Como utilizar a eletromiografia de superfície na saúde do trabalhador?

09/08/2019   POR MIOTEC - CONECTANDO TECNOLOGIA AO MOVIMENTO HUMANO

Estudos apontam que, entre as doenças ocupacionais de maior ocorrência, as osteomusculares são as mais frequentes, dolorosas e incapacitantes. Nesse contexto, a eletromiografia de superfície na saúde do trabalhador (EMG) é uma poderosa ferramenta que auxilia na identificação das condições musculares e direciona para uma melhor conduta terapêutica.

Essa técnica é considerada “padrão ouro” na análise da função muscular, tendo em vista a relação direta entre a força que o trabalhador impõe na atividade e a intensidade do potencial elétrico, registrada na pele e captada pelo exame.

Para um melhor entendimento sobre o assunto, elaboramos este artigo, no qual mostramos como utilizar essa solução para a melhoria da saúde e da qualidade de vida do trabalhador. Acompanhe!

O que é eletromiografia de superfície?

A eletromiografia de superfície (EMG) é uma técnica não invasiva e indolor, utilizada para o monitoramento e o registro das atividades elétricas das fibras musculares durante uma contração. Ela tem como principal objetivo avaliar o comportamento muscular em determinado movimento quanto à intensidade, sincronização dos músculos e tempo de contração.

Essas características a transformam em um exame de suma importância e muito indicado na área da saúde, especialmente para a fisioterapia. Nesse sentido, ela se apresenta como uma poderosa ferramenta de avaliação, que permite identificar a amplitude e a frequência do “Drive” Neural por meio do monitoramento da atividade elétrica do músculo esquelético — resultante dos potenciais de ação das fibras musculares durante o processo de contração muscular.

Como funciona a eletromiografia de superfície?

O registro dos potenciais de ação durante a contração muscular é captado pelo eletromiógrafo e interpretado graficamente. O exame é realizado por meio de sensores posicionados sobre a pele (eletromiografia de superfície), exatamente em cima do músculo que se deseja investigar, a fim de avaliar o recrutamento muscular durante as atividades funcionais.

Atualmente os equipamentos contam com tecnologias inovadoras, como o New Miotool da Miotec, que é um sistema de aquisição de dados nas versões Wireless e USB, com 8 canais e 16 bits de resolução.

Trata-se de um equipamento com dimensões compactas, que facilitam o transporte e a utilização em diferentes ambientes, como em clínicas, pesquisas e trabalhos autônomos de fisioterapia. Além disso, ele possibilita a utilização de diversos acessórios, como:

  • acelerômetro triaxial;
  • célula de carga;
  • cinta de expansão torácica;
  • dinamômetro manual escapular e dorsal — para captar a força;
  • gatilho de sincronismo;
  • goniômetro — para determinar a angulação de articulações;
  • sensor de sincronismo — com equipamento isocinético.

Há também o Miograph, que é um potente software de eletromiografia utilizado na captação e na análise de sinais de eletromiografia e demais sensores, como força, aceleração, ângulo e pressão. Com um design moderno e fluxo intuitivo, possibilita o acesso a todas as funções em uma mesma tela.

Por meio dele é possível elaborar protocolos de avaliação, configurar filtros digitais, selecionar a posição dos eletrodos na musculatura desejada e obter verificações do sinal em FFT, RMS, RAW e smooth. Além disso, ele gera relatórios de forma simples e rápida.

Como utilizar a eletromiografia de superfície na saúde do trabalhador?

O exame eletromiográfico pode ser utilizado para a compreensão de possíveis disfunções resultantes de patologias, tendo em vista que a técnica proporciona uma avaliação mais precisa do quadro do paciente e ajuda no direcionamento de uma melhor conduta terapêutica.

A técnica também auxilia no diagnóstico das disfunções musculares, de origem inflamatória ou degenerativa e nos casos de doenças metabólicas que provocam esses distúrbios.

Nesse sentido, ela pode ser feita nos músculos da face, dos membros superiores e inferiores, bem como nos que compõem o sistema respiratório, conforme pesquisa da Unicamp.

Que benefícios essa solução gera para a ergonomia dos colaboradores?

Por meio da eletromiografia de superfície é possível entender o sistema locomotor do trabalhador de uma forma única, clara e individualizada. Esse é um aspecto muito importante e que beneficia a ergonomia do trabalhador, já que a resposta neuromuscular depende das particularidades de cada organismo.

Dessa forma, a EMG permite uma avaliação mais precisa em debilidades musculares e direcionamento de melhores condutas terapêuticas. Além disso, ela apresenta a vantagem de poder ser realizada em um consultório, sem necessidade de sedativos ou anestésicos.

Portanto, pode-se afirmar que a eletromiografia de superfície é fundamental para auxiliar os profissionais na busca por melhores soluções para a ergonomia dos colaboradores em dois aspectos:

  • interpretação dos mecanismos biomecânicos e fisiológicos — incluindo mudanças cinéticas, que podem ocorrer no início da prática laborativa ou da atividade física;
  • avaliação de doenças que comprometem o aparelho locomotor — em exercícios ou trabalhos com sobrecarga.

Nesse mesmo sentido, podemos citar o Biotrainer, um software de biofeedback utilizado no tratamento, que proporciona mais consciência nas ações musculares. Por esse motivo ele é indicado para reeducar a musculatura, viabilizando a mudança no padrão de contração muscular.

Para tanto, o terapeuta configura o equipamento com o protocolo adequado à reabilitação para a captação dos sinais e o envio de biofeedback visual e sonoro para o paciente e o profissional. Dessa forma, o trabalhador é motivado pelo terapeuta e pelo equipamento. Além disso, o Biotrainer proporciona:

  • comparação de diferentes sessões — facilita o acompanhamento da evolução da terapia;
  • configuração de filtros digitais;
  • criação de protocolos para tratamentos personalizados;
  • fluxo intuitivo e rápido — todas as funções em uma mesma tela;
  • protocolos temáticos — torna a terapia mais divertida com avião, asa delta, balão, pássaro, fada e peixe;
  • seleção da posição dos eletrodos na musculatura desejada.

Como implementar essa solução?

A adoção de tecnologias que possibilitem a solução de problemas relacionados às alterações neuromusculares no ambiente de trabalho tem apresentado resultados positivos para a detecção e o monitoramento de disfunções que acometem funcionários em diversas funções.

Nesse sentido, há diversas soluções que podem ser implementadas, como equipamentos, softwares, acessórios e suprimentos. Veja a seguir as principais características de alguns sistemas de medição e avaliação neuromuscular.

Biomovi

O Biomovi é um aparelho sem fio, leve e compacto que pode ser utilizado com um smartphone posicionado dentro de óculos de realidade virtual ou em paralelo, ligado a um sensor de captura de movimentos. Dessa forma, o usuário interage em um atraente cenário virtual através da contração muscular.

Sensores de ângulos, força e pressão

Esses sensores possibilitam diversos tipos de avaliações e tratamentos.

Conforme verificamos, a eletromiografia de superfície na saúde do trabalhador é um exame que pode ser utilizado para entender as disfunções neuromusculares. Nesse sentido, é importante optar por produtos e softwares de ótima qualidade — como os da Miotec — para garantir avaliações precisas e melhores direcionamentos terapêuticos.

As informações deste artigo foram esclarecedoras? Caso queira saber mais sobre as tecnologias apresentadas neste texto, entre em contato conosco!





    Sem Comentários
    Compartilhe

    Deixe seu comentário

    Concordo com os Termos de privacidade

    Voltar à Home
    Fechar