fisioterapia para saúde da mulher

Como usar a fisioterapia para a saúde da mulher? Saiba mais!

11/07/2018   POR MIOTEC - CONECTANDO TECNOLOGIA AO MOVIMENTO HUMANO

A fisioterapia para saúde da mulher pode beneficiar você em diversos sentidos, pois essa é uma área bem ampla e oferece diversas possibilidades aos profissionais. Nesse momento, você pode aproveitar a evolução da tecnologia para promover o bem-estar de seus pacientes com mais eficiência.

O organismo das mulheres sofre uma constante transformação e, assim, vários problemas de saúde podem afetá-las ao longo de suas vidas e, por isso, elas precisam recorrer a especialistas para eliminar, de uma vez por todas, esses problemas.

Sendo assim, resolvemos escrever este artigo para mostrar a você 3 áreas da fisioterapia voltadas para a saúde da mulher para informá-lo melhor sobre o assunto. Acompanhe!

Fisioterapia para gestantes

Durante a gravidez, a realização de atividades de impacto são extremamente contraindicadas. No entanto, alguns exercícios fisioterápicos leves podem ser indicados para ajudar a gestante a reduzir os riscos. Além disso, hoje em dia existem dispositivos que permitem o aumento da consciência e flexibilidade da musculatura do assoalho pélvico na preparação para o parto.

Nesse momento, fisioterapia pode ajudar até em alguns casos de gravidez de alto risco, pois ela diminui as chances do desenvolvimento de trombose e, também, alivia os efeitos fisiológicos, garantindo a estabilidade do fluxo sanguíneo no útero.

No geral, a fisioterapia ajudará a gestante a ter consciência de suas limitações e potencial e, assim, ela contribui para a diminuição do estresse — um dos grandes vilões da gestação. Além de tudo isso, os inchaços serão diminuídos, assim como os desconfortos e dores.

Mas não pense que os benefícios se estendem apenas à gestação. O pós-parto também pode ser beneficiado com a fisioterapia, pois ela ajudará a diminuir as dores e auxiliará no combate à depressão pós-parto. Ademais, também vai auxiliar na prevenção de disfunções pélvicas.

Fisioterapia para melhorar a vida sexual

A sexualidade é cercada de tabus, os quais podem agravar os problemas de disfunções sexuais. Algumas mulheres, por exemplo, têm dificuldade em atingir o orgasmo, muitas vezes, sentem dores na hora da relação sexual e, com isso, a dificuldade de lubrificação aumenta e a libido também.

Nesse momento, a fisioterapia pode se tornar uma grande aliada da mulher, pois ela ajudará a reeducar o assoalho pélvico, ajudando a paciente a entender como funciona a sua linguagem corporal, harmonizando a função erótica de ambos, aumentando, assim, o prazer e rendimento sexual.

Além disso, a fisioterapia ajuda a combater a dor pélvica crônica, uma doença muito séria que interfere na vida social, conjugal e profissional das mulheres. Nesse momento, o fisioterapeuta indicará exercícios que minimizarão as dores por meio da elevação da liberação de endorfinas, os quais auxiliarão a musculatura da pele a relaxar, a lidar com a dor e restaurar as funções desejadas pela paciente.

Fisioterapia para saúde da mulher na uroginecologia

A incontinência fecal e urinária compromete a qualidade de vida de todas as pessoas, no entanto, ela costuma se manifestar mais em mulheres do que em homens. No tratamento da incontinência fecal e urinária, a fisioterapia contribui para fortalecer o assoalho pélvico por meio de exercícios associados a alguns recursos, como o biofeedback e eletroestimulação.

A fisioterapia para saúde da mulher melhora a qualidade de vida e, assim, proporcionam um maior bem-estar, diminuindo os quadros de depressão, estresse e ansiedade pelo fato de não poder realizar algumas atividades básicas.

Nosso artigo foi útil para você? Então, não deixe de compartilhá-lo nas redes sociais e ajudar seus amigos a entenderem melhor sobre o assunto!





    Sem Comentários
    Compartilhe

    Deixe seu comentário

    Concordo com os Termos de privacidade

    Voltar à Home
    Fechar