4 passos para montar um consultório de sucesso!

Planejamento é palavra de ordem para que um consultório seja eficiente e lucrativo. Para se sair bem nessa jornada — que reserva muitas oportunidades para o profissional de saúde — é preciso que você tenha, além de muita disposição, uma mentalidade estratégica aguçada. Mas calma, isso não é tão difícil quanto pode parecer! A seguir, descubra quais são os passos necessários para montar um consultório de sucesso de sucesso!

Defina o seu público-alvo e modelo de funcionamento

O primeiro passo para montar um consultório de sucesso é determinar o público que você gostaria de atender e como será o funcionamento do seu negócio. Essa definição deve responder as seguintes perguntas:

  • Você gostaria de atender sozinho ou dividir o espaço com outros profissionais de saúde?

  • Seus clientes serão apenas particulares ou você aceitará convênios?

  • Seu público-alvo é o de alta renda ou de baixo poder aquisitivo?

Essas definições são essenciais para que você possa prosseguir nas próximas etapas, tais como: escolher a localização e estrutura de espaço ideal, fazer seu planejamento orçamentário e, até mesmo, partir para a busca de outros profissionais para dividir a sala.

Escolha uma localização apropriada

Depois de definir o público e a estrutura de funcionamento do seu consultório, é hora de buscar o local em que instalará o espaço. Entre os pontos que devem ser observados é se o local é de fácil acesso e se está de acordo com o que prevê a legislação sanitária. Caso seu público-alvo seja de baixa renda, por exemplo, observe se o endereço pode ser acessado por meio de transporte público, como ônibus, metrô e trem.

Se, por outro lado, o foco for nas classes mais altas convém instalar o consultório em bairros mais nobres da cidade e, de preferência, em um prédio ou casa que tenha estacionamento.

Faça um planejamento financeiro

Estar com as finanças em dia é essencial para manter um consultório operando. Por isso, antes de partir para a empreitada, é importante fazer um planejamento financeiro. Comece pelo investimento que você terá que fazer antes mesmo de abrir as portas — como eventuais obras, compra de móveis e equipamentos, material de escritório e divulgação, dentre outros.

Posteriormente, estime o capital de giro necessário para manter o espaço operando, considerando seus gastos fixos — como aluguel, contas de água e luz e salário de funcionários. É importante ter uma reserva financeira para manter o espaço funcionando enquanto o retorno financeiro não chega.

Veja o que você pode fazer diferente

Para se destacar e superar a concorrência, diferenciar-se é preciso. Portanto, para que seu consultório seja realmente um sucesso, faça uma pesquisa de mercado e analise como você pode inovar. Descubra se há um equipamento diferente, que valha a pena adquirir, ou elabore uma promoção para atrair novos clientes. Investir em um atendimento diferenciado também é primordial. Afinal, seus clientes serão seus bens mais valiosos.

Ainda tem alguma dúvida sobre os passos necessários para montar um consultório de sucesso? Gostaria de compartilhar sua opinião com a gente? Deixe um comentário!

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn8

Miotec - Tecnologia para a vida!

A Miotec tem a missão de entender as necessidades dos pacientes e de desenvolver soluções para dar suporte aos profissionais da área da saúde, para que eles tenham mecanismos mais eficientes a favor dos tratamentos feitos. Tendo como objetivo a melhoria das capacidades físicas e motoras daqueles que precisam de tratamentos fisioterapêuticos, a Miotec desenvolve diversos produtos para contribuir com a qualidade de vida dos pacientes.

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"