O equilíbrio do corpo é muito importante para a prevenção de lesões musculares, devendo ser priorizado no desenvolvimento de tratamentos de saúde e de programas atléticos. O equilíbrio é um conceito para designar quando as forças dos grupos agem em igualdade, sem diferença entre as partes e sem sobrecarregar nenhuma delas.
As boas práticas com o corpo trazem resultados duradouros e preservam os músculos de desgastes maiores, significando uma harmonização de forças para o bem-estar durante as atividades físicas e na vida cotidiana. Confira as melhores técnicas para favorecer o equilíbrio e evitar lesões musculares lendo este post!
Musculação preventiva
Fortalecer os músculos certos no amparo e sustentação dos principais grupos de força pode ser feito por um trabalho direcionado da musculação. Por exemplo, os dorsais e abdominais podem ajudar a prevenir lesões na coluna.
Aumentar a massa óssea auxilia pessoas da terceira idade no fortalecimento dos músculos e na flexibilidade, o que pode ser conquistado com exercícios proprioceptivos. Eles devem ser orientados por um fisioterapeuta, com especialidade para esse tipo de público.
Avaliação aprofundada
Todo o trabalho para equilibrar os músculos deve ser feito acompanhado por um profissional de fisioterapia, pois ele lança a melhor estratégia para harmonizar as forças do corpo. A identificação precoce de possíveis mecanismos assimétricos de força pode ser realizada com uma boa avaliação médica ortopédica.
Músculos e articulações antagonistas devem ser medidos pela amplitude de flexores, extensores e pelos graus de força excêntricas e concêntricas. Quando há diferença superior a 15% entre as resistências musculares, as chances de lesões são consideradas altas.
Práticas de aquecimento
Preparar o corpo do jeito certo para as atividades físicas pode poupar grandes desgastes musculares. Quanto mais intenso e vigoroso, maior será a necessidade de um aquecimento assistido para não dar chance para as lesões.
No frio, os músculos perdem elasticidade, tornando-se mais vulneráveis aos impactos de práticas intensas. Ao aquecer e/ou alongar a musculatura, promove-se um relaxamento essencial para minimizar o risco das lesões durante os exercícios, aumentando também a resistência.
Acompanhamento de atletas
Nos esportes, os desequilíbrios podem trazer sérias contusões, podendo interferir ou mesmo interromper a carreira de atletas. Para suportar altos impactos, a musculatura deve ser fortalecida e preparada conforme a atividade realizada.
Em fases de treinamento e pré-competições, os fisioterapeutas costumam inserir na rotina de treinos do atleta exercícios excêntricos para manter ou recobrar o equilíbrio de certo grupo muscular. Esse tipo de prática ajuda a fortalecer o corpo e torná-lo mais flexível.
O atleta deve procurar sempre um profissional de formação acadêmica reconhecida para orientar as avaliações de diagnóstico e desenvolver um tratamento individualizado, dando atenção a cada caso para uma evolução mais assertiva.
Modificar alguns hábitos diagnósticos e de preparação para as atividades físicas pode surtir mais resultado do que o esperado. Com o acompanhamento correto, as lesões musculares ficam ainda mais distantes da realidade de atletas e pessoas que praticam atividades físicas diversas.
E então, o que você achou das nossas dicas? Ficou com alguma dúvida? Conte tudo para nós aqui nos comentários. Até mais!