Instagram para fisioterapeutas

Instagram para fisioterapeutas: 5 dicas valiosas de como usar a plataforma

04/07/2018   POR MIOTEC - CONECTANDO TECNOLOGIA AO MOVIMENTO HUMANO

O profissional que não está presente na internet hoje em dia, desperdiça a oportunidade de ter seu trabalho conhecido por uma infinidade de pessoas. O Instagram, por sua vez, é uma das redes sociais que mais cresce no mundo e, através do engajamento que ela propicia com seus seguidores, é uma das mais efetivas plataformas sociais na conversão de fãs em pacientes.

Hoje, 90% dos meus pacientes no consultório são provenientes da internet e nesse artigo eu vou te contar 5 dicas valiosas sobre o Instagram. Todas essas dicas funcionaram comigo e eu as utilizo na minha prática profissional.

1. O instagram precisa de alicerces!

Assim como um prédio, o seu perfil profissional precisa de alicerces que possam estruturar o seu Instagram. Em outras palavras, você precisa responder algumas perguntas sobre o que você quer projetar no seu perfil e isso te ajudará a crescer!

Primeira pergunta: qual o seu objetivo no instagram? Você quer um número maior de seguidores, ou você quer mais engajamento? O seu perfil é para que os seus pacientes, ou para outros fisioterapeutas? São questionamentos importantes, pois, por exemplo, se você atende em uma cidade pequena, não tem porque achar que só terá sucesso quando tiver 100mil seguidores, se você foca em pacientes, não tem porque falar linguagem acadêmica.

Segunda pergunta: é possível atingir esse objetivo no instagram? Essa pergunta é importante, pois muitos de nós atendem públicos que não são usuários da plataforma, como por exemplo os idosos. Nesse caso, ou você direciona o seu conteúdo para os familiares desses pacientes, que são mais jovens, ou você muda de estratégia.

A terceira, e mais importante pergunta: por que alguém me seguiria? Em geral, as pessoas seguem profissionais da saúde pelo conteúdo que nós, detentores do conhecimento, fornecemos de forma leiga. Então, encontre qual o motivo que vai fazer com que as pessoas se encantem pelo seu perfil e invista nisso!

2. Cuide do seu cartão de visita - BIO e Destaques

Sabe aquela expressão “a primeira impressão é a que fica”? Ela é bem verdade. A primeira coisa que as pessoas veem ao entrar em contato com o seu perfil é a sua BIO - espaço de descrição do seu perfil - e os destaques - espaço com stories que você determinar.

Por isso, uma dica para fazer as pessoas se identificarem com o seu perfil já na primeira impressão é falar “humanês”. Isso mesmo, se esforçar para escrever uma descrição que qualquer pessoa entenderia, não apenas seus colegas fisioterapeutas.

Já foi constatado que as pessoas se conectam muito mais com outras pessoas do que com negócios, então tente falar uma linguagem que não seja tão profissional, para aproximar os seguidores da pessoa que você realmente é.

Como há pouco espaço na BIO, vá direto ao ponto. Explique o que você é, a sua cidade, alguma indicações. Como o número de caracteres é pequeno, não coloque todas as suas especializações ou coisas como o seu signo, as pessoas querem saber um motivo para segui-lo.

Colocar vídeos em destaques, é uma grande oportunidade de você demonstrar autoridade no assunto que você domina. Fale sobre algum conteúdo de forma leiga, mas que através da educação do paciente você já estará contribuindo muito para ele!

3. Saiba que conteúdo postar

As pessoas são egoístas, elas seguem os outros querendo algo em troca! E você provavelmente vai retribuí-las com muito conteúdo sobre o que domina. Quando você não tem ideias do que postar, uma dica é utilizar sacadas que você tem no consultório. Aquela pergunta que um paciente te fez, alguma orientação geral que você deu.

Mas cuidado: conteúdo que envolva promoção da saúde, você pode sim promover no seu perfil, mas não pode fornecer nenhuma orientação individualizada, pois isso caracteriza consulta e o nosso conselho considera isso como antiético com a profissão.

É importante que você tenha frequência, não ficar postando uma vez a cada 15 dias. Quanto maior a frequência, maior o contato que os seus seguidores vão ter com você e isso facilita que eles amadureçam a ideia em te contratar como fisioterapeuta!

Postar conteúdo da saúde é muito interessante, pois prova para a sua audiência que você sabe o que está falando. Isso, além de aumentar a sua credibilidade, também favorece que você se torne uma autoridade no assunto a medida que você cresce.

4. Gere (muito) engajamento

Engajamento é a chave de um perfil profissional de sucesso. Lembra que eu falei que as pessoas se conectam mais com pessoas do que com negócios? Por isso, para gerar engajamento, grave vídeos com o seu rosto, mostrando para as pessoas o profissional que está por trás desse perfil.

Mostre que você não é inacessível, pedindo para as pessoas comentarem nos seus posts, te enviarem directs. Outra forma bem fácil de iniciar uma geração de engajamento são as enquetes, que mostra para as pessoas que você está querendo a opinião delas também.

Tudo isso aciona um gatilho mental da reciprocidade, pois quando você se coloca a disposição, mostra a importância da opinião do outro, responde uma pergunta, as pessoas se tornam gratas a você e vão querer retribuir de alguma forma. Pode ser em agendamento, pode ser falando bem de você, chamando novos amigos para te seguirem, etc.

5. A novidade do momento - IGTV - e a geração de autoridade

Os vídeos são formas de gerar conexão com as pessoas, de demonstrar seu conhecimento e, através disso, se tornar uma autoridade no assunto para as pessoas que te seguem. O IGTV é uma inovação que foi lançada há poucas semanas no Instagram e é bem promissora.

Lá no IGTV você pode postar vídeos mais longos e que ficam armazenados num feed como o que você tem no seu perfil. Além disso, ele permite que você faça links do stories diretamente para lá, o que facilita que as pessoas estejam rapidamente em contato com seus vídeos.

O IGTV é uma grande aposta minha e de vários profissionais que atuam com o Instagram. Quem se inserir nesse início, irá aproveitar o grande tráfego orgânico (aquele que não precisamos pagar), uma vez que ainda há pouca gente lá.

Gostou dessas dicas? Então coloca elas em prática! Aproveite para conhecer mais sobre o curso Fisioterapeuta SMART onde eu ensino o método passo a passo para atrair mais pacientes utilizando o Marketing Digital. E se quiser compartilhar a sua opinião comigo aqui nos comentários, vou adorar saber!

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