Conecte-se

    [/vt_socials]
    5 dicas de planejamento estratégico para você alcançar suas metas em 2023

    5 dicas de planejamento estratégico para você alcançar suas metas em 2023

    Ter um planejamento estratégico bem estruturado é importante para tomar decisões mais assertivas, prever cenários futuros e crescer de maneira sustentável e contínua

    O ano está chegando ao fim. Até parece que o tempo está passando mais rápido. Agora, com a aproximação de um novo ciclo, é importante tirar o pé do acelerador e fazer um balanço dos últimos 12 meses, além de traçar novas metas e objetivos para o novo ano que está por vir. Falando nisso, como está seu planejamento estratégico para 2023?

    Você já fez o seu? Sabe como se constrói um planejamento deste tipo? Se não, continue lendo e você vai descobrir!

    Peça importante (e indispensável!) para avaliar o mercado com uma visão mais ampla, o planejamento estratégico é essencial para todos os negócios. Independentemente do porte da sua clínica ou área de atuação, esse é o caminho certo para quem quer iniciar um empreendimento ou até mesmo para aqueles que querem expandir seus negócios.

    Com essa ferramenta, você consegue tomar decisões mais assertivas, prever cenários e se preparar para lidar com as mais diversas situações do dia a dia. Além disso, pode ajudar o seu negócio a crescer de maneira sustentável e melhorar o seu faturamento. Mas o quê é, de fato, e como fazer isso? Quais são as dicas e orientações? 

    É o que vamos te mostrar neste post com 5 dicas de planejamento estratégico para você alcançar suas metas em 2023. Continue a leitura e descubra!

    1. Faça análise SWOT para seu planejamento estratégico

    Você conhece a análise SWOT? Bastante usada no meio no meio empresarial, essa é uma abreviação das palavras em inglês strengths, weaknesses, opportunities e threats. Elas significam, respectivamente, as palavras forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, respectivamente. Talvez você já tenha ouvido o nome em em português deste método, chamado aqui de “Análise FOFA”.

    Com essa matriz, é possível avaliar quais são os fatores internos (forças e fraquezas) e externos (oportunidades e ameaças) que podem impactar nos resultados da sua clínica. Ao fazer essa análise, você consegue visualizar com mais clareza o que pode ser otimizado e quais são os pontos que merecem atenção no seu negócio.

    Dessa forma, com um panorama completo que envolve o seu empreendimento, ficará mais fácil para tomar decisões que favoreçam o seu crescimento.

    2. Tenha aplicativos para gestão de consultório

    Se em 2023 você busca otimizar a rotina da sua clínica e aumentar a produtividade do seu negócio, essa dica é indispensável. Inclua em sua rotina ferramentas que vão facilitar seu dia a dia. Já mostramos aqui no blog da Miotec 7 aplicativos que vão ajudar na gestão do seu consultório.

    Se você está iniciando sua vida clínica, e ainda precisa terminar de montar o seu consultório, essa é a hora para reunir tudo o que é importante nesta etapa, e você pode conferir aqui todos documentos necessários.

    A nossa avaliação é que vale a pena investir em algumas dessas soluções. Escolha a que melhor se adequa às suas necessidades e preferências. A maioria é gratuita, fácil de usar e confiável!

    3. Defina suas metas e trabalhe para alcançá-las

    Você já tem em mente quais são as metas da sua clínica para 2023? Melhor e mais importante do que ter ideias na cabeça é colocá-las no papel. Ter seus objetivos bem claros e definidos é o primeiro passo para conseguir atingi-los. 

    Uma indicação é traçar metas de curto, médio e longo prazo. Além disso, dividi-las de forma que seja mais fácil a sua visualização e execução. Para se ter uma ideia, você pode ter como meta aumentar em 10% o número de pacientes atendidos em 2 meses; reduzir em 5% o número de inadimplentes em 6 meses; aumentar em 15% o faturamento em 3 meses.

    O mais importante é você ter essas metas traçadas, anotadas e visualizadas. Em conjunto com as outras ferramentas, essa informação vai te dar mais clareza para agir e atingir seus objetivos. 

    Além disso, você poderá pensar com mais clareza nas formas de fazer isso, como, por exemplo, agregando mais valor às suas consultas com tecnologias de ponta, como os equipamentos da Miotec, e saiba como elas são capazes de ajudar nas suas estratégias e otimizar seus resultados!

    4. Crie métricas para acompanhamento de resultados

    Tão importante quanto planejar é acompanhar o resultado das suas metas. Por isso, é fundamental criar métricas para avaliar o andamento dos seus objetivos. 

    Você pode usar o ROI (retorno sobre o investimento, em português). A fórmula para cálculo é: receita gerada – custos  / custos. Neste link há mais informações sobre essa métrica e exemplos para você seguir. Existem outros outros indicadores que você pode usar em sua clínica, como taxa de inadimplência, faturamento mensal e despesas totais.

    5. Mantenha-se atualizado sobre sua área de atuação

    Com o mundo moderno, ágil e dinâmico, novas informações surgem a cada segundo. Sabemos que é importante manter-se atualizado para o mercado de trabalho, mas tenha em mente que não é necessário – nem humanamente possível – estar por dentro de todas as novidades do momento. 

    Por isso, busque filtrar em fontes confiáveis o que deseja aprender, de acordo com sua área de atuação e necessidade. Para te ajudar nessa missão, já listamos aqui no blog da Miotec as 4 principais bases de dados em saúde. São sites com autoridade, respaldo e autoridade científica. Valeu muito a pena a leitura!

    Conclusão: comece hoje mesmo seu planejamento estratégico para 2023

    Não espere o “melhor momento” para começar o seu planejamento estratégico. Pode parecer difícil, mas é mais simples do que imagina. Comece hoje mesmo! Quanto antes melhor, para que possa mais realizar um trabalho com mais paciência e dedicação. 

    E aí, gostou das nossas dicas? Então aproveite a oportunidade para conhecer o nosso novo e-book “O Segredo do Sucesso” e mude de vida. 

    Até a próxima!

    Siga-nos nas redes sociais: Facebook, Instagram e LinkedIn.





      A Miotec tem a missão de entender as necessidades dos pacientes e de desenvolver soluções para dar suporte aos profissionais da área da saúde, para que eles tenham mecanismos mais eficientes a favor dos tratamentos feitos. Tendo como objetivo a melhoria das capacidades físicas e motoras daqueles que precisam de tratamentos fisioterapêuticos, a Miotec desenvolve diversos produtos para contribuir com a qualidade de vida dos pacientes.





        Ad
        Ad
        Ad
        Ad

        A Miotec

        Fundada em 2002, a MIOTEC atua na área da saúde, desenvolvendo, produzindo e comercializando ferramentas tecnológicas direcionadas à pesquisas e terapias de prevenção, reabilitação e monitoramento, objetivando melhoria do bem-estar e do desempenho físico humano.

        Conecte-se

        ×
        Fechar