Conecte-se

    [/vt_socials]
    Vai pular Carnaval? Veja 4 dicas de cuidados com a saúde pélvica para curtir a festa numa boa!

    Vai pular Carnaval? Veja 4 dicas de cuidados com a saúde pélvica para curtir a festa numa boa!

    O Carnaval exige mais do corpo devido à grande movimentação envolvida nas festividades: dançar, pular e caminhar por longos períodos requer grande demanda física e pode causar fadiga muscular. Saiba como se cuidar!

    Olha o Carnaval aí, gente! 

    Após dois anos de pandemia, milhares de brasileiros poderão, enfim, sair às ruas para matar a saudade de festejar o Carnaval. Em São Paulo, por exemplo, a expectativa da prefeitura é que a festa atraia cerca de 15 milhões de pessoas. Mas me conta, tudo certo por aí para cair na folia com os amigos ou curtir a festa com a família? 

    A “melhor época do ano” (para muitas pessoas) exige atenção e cuidados redobrados com a saúde pélvica. Isso porque os foliões participam de festividades e atividades que requer esforços do corpo, especialmente devido à grande quantidade de danças e movimentos que exigem a contração e o relaxamento dos músculos.

    Para se ter uma ideia, a região pélvica é composta por uma série de músculos e órgãos que desempenham funções importantes no controle da urina e das fezes, na função sexual e na estabilidade da coluna vertebral. 

    Saber escolher roupas leves, calçados confortáveis e fazer pausas regulares para descanso, por exemplo, são apenas alguns dos pontos que merecem a atenção do público. Por isso, o blog da Miotec listou 4 dicas de cuidados com a saúde pélvica para curtir o Carnaval numa boa!

    Leia o texto até o fim e descubra como cair na folia com tranquilidade!

    Veja também: Saiba como ter alto retorno financeiro em 2023 com fisioterapia pélvica

    1. Atenção à higiene íntima

    “Allah-lá-ô, ô, ô, ô, ô, ô, ô
    Mas que calor, ô, ô, ô, ô, ô, ô”

    Altas temperaturas, suor excessivo e umidade. Devido a isso, manter uma boa higiene íntima é fundamental para evitar o acúmulo de bactérias e reduzir o risco de infecções na região pélvica. A orientação é realizar a higiene íntima com água e sabão neutro, por exemplo, principalmente após cair na folia ou ter relação sexual.  

    Além disso, recomenda-se o uso de roupas íntimas de algodão que permitem a transpiração da região e reduzem o risco de infecções.

    2. Evite lesões

    Faça aquecimento antes de começar a dançar ou sair para longas caminhadas. Isso ajuda a preparar o corpo para o movimento e reduz o risco de lesões musculares. Inclua alguns exercícios de alongamento e movimentos suaves para aumentar a temperatura corporal.

    Também é fundamental que as pessoas usem calçados confortáveis que garantam a estabilidade e o suporte adequado para os pés e tornozelos. Opte por tênis que ofereçam amortecimento e boa estabilidade.

    3. Hidrate-se

    “Bebeu água? Não!
    Tá com sede? Tô!
    Olha, olha, olha, olha a água mineral”

    Durante o Carnaval, é comum caminhar, dançar e ficar sob o sol por um longo período. Por isso, a hidratação é essencial para manter o equilíbrio do nosso organismo. Dê preferência à água, sucos naturais e chás, consumindo de 2 a 3 litros diariamente. 

    Quando o corpo está desidratado, a função muscular pode ser afetada, incluindo os músculos do assoalho pélvico. A desidratação pode causar fadiga muscular, diminuição da força e da resistência, o que pode levar a disfunções do assoalho pélvico.

    4. Atento aos sinais do corpo

    É importante ficar atento aos sinais e sintomas que possam indicar problemas na região pélvica, como dor, incontinência urinária e disfunções sexuais. Caso esses sintomas persistam, é fundamental buscar orientação de um profissional da saúde, como o fisioterapeuta pélvico, que poderá realizar uma avaliação detalhada e indicar o tratamento mais adequado para cada caso.

    Leia também: Tudo que você precisa saber sobre fisioterapia integrativa

    Conclusão: divirta-se e seja feliz!

    Essas dicas são importantes para manter a saúde pélvica em dia durante o Carnaval, época em que festividade exige mais do corpo devido à grande movimentação envolvida.

    Também é fundamental lembrar que a saúde merece atenção o ano todo e não apenas algumas semanas durante as festividades. Combinado?!

    Você tem mais alguma dica de cuidados com a saúde pélvica? Conte para a gente nos comentários!

    E aí, gostou desse artigo? Então aproveite a oportunidade para conhecer também As tendências da fisioterapia pélvica para o ano 2023.

    Siga-nos nas redes sociais: Facebook, Instagram e LinkedIn.

    “Ó abre alas
    Que eu quero passar
    Ó abre alas
    Que eu quero passar”

    Até a próxima!





      A Miotec tem a missão de entender as necessidades dos pacientes e de desenvolver soluções para dar suporte aos profissionais da área da saúde, para que eles tenham mecanismos mais eficientes a favor dos tratamentos feitos. Tendo como objetivo a melhoria das capacidades físicas e motoras daqueles que precisam de tratamentos fisioterapêuticos, a Miotec desenvolve diversos produtos para contribuir com a qualidade de vida dos pacientes.





        Ad
        Ad
        Ad
        Ad

        A Miotec

        Fundada em 2002, a MIOTEC atua na área da saúde, desenvolvendo, produzindo e comercializando ferramentas tecnológicas direcionadas à pesquisas e terapias de prevenção, reabilitação e monitoramento, objetivando melhoria do bem-estar e do desempenho físico humano.

        Conecte-se

        ×
        Fechar