disso, você demonstra seu compromisso em oferecer cuidados além das quatro paredes da empresa, ganhando reconhecimento e atraindo um público diversificado que busca informações valiosas e autênticas no âmbito da fisioterapia.

    12. Parceria com influenciadores locais

    Falando em rede social, outra dica estratégica para o sucesso da sua clínica é estabelecer parcerias com influenciadores locais. Faça contato com atletas, personal trainers ou figuras públicas da área de saúde. Eles podem ajudar a promover a sua empresa e atrair seguidores leais para o seu perfil.

    Essa abordagem colaborativa pode resultar em um aumento constante de pacientes e fortalecer a sua presença no mercado local. Essas parcerias não apenas permitem que você alcance uma audiência mais ampla, mas também reforçam a credibilidade da sua clínica por meio do respaldo de indivíduos respeitados em sua comunidade. 

    E aí, já pensou quem convidar para uma colaboração digital? 

    13. Nunca deixe de divulgar

    Ações diretas de divulgação não devem ser esquecidas. Panfletagem, cartazes e banners são formas de popularizar o negócio de maneira mais tradicional, mas nem por isso deixam de ser eficazes.

    Essas táticas tradicionais, quando bem executadas e alinhadas à sua mensagem de marca, podem alcançar pessoas que talvez não estejam tão presentes na internet. Ao combinar estratégias tradicionais e digitais, você estará abrindo portas para atingir um público mais amplo de pacientes em potencial, promovendo um crescimento contínuo e sustentável da sua clínica.

    14. Avaliações e depoimentos online

    Incentive os pacientes a deixarem avaliações positivas e depoimentos sobre atendimento em plataformas online, como redes sociais e Google Meu Negócio — ferramenta que facilita que uma empresa seja encontrada na rede de pesquisa do Google e do Google Maps.

    Com isso, você está fortalecendo a credibilidade da sua clínica por meio da voz direta e autêntica dos próprios pacientes, o que pode influenciar positivamente novos pacientes em potencial na escolha da sua clínica. 

    Você também pode gostar: ChatGPT para fisioterapeutas: descubra como você pode se beneficiar da inteligência artificial

    15. Tenha parceiros estratégicos

    Pense em outros profissionais de saúde que prescrevem tratamentos com um fisioterapeuta. São muitas as áreas e possibilidades de parceria. De clínicos gerais a geriatras e ortopedistas. Convide os profissionais para uma visita à clínica e consulta com você, a fim de conhecer seus diferenciais.

    Com boas parcerias estabelecidas, você receberá mais clientes e poderá pensar em acordos monetários ou permutas com os profissionais de saúde que estiverem associados com a sua clínica.

    Visualize também outras áreas de profissão para estabelecer essas parcerias, como farmácias, academias e lojas de produtos naturais. Conheça bem os seus clientes em potencial, identifique outros locais frequentados por eles.

    Frequente esses espaços você também e converse com os responsáveis. Você pode conseguir deixar panfletos ou cartões de visitas nesses estabelecimentos para divulgar ainda mais a sua clínica. Em troca, você pode fazer o mesmo por eles no seu espaço.

    16. Esteja à disposição para entrevistas

    Jornais, sites e revistas podem solicitar informações sobre a sua área de atuação. Coloque-se à disposição deles. Você pode procurar o contato de jornalistas, entrar em grupos da área e informar que você pode ajudá-los.

    Dessa forma, você pode se tornar referência no que faz, e o seu espaço ficará mais conhecido de uma forma bastante simples. Ou seja, falando sobre o que você faz de melhor. Seu nome e sua clínica serão vistos por um grande número de pessoas, e isso aumentará a procura pelos seus serviços.

    17. Mantenha contato, sempre

    Um cliente satisfeito sempre volta quando necessário, e é por isso que você também deve investir no pós-atendimento. Essa atitude pode se dar no contato com antigos clientes para relatar as novidades em procedimentos, bem como no ato de parabenizá-los em uma data comemorativa.

    Parece simples, mas uma única ligação pode ser suficiente para que seus clientes se sintam importantes em um momento que nem oferecem mais recursos para a clínica. Além disso, mesmo que alguma parte dos pacientes nunca retorne, você com certeza terá boas indicações de serviço para outras pessoas.

    18. Faça networking

    Esteja presente em eventos, workshops, congressos ou feiras relacionadas a sua área de atuação. Esses lugares estão cheios de contatos, e a presença do seu público-alvo também é grande. Relacionar-se adequadamente é sempre importante para a divulgação da sua clínica e para construir um networking sólido e eficaz, que pode render indicações de atendimentos para você no futuro.

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    19. Ofereça programas de fidelidade

    Quem não gosta de ganhar algum benefício, não é mesmo? Por isso, ofereça programas de fidelidade para pacientes regulares ou descontos para pacientes que indiquem novos clientes. Isso incentiva a lealdade e o boca a boca!

    Com essa estratégia, ao recompensar seus pacientes regulares com benefícios exclusivos, você não apenas reconhece a lealdade deles, mas também os motivam a continuar buscando os serviços da sua clínica. 

    Dessa forma, essa abordagem não só se traduz em um fluxo constante de pacientes, mas também em um ambiente onde a valorização e a interação positiva são valores centrais da sua empresa. 

    20. Desconto para grupos 

    A implementação de programas de desconto direcionados a grupos, como equipes esportivas locais, empresas ou organizações, não apenas atrai uma base diversificada de pacientes, mas também cria um ambiente de apoio e fidelidade contínua. 

    Esses programas demonstram um compromisso com a saúde coletiva e, além disso, oferecem incentivos para que esses grupos escolham sua clínica como a opção preferencial. 

    Dessa forma, ao estabelecer essas conexões, você não apenas aumenta o número de pacientes, mas também cultiva relacionamentos duradouros e solidifica a posição da sua clínica como um recurso valioso na comunidade.

    21. Conclusão: arrisque-se! 

    Ao sair da sua zona de conforto, você demonstra flexibilidade e adaptabilidade, qualidades que não apenas podem atrair pacientes, mas também construir uma marca dinâmica e inovadora. 

    Portanto, encare os desafios com entusiasmo, busque a aprendizagem contínua e esteja disposto a abraçar o risco como uma ferramenta para o sucesso duradouro da sua clínica.

    Seguindo essas orientações e ajustando pequenos detalhes na estrutura do seu trabalho, é mais que possível transformar sua clínica de fisioterapia em um grande destaque no mercado!

    E aí, quais dessas estratégias você já tem usado para atrair mais clientes para sua clínica de fisioterapia? Tem alguma outra dica interessante para compartilhar com o blog da Miotec? Escreva sua experiência para a gente nos comentários! 

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    Até a próxima!

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      A Miotec tem a missão de entender as necessidades dos pacientes e de desenvolver soluções para dar suporte aos profissionais da área da saúde, para que eles tenham mecanismos mais eficientes a favor dos tratamentos feitos. Tendo como objetivo a melhoria das capacidades físicas e motoras daqueles que precisam de tratamentos fisioterapêuticos, a Miotec desenvolve diversos produtos para contribuir com a qualidade de vida dos pacientes.





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        A Miotec

        Fundada em 2002, a MIOTEC atua na área da saúde, desenvolvendo, produzindo e comercializando ferramentas tecnológicas direcionadas à pesquisas e terapias de prevenção, reabilitação e monitoramento, objetivando melhoria do bem-estar e do desempenho físico humano.

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