Tabela Tuss - miotec

Tabela TUSS: o que é e como ganhar dinheiro com ela?

13/01/2022   POR MIOTEC - CONECTANDO TECNOLOGIA AO MOVIMENTO HUMANO

Com conhecimento da tabela TUSS e o uso da tecnologia certa você pode aumentar seu faturamento e, consequentemente, o lucro!

Você conhece a tabela Tuss? Certamente, quem trabalha em algum estabelecimento de saúde já ouviu falar sobre esse documento. Ele faz parte do planejamento estratégico de clínicas médicas e hospitais, entre outras instituições. Mas como ganhar dinheiro com isso? É o que vamos explicar neste artigo, leia até o fim e confira!

Primeiro, é importante entender que a tabela TUSS (Terminologia Unificada da Saúde Suplementar) tem a função de padronizar os códigos e nomenclaturas dos procedimentos médicos. O documento é obrigatório para a troca de informações entre prestadores de serviços e operadoras de saúde.

Em geral, a tabela é dividida em quatro categorias:

  • procedimentos médicos (foco deste artigo);
  • medicamentos e materiais;
  • taxas e diárias;
  • materiais especiais, próteses e órteses.

Por que os fisioterapeutas devem conhecer a Tabela TUSS?

A tabela TUSS foi criada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) como continuação do padrão TISS (Troca de Informação em Saúde Suplementar). 

Além disso, para esclarecer, o TISS é um padrão obrigatório para as trocas eletrônicas de dados de atenção à saúde dos beneficiários de planos de saúde. Este processo de comunicação também inclui as atividades desenvolvidas pelos fisioterapeutas. 

Ainda é preciso citar que a TUSS não é um tabela de preços, mas sim um referencial terminológico e tem como base a última edição da Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos (CBHPM) — que garante a padronização da cobrança de procedimentos. 

Mas por que é tão importante saber disso tudo? O fisioterapeuta e demais profissionais da área que desejam crescer no mercado de trabalho precisam entender como funciona a saúde suplementar do país e conhecer o que precisam fazer para atuar bem nesse setor e ganhar dinheiro com isso. 

Existe uma série de procedimentos que os fisioterapeutas podem desenvolver em suas clínicas. Uma delas é a realização de exames específicos, como o de urofluxometria. Vamos tratar desse assunto com mais detalhes em breve e apresentar outros procedimentos que você pode realizar. Continue a leitura e entenda!

Procedimentos da tabela Tuss com tecnologia Miotec

Para que uma operadora de saúde reembolse uma prestadora de serviços é necessário que esse procedimento conste na tabela TUSS. Para te ajudar a explorar novas possibilidades de ganhos, veja abaixo alguns procedimentos que você pode realizar com os equipamentos da Miotec e que possuem código na tabela TUSS:

  • procedimentos clínicos ambulatoriais para reabilitação perineal e biofeedback com EMG;
  • eletrofisiológicos de manometria computadorizada anorretal para biofeedback;
  • exames específicos, como o de urofluxometria; 
  • testes para diagnóstico para avaliação da função muscular.

Clique aqui e conheça todas as tecnologias da Miotec e saiba como elas podem ajudar a realizar o seu trabalho de uma forma mais eficiente e efetiva.

Uma dúvida comum é “O que acontece se eu não utilizar a tabela Tuss?”. É importante destacar que a tabela é obrigatória para operadoras de saúde e prestadores de serviços de saúde, sendo passível de sanções em caso de descumprimento. Entre as advertências e punições, há multas que podem chegar a R$ 35 mil.

Conclusão: conhecer a tabela TUSS é uma oportunidade de ganho para fisioterapeutas

A tabela TUSS não faz referência a valores, mas a um padrão de comunicação entre prestadores de serviços e as operadoras de saúde. O objetivo é facilitar e padronizar a troca de dados entre as partes envolvidas. Isso garante que todos os documentos sejam preenchidos de forma rápida e sem erros. 

Por meio dos convênios médicos e com conhecimento da tabela TUSS e da gama de procedimentos que podem ser realizados com os equipamentos da Miotec, os fisioterapeutas e demais profissionais da saúde podem ganhar mais dinheiro e se destacar no mercado de trabalho.

Com uma sonda perineal vaginal para eletromiografia e eletroestimulação, por exemplo, é possível realizar procedimentos clínicos ambulatoriais previstos na tabela TUSS. Interessante, não é mesmo? Na fisioterapia, ter a tecnologia ao seu lado é uma das formas de agregar valor ao seu trabalho e atender às necessidades de seus pacientes.

Afinal, com os equipamentos da Miotec você pode se diferenciar na sua área de atuação, elevar o nível dos seus atendimentos e conquistar mais clientes, de uma forma bem simples. Além de tudo, tecnologia não é um gasto, mas sim um investimento para o sucesso do seu negócio!

Gostou deste artigo? Quer saber mais? Então siga a Miotec nas redes sociais para acompanhar todas as postagens e não perder nenhuma novidade! Estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn.

Fique atento!

Na próxima semana, você vai acompanhar aqui no blog o desdobramento deste artigo. Vamos apresentar o Referencial Nacional de Procedimentos Fisioterapêuticos (RNPF) e o que ele significa. Você sabe o que é o “CV”? Vamos detalhar sobre exames futuros que você pode realizar e quais são os valores de remuneração desses procedimentos.

Não perca!

Leia também: Eventos de fisioterapia que você precisa ir em 2022





    Sem Comentários
    Compartilhe

    Deixe seu comentário

    Concordo com os Termos de privacidade

    Voltar à Home
    Fechar