Fisioterapia dermato funcional: entenda o que é e como funciona essa especialidade, além de descobrir suas áreas de atuação e os principais tratamentos!
A fisioterapia é o ramo dos cuidados com a saúde responsável por prevenir e tratar distúrbios biomecânicos. Por sua vez, a fisioterapia dermato funcional, voltada para procedimentos terapêuticos da pele e dos músculos, é usada para prevenir e recuperar disfunções de forma a obter resultados e melhoras estéticas e funcionais.
Como proporciona benefícios para o corpo, esse tipo de tratamento tem como objetivo promover qualidade de vida. Para conhecer um pouco mais sobre essa especialidade, acompanhe o post e veja por que ela pode ser indicada a diversos tipos de pacientes.
O que é a fisioterapia dermato funcional?
A fisioterapia dermatofuncional é uma especialidade da fisioterapia que atua na prevenção e no tratamento de disfunções estéticas e funcionais da pele e outros elementos do sistema tegumentar, como unhas, pelos, glândulas e nervos. Ela abrange áreas diversas como, por exemplo, pré e pós-operatório de cirurgias plásticas e bariátricas, dermatologia, angiologia, linfologia, estética, cosmetologia e queimados, promovendo a recuperação e o bem-estar do paciente.
Embora também sejam problemas de saúde, a acne, a celulite, o envelhecimento da pele e a gordura localizada dividem o campo das disfunções estéticas. Nesse sentido, a dermato funcional previne e investiga as principais causas de uma disfunção de modo a restabelecer as características saudáveis e naturais da pele. Para isso, o profissional da área desenvolve tratamentos que cuidam desses distúrbios e devolvem as características saudáveis ao corpo. Veja, a seguir, quais são os principais deles!
Drenagem linfática
A drenagem linfática favorece a circulação do sangue e a oxigenação das células. Assim, ao eliminar as toxinas do corpo, o procedimento diminui a retenção de líquidos, ajuda a melhorar o aspecto da celulite e, consequentemente, reduz medidas.
Limpeza de pele
Para combater o envelhecimento precoce, a limpeza de pele remove impurezas e devolve o aspecto saudável da pele. Certamente, quando faz parte da rotina de cuidados, ajuda a controlar a oleosidade, bem como a combater a acne, e ainda melhora o resultado de cirurgias plásticas.
Ultrassonografia
Muito usado para combater a celulite e diminuir a gordura localizada, o tratamento com ultrassom consiste na massagem das áreas afetadas para diminuir os nódulos de gordura acumulados. Assim, os profissionais podem realizar o procedimento com ou sem cosméticos.
Outras possibilidades da Dermatofuncional:
- Peeling (físico e químico);
- Massoterapia;
- Laserterapia;
- Eletroterapia não-invasiva;
- LIP (Luz Intensa Pulsada);
- Crioterapia;
- Endermoterapia;
- Radiofrequência.
Em que situações a fisioterapia dermato funcional é indicada?
O especialista dermato funcional atua, principalmente, para reabilitar o corpo e a pele após as seguintes situações:
- fraturas;
- hábitos inadequados;
- deformações causadas por aspectos genéticos;
- doenças decorrentes de lesões cerebrais;
- cuidados pré e pós-operatórios (de plásticas reparadoras, cirurgias bariátricas e procedimentos estéticos no geral).
Dessa forma, ele cuida da recuperação do corpo e da postura e ajuda a minimizar dores após episódios que comprometem a cognição ou quando há redução motora. Além disso, o fisioterapeuta pode também proceder preventivamente. Nesse caso, ele oferece, por exemplo, cuidados com a saúde de trabalhadores ou atletas com o objetivo de diminuir o risco de lesões.
✓ Conheça o New Miotool da Miotec
Quais são as 7 áreas da fisioterapia dermato funcional?
De acordo com o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO), a Fisioterapia Dermatofuncional abrange as seguintes áreas de atuação:
- Pré e Pós-operatório de Cirurgia Plástica
- Pré e Pós-operatório de Cirurgia Bariátrica
- Angiologia e Linfologia
- Dermatologia
- Estética e Cosmetologia
- Endocrinologia
- Queimados
Sobretudo, essas áreas englobam desde o suporte na recuperação de cirurgias até tratamentos para problemas vasculares, dermatológicos e metabólicos, sempre com foco na reabilitação e no bem-estar do paciente.
Qual a diferença entre a dermatofuncional e a dermatologia?
Diferentemente do médico dermatologista, o profissional dermato funcional não pode receitar nem ministrar medicamentos. Acima de tudo, a denominação dermato funcional inclui a restauração e a melhoria do sistema tegumentar. Por isso, passa a ser a parte estética do resultado obtido pelo tratamento.
Dessa forma, as ações dermato funcionais devem ser sempre acompanhadas por um dermatologista responsável. E isso inclui a aplicação de peeling, drenagem linfática e demais procedimentos.
Portanto, ao elevar o bem-estar e a qualidade de vida, a fisioterapia dermato funcional vai muito além da estética. Afinal, como cuidam do corpo e de suas disfunções, os tratamentos buscam melhorias integradas e resultados duradouros.
✓ Leia também: Os principais eventos de Fisioterapia em 2025
Conheça a Miotec!
Gostou deste conteúdo? Para acessar mais novidades no campo da saúde e da fisioterapia, acompanhe nossas redes sociais! Com mais de duas décadas de história, a Miotec é uma referência no mercado brasileiro, oferecendo soluções tecnológicas para fins clínicos e terapêuticos.
Leve sempre qualidade de vida aos seus pacientes! Visite nossa loja online para conferir nossos produtos e inovações na área da saúde!
Siga a Miotec também nas redes sociais para ter sempre acesso a mais conteúdos e atualizações!
E continue acessando também nosso blog para mais dicas e novidades!
Até a próxima!