Bandagem elástica adesiva

O que você precisa saber sobre bandagem elástica adesiva

19/01/2023   POR MIOTEC - CONECTANDO TECNOLOGIA AO MOVIMENTO HUMANO

Se você acompanha esportes com frequência, com certeza já viu uma fita colorida colada em alguma parte do corpo de um atleta. A bandagem elástica adesiva é utilizada por fisioterapeutas para auxiliar no tratamento de dores e lesões.

Os itens vêm com a promessa de aliviar dores, trazer relaxamento e bem-estar aos pacientes. Há ainda no pacote, o efeito preventivo em seu uso.

Tempos atrás, escrevemos um artigo falando sobre os itens na fisioterapia. A íntegra, você pode conferir aqui. Além das diferenciações, tratamos sobre benefícios, demos algumas dicas de aplicação e muito mais.

Mas este item tão popular no mundo esportivo e na fisioterapia realmente funciona? Você que usa, quer receber algumas sugestões a mais para otimização dos resultados? Então, leia o texto até o final. 

Como aplicar a bandagem elástica adesiva?

Toda novidade de tratamento vem com uma dúvida chave: “como fazer?”. Por isso, separamos algumas orientações de aplicação da bandagem elástica adesiva. É de comum acordo entre os adeptos que o item não deve ser usado isoladamente, mas sim, em conjunto com outras abordagens.  

  • Faça uma análise inicial do paciente. A observação serve para verificar o tensionamento e onde o produto será aplicado. Além disso, verifica-se no processo, o tamanho da fita a ser dispensada.
  • Higienize o local em que será empregada (de preferência com álcool) — para otimização da fixação. 
  • Tendo definido o tamanho da bandagem e analisado o problema do paciente, antes da aplicação, deve-se fazer uma separação, por meio de um corte no centro, em cada uma das pontas.
  • Após colocá-la, esfregar o objeto para melhor fixação da cola e verificar como está o movimento do paciente.   

A bandagem elástica adesiva realmente funciona?

Uma das tendências para 2023 é um protagonismo ainda maior da ciência nas discussões no campo da saúde. Diante disso, é inevitável não perguntar: a bandagem elástica adesiva realmente funciona?

É bastante complicado uma afirmativa nessa altura do campeonato. Em 2017, a Universidade de Campinas (Unicamp), uma das melhores do mundo, publicou em seu site institucional um texto afirmando que o material auxilia no combate à dor e possui resultados bastante promissores.

O material diz que, para que isso aconteça, emprega-se uma técnica chamada Therapy Taping, internacionalmente conhecida. Ela é, na maior parte das vezes, indicada para atletas no tratamento de lesões e também serve para correção postural. É preciso que a aplicação seja feita por profissionais gabaritados, alerta.

Em contraponto a isso, o portal Viva Bem do UOL publicou uma matéria em que especialistas afirmam não haver evidências científicas sobre o funcionamento das fitas. Para sustentar o posicionamento, usam como exemplo um estudo brasileiro de 2014 que diz não haver diferenças entre o grupo testado e o placebo.

A análise foi uma revisão sistemática, feita com 495 pessoas, em que havia uma turma de teste e placebo. A qualidade da metodologia foi considerada moderada.  

Conclusão: Vale a pena ou não comprar?

Antes de tomarmos qualquer decisão, é necessário sentar à mesa e medir os prós e contras para evitar futuros arrependimentos. Um dos aspectos a ser observado é o financeiro, por exemplo. 

É uma decisão subjetiva investir no uso da bandagem elástica adesiva. Isso porque, até a própria comunidade acadêmica ainda analisa os casos. Caso ache válido, e queira dar uma motivação psicológica aos pacientes, vá em frente. 

Quer saber onde encontrar esse item? Vamos deixar 3 links para facilitar a sua busca

Contudo, se procurar uma opção realmente científica, é possível pensar em equipamentos que podem auxiliar o entendimento profundo da estrutura muscular do paciente, como o New Miotool, eletromiógrafo de última geração, que permite ao fisioterapeuta e ao ortopedista realizarem diagnósticos precisos sobre a resposta muscular do atleta.

Os atletas foram os personagens que abriram o nosso texto, correto? Então, vamos deixar mais um conteúdo para você que trabalha no ramo dos esportes para otimizar os seus atendimentos.

Conheça as 4 tecnologias que auxiliam na prática esportiva

Ah, não se esqueça de nos acompanhar nas redes sociais, sempre tem novidades por lá.





    Sem Comentários
    Compartilhe

    Deixe seu comentário

    Concordo com os Termos de privacidade

    Voltar à Home
    Fechar