software-biotrainer

Software Biotrainer: saiba o que é e quais são seus benefícios

20/03/2019   POR MIOTEC - CONECTANDO TECNOLOGIA AO MOVIMENTO HUMANO

Em um processo de reabilitação, é fundamental que o profissional faça uso da tecnologia para proporcionar ao paciente resultados mais eficientes. Desta forma, o Software Biotrainer aparece como um aliado para reforçar a qualidade no atendimento em sua clínica.

Investimento em inovação é um diferencial que você precisa ter para atrair o seu público e, com isso, poder ajudar mais pessoas a voltarem a se recuperarem com mais agilidade. Afinal, as tecnologias que são usadas nos tratamentos que envolvem reabilitação muscular passam por constantes inovações. Por esse motivo, contar com o auxílio de ferramentas que ajudam a quantificar as contrações musculares durante uma determinada atividade funcional é muito importante.

Neste artigo vamos mostrar a você o que é o Software Biotrainer e quais são os benefícios que ele oferece aos pacientes. Continue a leitura e saiba como funciona essa inovação!

O que é Software Biotrainer?

O Biotrainer é um software de biofeedback, que faz parte do MiotecSuite. Funciona em conjunto com o sistema de aquisição de dados Miotool, ou New Miotool da Miotec. O sistema de aquisição de dados faz a captação de sinais biológicos, como eletromiografia, força ou pressão, e envia essas informações para serem impressas em tempo real na tela do computador por meio do software Biotrainer.

Por ser um software de Biofeedback, geralmente é utilizado na fase do tratamento. No início, o profissional de saúde iniciará a introdução ao biofeedback com o objetivo de aumentar a propriocepção do paciente. Para tanto, serão utilizados protocolos de fácil compreensão, livres ou contínuos com objetivos mais didáticos.

O Biofeedback eletromiográfico ajuda o paciente a ter consciência de como utilizar os músculos da maneira adequada durante atividades funcionais e, com isso, possa executar melhor os seus movimentos devido a maior consciência muscular. Nesse momento, pode-se fazer uso de telas lúdicas.

Em suma, essa tecnologia é utilizada para reeducar a musculatura do paciente.

Principais funcionalidades

A seguir, listamos as principais funcionalidades do Software Biotrainer para você entender melhor como ele pode ajudá-lo a oferecer um atendimento de ponta aos seus pacientes:

  • possibilidade de criação de protocolos compostos de atividades com tempo e limite definido, biofeedback sonoro abaixo e acima do limite, com escolha de arquivos sonoros em formato mp3;

  • visualização do sinal normalizado por CVM (Contração Voluntária Máxima) ao longo do tempo, em forma de linha ou com temas lúdicos;

  • visualização lúdica com telas animadas para tratamento infantil com uma variedade de temas, como fada, avião, balão, asa-delta e peixe. O software também permite a utilização dos Biogames para terapia virtual. O jogo é controlado por meio da contração muscular, oferecendo temas como trens e guitarra;

  • cadastro do paciente e das sessões de biofeedback realizadas. O software permite ao profissional conseguir acompanhar o progresso do paciente, comparando o histórico de sessões e seus dados estatísticos;

  • disponibilização da impressão de relatórios completos das sessões realizadas, demonstrando de forma quantitativa e fidedigna a evolução do paciente no tratamento.

Em quais tratamentos ele é utilizado?

O Software Biotrainer pode ser utilizado para reeducar a musculatura, possibilitando a mudança do padrão de contração muscular. Na Terapia Fonoaudiológica, por exemplo, ele realiza o monitoramento das funções fisiológicas orofaciais, como a respiração, deglutição, fala, mastigação e mímica facial.

Porém, não é apenas para esse tipo de tratamento que essa tecnologia é indicada. Confira, a seguir, quais são os outros tratamentos em que esse equipamento também pode ser empregado:

Quais são os benefícios do Software Biotrainer?

Ao utilizar o Software Biotrainer na sua clínica, logo você perceberá a evolução positiva dos seus pacientes. Com isso, eles também se sentirão satisfeitos com o tratamento e você se tornará uma autoridade no assunto.

Assim, sempre que precisarem desse tipo de serviço, eles vão procurá-lo imediatamente — sem contar na possibilidade de eles indicarem a sua clínica para amigos e familiares. Isso tudo só é possível porque o Software Biotrainer ajuda o paciente a:

  • entender a contração muscular;

  • saber o que é sinergismo muscular e a relação entre músculo antagonista e agonista;

  • melhorar a sua coordenação intra e intermuscular;

  • isolar a musculatura que não deve exercer ação sobre o movimento.

Como funciona o treinamento online da Miotec?

O treinamento online no software é o mesmo do Treinamento online — Software MiotecSuite. O usuário recebe um login e senha para acessar a área de treinamento e, então, ele conseguirá ter acesso a todo o conteúdo.

Na área de membros, o usuário consegue visualizar as videoaulas divididas em 5 módulos que abordam a utilização dos equipamentos de eletromiografia e, também, os softwares integrantes do MiotecSuite, fornecidos pela Miotec:

  • módulo 1 — Passos Iniciais;

  • módulo 2 — Pacientes;

  • módulo 3 — Calibração;

  • módulo 4 — Miograph;

  • módulo 5 — Biotrainer;

O módulo 5 é totalmente dedicado ao Biotrainer e aborda:

  • introdução ao Biotrainer;

  • configuração da coleta — sensores e coleta da CVM;

  • criação de protocolos no Biotrainer;

  • coleta com protocolo contínuo no Biotrainer;

  • coletas com protocolos da Miotec no Biotrainer;

  • visualização temática no Biotrainer;

  • análise do sinal;

  • relatório no Biotrainer;

  • introdução aos Biogames;

  • demonstração dos Biogames;

O treinamento na forma online apresenta vários benefícios, pois ele é organizado em módulos com possibilidade de pesquisa e tem acesso vitalício, possibilitando que o profissional acesse o conteúdo a qualquer hora e local, desde que tenha acesso à internet.

Como as aulas são 100% online, você deve estar se perguntando como as suas dúvidas serão esclarecidas, certo? Pois bem, a Miotec conta com uma equipe preparada para oferecer suporte sempre for necessário. É preciso apenas enviar seu questionamento para o e-mail [email protected] e, em breve, você terá uma resposta de um de nossos especialistas.

Como você pode observar, o Software Biotrainer proporciona diversos benefícios. Além disso, não é preciso se preocupar por não saber usá-lo, pois a Miotec oferece o treinamento necessário para que todo processo seja realizado da maneira correta, a fim de proporcionar os melhores resultados para os seus pacientes.

Quer ter acesso a essa tecnologia de ponta para oferecer um atendimento de qualidade em sua clínica? Então, entre em contato conosco e saiba o que podemos fazer por você.





    (1) Comentários
    Compartilhe

    Deixe seu comentário

    Concordo com os Termos de privacidade

    Voltar à Home
    Fechar