O empreendedorismo representa uma batalha diária que envolve enfrentar desafios e caminhar sempre junto às inovações
O mercado de trabalho é uma caixinha de surpresas, e a jornada rumo à busca de emprego representa um desafio para muitos, principalmente após a conclusão de algum curso superior. É comum que alguns busquem carreiras no setor público ou, ainda, uma atividade com carteira assinada; outros, porém, vão se aventurar no empreendedorismo.
Há dois tipos de motivações para começar um negócio: o primeiro é dado pela necessidade. A pessoa, na maioria das vezes, começa um negócio para solucionar o problema da falta de renda, ocasionado por demissões, fechamento de postos de serviço e a “falta de oportunidade” naquelas duas primeiras opções (setor público e carteira assinada), entre outros fatores.
O segundo caso é devido à oportunidade. O indivíduo tem uma habilidade ou formação específica e busca, por meio dela, satisfazer alguma necessidade da sociedade em que está inserido, com seu capital intelectual e material. Uma das características comuns a quem escolhe ser empreendedor por este motivo é o melhor planejamento dos processos e capital financeiro.
Vale dizer que qualquer que seja a razão pela qual a pessoa decide chefiar a si própria, é preciso ter em mente que essa atividade envolve riscos, e exige bastante consciência nas escolhas.
O empreendedorismo pede atenção
Tomar decisões é algo bastante complicado, e quando se trata de tocar os próprios negócios, não fica nada mais simples.
Uma pesquisa do Sebrae, realizada em 2020, afirma que 3 em cada 10 negócios fecham antes de completarem 5 anos. Conforme a Revista Exame, isso acontece por três principais motivos: falta de planejamento, desconhecimento de gestão e comportamento empreendedor.
Isso nos mostra que escolher um determinado caminho implica também em calcular consequências. Já que o mundo dos negócios envolve diversas variáveis, por exemplo: economia, demanda de clientes, qualidade do serviço oferecido, diferencial do seu trabalho e muito mais.
Além disso, como dita a máxima de que “toda preferência requer uma renúncia”, o empreendedorismo também gira em torno de definições de percursos. Note-se: o preparo demanda tempo e, muitas vezes, o espaço necessário é encontrado à noite. Logo, em determinadas situações será necessário abandonar sua rotina e readaptá-la para alcançar o ponto que almeja.
Portanto, o foco e empenho na atividade profissional são de extrema importância para que um negócio sobreviva. Muitas vezes esses dois pontos são convertidos em horas e horas em atividades de administração.
Simule agora sua realidade de atendimentos e compare com os ganhos que poderão surgir após o investimento em tecnologia. Clique no banner abaixo!
Busque sempre inovar
As novidades funcionam como um grande motor das empresas e, muitas vezes, são responsáveis, junto à qualidade, por motivar alguém a adquirir uma mercadoria. Por exemplo: com a ascensão das redes sociais, a demanda por fotos aumentou bastante, bem como o consumo de smartphones. Entendendo essa dinâmica, as empresas do ramo passaram a colocar câmeras frontais em aparelhos celulares e investir em constantes melhoramentos, e esse fato somado a outras “inovações” dos smartphones têm sustentado por vários anos o crescimento de vendas no setor..
A fisioterapia não foge à regra. Investir em técnicas mais precisas aumentando a qualidade dos diagnósticos e tratamentos é um excelente caminho para fidelizar e conseguir novos clientes. A fisioterapeuta pélvica Patrícia Diniz é um exemplo disso. “As mudanças são constantes para tentar melhorar a cada dia. Você nunca será bom o suficiente e nem deve ser, senão você vai estagnar”, conta a profissional, em um de nossos Cases de Sucesso.
De acordo com Larry Keeley, um empresário especialista em inovação e criador de um modelo sobre o tema que carrega seu nome, existem 3 categorias de melhoramentos que podem ser divididas em 10 subgrupos, e as novidades devem sempre andar em conjunto com as necessidades e desejos do cliente que se deseja atingir, seja na forma de produtos, serviços ou comunicação com o público. São elas:
- Inovação de configuração:
- modelo de lucro;
- rede;
- estrutura;
- processo.
- Inovação de oferta:
- desempenho de produto;
- sistema de produto.
- Inovação de experiência:
- serviço;
- canal;
- marca;
- envolvimento com o cliente.
Portanto, sempre que pensar em inovação considere, em um primeiro momento, qual necessidade do seu cliente ou paciente é mais urgente.A partir daí basta selecionar o investimento mais correto a ser feito e aguardar o retorno.
A Miotec é um caminho para inovação
Estar de acordo com as demandas do mercado é fundamental para atender os clientes e novos lides. A Miotec possui equipamentos que foram feitos e testados por fisioterapeutas, buscando oferecer a melhor performance e uma ótima experiência aos que fazem uso do produto, além de claro, conciliar tudo isso a procedimentos humanizados.
O New Miotool de 4 ou oito canais é exemplo disso. A tecnologia oferece a verdadeira eletromiografia (EMG), possibilitando aos profissionais de fisioterapia e de outras áreas realizarem um trabalho de biofeedback visual, além de proporcionar o tratamento de disfunções e lesões por meio da gameterapia.
A EMG é uma técnica em que, usando os sinais mioelétricos (provenientes da atividade muscular), consegue-se mapear o desempenho de uma determinada musculatura, avaliando os níveis de contração, tônus, trabalho de relaxamento e ativação dentre outras coisas. Enquanto que o uso de jogos para procedimentos terapêuticos promove um maior dinamismo e diminui as chances de abandono do tratamento por parte dos pacientes.
Há também a sonda manométrica Previni que, além de possibilitar o acompanhamento da situação da musculatura pélvica da paciente, permite o ganho de tônus e traz como opção o treino para o momento do parto, reforçando a estrutura vaginal.
Gostou? Leia mais dos nossos conteúdos aqui no nosso blog e assine nossa newsletter para estar sempre por dentro.
Você também pode gostar: Maternidade: o bem-estar da gestante como prioridade
Urofluxometria: entenda por que essa é a melhor escolha para exames menos invasivos e precisos