Conecte-se

    [/vt_socials]
    Conheça a nova sonda PelviFit Lite e sua importância no tratamento do assoalho pélvico

    Conheça a nova sonda PelviFit Lite e sua importância no tratamento do assoalho pélvico

    • 30 de agosto de 2019
    • por

    A sonda perineal vaginal PelviFit Lite é uma inovação de seu modelo anterior, utilizada para captar os sinais da eletromiografia e do biofeedback ou quando há necessidade de estimular a musculatura da região perineal. Trata-se de um suprimento essencial, que oferece excelentes resultados para o tratamento de mulheres que apresentam dificuldade em controlar a musculatura do assoalho pélvico (MAP) de maneira adequada.

    Neste artigo, vamos comentar sobre os principais aspectos da sonda PelvFit Lite, bem como as melhorias introduzidas nesse novo modelo e o seu potencial para o tratamento eficaz do assoalho pélvico.

    As funções e indicações para a utilização da sonda PelviFit Lite

    A sonda perineal vaginal PelviFit Lite funciona como uma ferramenta tanto para avaliações com a utilização da eletromiografia e tratamento com o biofeedback EMG, que visam ensinar as pacientes a utilizarem de forma correta a MAP, conforme comentamos a seguir.

    • avaliação com eletromiografia — permite avaliar a atividade e resposta elétrica da musculatura aos exercícios, para definir tratamentos, determinar a frequência da estimulação e terapias por biofeedback;
    • eletroestimulação — a sonda é introduzida para estimular o músculo por meio de pequenas descargas elétricas, que provocam contrações involuntárias para ajudar no entendimento da contração dos MAP.
    • biofeedback EMG — a sonda promove a percepção do movimento pélvico pela paciente, permitindo que ela exerça o controle da musculatura e possa visualizar na tela do computador as suas contrações.

    Embora as principais indicações da sonda visem o tratamento da incontinência urinária e fecal, bem como a reeducação neuromuscular e tratamento de disfunções sexuais – ela também é eficaz para o controle de outras doenças que podem atingir o assoalho pélvico.

    A importância da PelviFit Lite para o tratamento das disfunções da MAP

    Algumas das possíveis causas da incontinência urinária e fecal são a atrofia dos músculos e dos tecidos, bem como a degeneração do sistema nervoso e circulatório. Uma forma eficiente para tratar e reverter essa condição é a utilização de estímulos elétricos que ativam os circuitos neurológicos e as fibras musculares, responsáveis por impedir a saída involuntária da urina, fazendo com que funcionem de forma correta.

    De acordo com os especialistas Dominique Grosse e Jean Sengler, autores do livro Reeducação perineal, as melhores respostas podem ser obtidas com a utilização de uma sonda, já que ela fica mais próxima ao nervo pudendo, que é responsável pela sensibilidade do períneo.

    As vantagens do novo modelo PelviFit Lite em relação ao anterior

    Com base em feedbacks e sugestões de quem realmente trabalha com o produto, a Miotec foi em busca de inovações visando a melhoria da qualidade. Para tanto, contratou novos fornecedores de componentes com excelentes reputações no mercado, que apresentaram alinhamento com os nossos objetivos para suprir altas demandas com qualidade e pontualidade.

    Veja, a seguir, as principais vantagens do novo modelo PelviFit Lite em relação ao anterior.

    Novo design anatômico

    Por meio de estudos junto aos fornecedores e visando a melhoria na eficiência e conforto, a sonda PelviFit recebeu um formato mais anatômico. Esse é um aspecto muito importante, pois afeta diretamente a funcionalidade do produto.

    Maior facilidade para movimentos funcionais

    Outra alteração importante que fizemos na sonda foi a realocação do fio e a adição de um passa-fio, da parte da frente para uma angulação diferente, visando a facilitação dos movimentos funcionais.

    Melhor superfície de contato

    Também aperfeiçoamos a superfície de contato com a melhoria no acabamento da parte metálica da sonda, deixando-a mais agrupada e aumentando seu relevo.

    Mais eficaz para tratamento das disfunções do assoalho pélvico

    Com o novo design, maior facilidade de movimentação e melhoria na superfície de contato, a sonda PelviFit Lite se mostra mais eficaz para o tratamento das disfunções do assoalho pélvico, como a incontinência urinária e fecal.

    Mais segura em relação à higiene

    O novo modelo de sonda garante segurança total em relação à higiene, pois os dispositivos são descartáveis, esterilizados com álcool isopropílico e comercializados dentro de pacotes lacrados (com 10 unidades), sem riscos de contaminações.

    As características da nova sonda PelviFit Lite

    A sonda PelvFit Lite conta com alto padrão de qualidade, pois é confeccionada em material plástico ABS e contatos em aço inoxidável. Também conta com um design anatômico para facilitar a captação e transmissão de sinal. O objetivo desse produto é servir como suprimento dos sistemas de biofeedback de EMG e de estimulação muscular.

    Orientações para a utilização da sonda no paciente

    A sonda vaginal PelviFit Lite é fácil de ser utilizada. Veja, a seguir, o passo a passo das instruções de uso:

    • antes de abrir, verifique se a embalagem não foi violada;
    • recorte a embalagem de esterilização;
    • aplique um pouco de gel lubrificante nas partes metálicas e no bico da sonda para facilitar a introdução (não exagere na quantidade de gel);
    • insira e retire a sonda com o equipamento desligado;
    • nunca remova a sonda pelos cabos — sempre utilize o anel para introdução e retirada;
    • mantenha o anel do lado externo — jamais o introduza na vagina ou no ânus;
    • posicione as partes metálicas nas paredes laterais do orifício;
    • após o uso, lave em água corrente e descarte em lixo hospitalar.

    Os benefícios para as pacientes e profissionais da área

    A sonda perineal vaginal é uma grande aliada no tratamento de doenças que atingem o assoalho pélvico. Devido a sua alta sensibilidade à atividade do MAP, o dispositivo permite à paciente exercitar os músculos com eficiência, promovendo mais controle sobre o movimento, tipo de contração muscular e tempo de duração.

    Os resultados de terapias que fazem uso da sonda são mais notáveis que os obtidos com a reeducação manual. Nesse sentido, considerando a precisão dos dados, os fisioterapeutas conseguem proporcionar tratamentos mais curtos e obter avaliações mais exatas.

    Como vimos, em atendimento às sugestões e feedbacks dos clientes que utilizam os nossos produtos, a Miotec inovou ao implementar melhorias na qualidade da sonda PelviFit Lite. Para tanto, fomos em busca de novos fornecedores de componentes a fim de garantir mais conforto, segurança e eficácia ao suprimento para os sistemas de eletromiografia, biofeedback de EMG e estimulação muscular.

    Esperamos que tenha gostado de conhecer as inovações implementadas na sonda PelviFit Lite e saber sobre a sua importância para o tratamento do assoalho pélvico. Quer garantir o seu pacote de PelviFit Lite? Entre já na nossa loja virtual e garanta o seu!

     

    A Miotec tem a missão de entender as necessidades dos pacientes e de desenvolver soluções para dar suporte aos profissionais da área da saúde, para que eles tenham mecanismos mais eficientes a favor dos tratamentos feitos. Tendo como objetivo a melhoria das capacidades físicas e motoras daqueles que precisam de tratamentos fisioterapêuticos, a Miotec desenvolve diversos produtos para contribuir com a qualidade de vida dos pacientes.

    Ad
    Ad
    Ad
    Ad

    A Miotec

    Fundada em 2002, a MIOTEC atua na área da saúde, desenvolvendo, produzindo e comercializando ferramentas tecnológicas direcionadas à pesquisas e terapias de prevenção, reabilitação e monitoramento, objetivando melhoria do bem-estar e do desempenho físico humano.

    Conecte-se

    Instagram

    No posts available!
    ×