Conecte-se

    [/vt_socials]
    Entenda como atua a Fonoaudiologia Estética

    Entenda como atua a Fonoaudiologia Estética

    • 2 de agosto de 2019
    • por

    A fonoaudiologia estética é uma nova área de atuação para os fonoaudiólogos e trata as alterações musculares da face por meio de técnicas específicas e de exercícios faciais.

    É uma alternativa natural e não invasiva para atenuar os problemas estéticos, buscando o equilíbrio da musculatura orofacial. Além de reeducar as funções da respiração, fala, mastigação e deglutição, suaviza as rugas de forma simples e eficaz.

    Neste artigo abordaremos o conceito de fonoaudiologia estética, como ela funciona, os procedimentos utilizados e o tempo médio de tratamento. Continue a leitura para saber mais!

    Como o profissional pode atuar na área

    Há algum tempo a fonoaudiologia estética já é objeto de estudos que observaram um estreito relacionamento entre as marcas de expressão ao redor da boca e a forma como as pessoas utilizam a musculatura oral.

    As rugas podem ser provocadas por determinadas posturas e pela repetição de movimentos utilizados para a mastigação, deglutição, respiração e fala.

    Essa especialidade tem como objetivo trabalhar a musculatura facial por meio de exercícios específicos, bem como fornecer orientações para que os pacientes adquiram consciência das suas expressões e hábitos, visando modificá-los e obter mais saúde e beleza.

    Nesse sentido, o fonoaudiólogo pode atuar nos seguintes tratamentos:

    • procedimentos pré e pós-cirúrgicos, especialmente em cirurgias da face;
    • mudança de hábitos e qualidade de vida — para atenuar tensões musculares nas regiões cervical e facial com reflexos no relaxamento corporal;
    • tratamento preventivo e estético — ·procedimentos para homens e mulheres a partir dos 30 anos que desejam postergar os sinais de envelhecimento.

    Os procedimentos podem ser efetuados em parceria com profissionais de áreas correlatas, como cirurgia plástica, dermatologia, geriatria, nutrição, ortodontia e odontologia estética.

    Tempo médio de tratamento

    Em geral, o tratamento é concluído em dez sessões semanais, com a duração de 50 minutos cada. Além disso, são recomendados exercícios diários para fazer em casa, com a duração de 15 minutos, objetivando a tonificação da pele.

    Benefícios da fonoaudiologia estética

    Com base em relatos de voluntários que participaram de um estudo sobre os efeitos da fonoaudiologia estética, os resultados dos procedimentos foram considerados bastante satisfatórios.

    Houve sensação de bem-estar devido a mudanças de condições funcionais e uma percepção visual significativa na redução das marcas de expressão e das rugas.

    Também foi observada uma melhoria nos seguintes aspectos:

    • simetria dos olhos;
    • tonicidade das pálpebras e do filtro;
    • aumento da abertura da narina esquerda — o que contribuiu para a redução da assimetria das narinas;
    • sulco nasolabial direito e esquerdo menos assimétricos;
    • adequação funcional na tonicidade e simetria das bochechas, postura de cabeça e tonicidade do pescoço.

    Procedimentos

    Durante as sessões são realizadas manobras específicas de manipulação facial, bem como exercícios de estimulação e relaxamento de grupos musculares.

    Também são utilizados exercitadores faciais para conscientizar os pacientes sobre os movimentos que causam as linhas de expressão.

    Técnicas utilizadas

    Em geral, as técnicas utilizadas nos procedimentos são:

    • drenagem linfática manual — massagem com o objetivo de direcionar e aumentar o fluxo linfático, removendo o excesso de líquido;
    • crioterapia — uso do frio para estimular a contração muscular e aumentar o tempo de sustentação dos exercícios faciais;
    • eletroestimulação — associada a exercícios faciais para o fortalecimento e contração muscular, definição das bochechas e do contorno.

    Entre as diferentes técnicas, a eletromiografia pode contribuir de forma significativa para o tratamento estético. Por meio dos sinais de eletromiografia e biofeedback é possível avaliar o disparo das fibras musculares de forma efetiva, ensinando ao paciente o modo correto de utilizar a musculatura para atingir um objetivo.

    Nesse sentido, o New Miotool é um sistema de aquisição de dados nas versões Wireless e USB de fácil utilização. É ideal para fins clínicos e de pesquisa por tornar a experiência com a eletromiografia prática e funcional.

    Como vimos, a fonoaudiologia estética desponta como um novo nicho de atuação para os fonoaudiólogos, visando a prevenção e o tratamento de rugas, marcas de expressão e assimetrias faciais. Dessa forma, é importante buscar informações correlatas e utilizar equipamentos que ampliam e asseguram a eficácia dos procedimentos.

    Agora que você já sabe a respeito da atuação da fonoaudiologia estética, veja mais detalhes sobre a utilização de eletromiografia e biofeedback em áreas de fonoaudiologia e odontologia.

    A Miotec tem a missão de entender as necessidades dos pacientes e de desenvolver soluções para dar suporte aos profissionais da área da saúde, para que eles tenham mecanismos mais eficientes a favor dos tratamentos feitos. Tendo como objetivo a melhoria das capacidades físicas e motoras daqueles que precisam de tratamentos fisioterapêuticos, a Miotec desenvolve diversos produtos para contribuir com a qualidade de vida dos pacientes.

    Ad
    Ad
    Ad
    Ad

    A Miotec

    Fundada em 2002, a MIOTEC atua na área da saúde, desenvolvendo, produzindo e comercializando ferramentas tecnológicas direcionadas à pesquisas e terapias de prevenção, reabilitação e monitoramento, objetivando melhoria do bem-estar e do desempenho físico humano.

    Conecte-se

    Instagram

    ×