Qual a importância do networking na fisioterapia e como realizá-lo?

23/10/2020   POR MIOTEC - CONECTANDO TECNOLOGIA AO MOVIMENTO HUMANO

O networking na fisioterapia é uma estratégia muito importante para fazer negócios e alavancar a carreira. Assim, seja como um empreendedor, seja como prestador de serviços para consultórios e clínicas de fisioterapia, é essencial que o fisioterapeuta crie e alimente sistematicamente uma rede de contatos com os seus pares.

Neste artigo, vamos explicar a importância do networking e dar dicas sobre como criar e ampliar a rede de contatos para ganhar maior visibilidade e obter sucesso profissional. Continue a leitura para saber mais!

A importância do networking para o fisioterapeuta

Para fisioterapeutas, o networking permite que haja um contato sistemático com empresas e outros profissionais da mesma da área, possibilitando a criação de oportunidades de parcerias ou até mesmo de investimentos diretos no seu negócio.

Muitas sociedades de sucesso começam em conversas informais e troca de ideias em um happy hour ou em eventos, como palestras, cursos e congressos. O relacionamento com outros profissionais da mesma área facilita o compartilhamento de experiências e a aprendizagem com as melhores práticas dos colegas para atração e fidelização de pacientes.

As melhores maneiras de fazer networking

Para fazer um bom networking, é importante valorizar a autoimagem profissional, demonstrando as atividades e especializações desenvolvidas. Uma das melhores formas para iniciar bons relacionamentos em redes sociais, como Instagram, Facebook e LinkedIn, é apresentar as experiências reais como cases de sucesso, explicando como alcançou um determinado resultado.

Já nos contatos pessoais, em cursos e eventos, o perfil profissional e o comportamento devem refletir a imagem divulgada de maneira online. Veja, a seguir, algumas das principais formas de fazer um bom networking.

Mantenha contato com profissionais com os quais já estudou ou trabalhou

Um bom início de networking é buscar contatos antigos que se perderam no tempo, como amigos de faculdade, ex-chefes, entre outros. Assim, é possível que, ao retomar alguns desses relacionamentos, surja a oportunidade de conhecer uma terceira pessoa que também trabalha na área de fisioterapia.

Além disso, esses contatos podem gerar uma oportunidade para conhecer algumas das melhores clínicas de fisioterapia no Brasil ou exterior, que podem servir de inspiração para a abertura ou ampliação do seu próprio negócio.

Ajude outras pessoas

Ser lembrado como uma pessoa que aproxima contatos também é uma excelente maneira de estimular novas conexões, já que apresentar um profissional a outro pode gerar boas parcerias a eles. Isso também representa uma forma de entrega de valor que se agrega à imagem profissional.

Explore o LinkedIn

O LinkedIn permite criar conexões profissionais de maneira eficiente, mas é preciso saber como tirar o máximo proveito dessa ferramenta. É muito comum as pessoas aceitarem convites nessa rede social sem antes pesquisar sobre a pessoa. Nesses casos, é importante abrir o perfil para conhecê-la melhor e verificar se ela pertence a algum nicho de mercado interessante.

Outro aspecto relevante do LinkedIn são os lembretes que a plataforma emite quando as pessoas da sua rede de contatos são promovidas, mudam de emprego ou fazem aniversário. Esses são momentos que devem ser aproveitados para cumprimentá-las pelo evento, fazendo com que se lembrem de você.

Também é importante produzir artigos para publicar nessa rede social. A publicação de conteúdo é uma maneira eficaz de divulgar os seus conhecimentos e demonstrar a sua postura profissional.

Como vimos, o networking na fisioterapia tem um papel fundamental no sucesso do fisioterapeuta. Nesse sentido, para gerar novas oportunidades de negócios e crescimento profissional, é muito importante cuidar da autoimagem e alimentar a rede de contatos profissionais, tanto de maneira online quanto pessoal.

Gostou deste artigo? Siga as nossas redes sociais e acompanhe todas as postagens! Estamos no Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e YouTube!





    Sem Comentários
    Compartilhe

    Deixe seu comentário

    Concordo com os Termos de privacidade

    Voltar à Home
    Fechar