Conecte-se

    [/vt_socials]
    Fisioterapia esportiva: 4 tecnologias que auxiliam na prática

    Fisioterapia esportiva: 4 tecnologias que auxiliam na prática

    • 28 de novembro de 2019
    • por

    Atletas e até mesmo praticantes de atividades físicas precisam preparar-se corretamente para suas rotinas de treinos. No caso de esportistas de alto rendimento que participam de competições, a frequência e intensidade de exercícios aumenta, sendo ainda mais necessária a supervisão de profissionais da área de saúde, incluindo o fisioterapeuta, para assegurar o bom desempenho.

    A tecnologia tem sido fundamental para que as avaliações dos atletas sejam precisas e aprofundadas. A utilização desses recursos é parte fundamental para que o trabalho desempenhado pela fisioterapia esportiva seja completo e eficaz.

    A Miotec cultiva uma preocupação em atender ao segmento da fisioterapia esportiva e disponibiliza aparelhos tecnológicos que auxiliam no dia a dia desses profissionais. Neste artigo, você conhecerá quatro recursos que ajudam no tratamento e na prevenção de lesões e suas indicações de uso. Boa leitura!

    Entenda por que a fisioterapia esportiva é imprescindível para atletas

    A fisioterapia esportiva é um recurso indispensável para atletas de alto rendimento e também amadores que desejam melhorar o desempenho. O profissional especialista na área promove atividades como:

    • aquecimento da musculatura;

    • estimulação para condicionamento muscular;

    • recuperação de tecidos musculares e articulações.

    Como as atividades desempenhadas por atletas de alto nível são muito intensas, torna-se necessário o trabalho de prevenção, gestão e tratamento de lesões que possam afastar os esportistas de suas rotinas de treino e competições. Portanto, a supervisão de um profissional especializado em exercício físico é necessária.

    Saiba como a tecnologia contribui para a fisioterapia esportiva

    Um dos maiores desafios de fisioterapeutas que atuam no nicho esportivo é quantificar dados e produzir relatórios autoexplicativos. Muitas vezes, torna-se complicado realizar uma avaliação, pois faltam informações como:

    • músculos que estão em contração;

    • contração realizada;

    • esforço máximo do atleta;

    • situação do grupo muscular antes de uma lesão.

    Quantificar os dados é possível com auxílio tecnológico, e é o que permite que o atleta passe por um tratamento mais acertado. A utilização da tecnologia também possibilita que o esportista passe por uma fase de reabilitação mais quantitativa e qualitativa.

    Há vários tipos de equipamentos avançados que podem ser utilizados em diferentes fases na fisioterapia esportiva. Essas tecnologias contribuem para tornar a análise do quadro mais específica e também para mostrar a evolução do tratamento para o atleta.

    O profissional consegue sucesso no tratamento para que o esportista volte às suas atividades sem riscos de sofrer outra lesão pela mesma origem já tratada. Isso permite que o atleta tenha mais confiança na terapia e não tenha receio de imprimir seu esforço máximo.

    Toda modalidade esportiva é diretamente influenciada pela performance do atleta. Portanto, é necessário que ele fique afastado pelo menor tempo possível. Ao utilizar os recursos tecnológicos para tratar lesões, é possível otimizar e acelerar o tratamento.

    Sabendo da necessidade de recuperação acelerada de seus atletas de alto rendimento, os clubes de futebol, esporte mais praticado no Brasil, investem cada vez mais em tecnologia associada à fisioterapia esportiva. Os clubes da elite da modalidade que já possuem equipamentos da Miotec são:

    • Atlético Mineiro;

    • Corinthians;

    • Bahia;

    • Ponte Preta;

    • Sport Recife.

    Confira 4 tecnologias que auxiliam no tratamento fisioterápico 

    Alguns recursos utilizados na fisioterapia esportiva permitem a prevenção, identificação e tratamento de lesões, além de potencializar a musculatura. A seguir, conheça algumas tecnologias utilizadas na área e como elas podem auxiliar no tratamento fisioterápico!

    1. Eletromiografia

    A eletromiografia é um procedimento avaliativo capaz de apontar, por meio de um equipamento moderno e uso de eletrodos, quais músculos são recrutados em determinado movimento. Com os resultados da avaliação, é possível compreender qual é a repercussão que o músculo sofre com a contração realizada.

    Essa tecnologia pode ser aplicada na fisioterapia esportiva em diversos casos –  por exemplo, um músculo lesionado está sobrecarregado pela repetição de determinado movimento. Com a eletromiografia, é possível avaliar se a região muscular está sendo ativada durante a contração ou não. O procedimento é importante para evitar a lesão de outro músculo e para que a ativação correta durante o movimento seja restaurada.

    Além disso, a eletromiografia ajuda a identificar quais são os tratamentos mais recomendáveis para cada caso. A tecnologia auxilia no esclarecimento do quadro e orienta profissionais e atletas sobre como proceder durante o tratamento para alcançar a recuperação no menor tempo possível.

    2. Sensores de ângulo

    O uso de sensores de ângulo, em conjunto com a eletromiografia, agrega valor ao procedimento e torna a terapia completa para o fisioterapeuta e atleta. O goniômetro é a ferramenta usada para mensurar a amplitude do movimento de uma determinada articulação.

    Munido de um instrumento moderno e robusto, o profissional consegue avaliar se a amplitude do movimento é satisfatória e, então, indicar o tratamento e os exercícios para a melhora do quadro, se necessário.

    3. Dispositivos elétricos

    O recurso que os dispositivos elétricos oferecem é excelente para complementar o tratamento tradicional da fisioterapia esportiva. A estimulação elétrica neuromuscular que essa tecnologia propõe auxilia no fortalecimento da musculatura trabalhada. Isso é possível ao passo que o fisioterapeuta aumenta o nível do treinamento do atleta.

    Isso significa que atletas que estão se recuperando de uma lesão muscular, por exemplo, conseguem fortalecer a região afetada com mais rapidez, se submetidos ao tratamento por meio de dispositivos elétricos.

    Os equipamentos utilizados nesse recurso podem ser portáteis ou conectados à rede elétrica. Há diversas maneiras de desempenhar o tratamento, como:

    • eletroestimulação (ES);

    • neuromuscular (NMES);

    • terapêutica (TES);

    • neuromuscular funcional (FES/FNS).

    4. Ultrassom

    A utilização do ultrassom na fisioterapia esportiva é bastante eficaz e indolor. Para atletas que sofreram uma lesão recente, esse tratamento é recomendado, já que é capaz de reduzir a dor, os inchaços e espasmos musculares. A duração e a quantidade de sessões são determinadas pelo fisioterapeuta, que avaliará a dimensão e a gravidade da lesão.

    O ultrassom pode ser usado de duas formas:

    • contínuo — as ondas são emitidas continuamente, o que causa um efeito térmico. Auxilia na cicatrização, diminui inchaços e colabora para a melhora de lesões crônicas;

    • pulsátil — as ondas são enviadas com algumas interrupções, o que não permite que haja o efeito térmico. Também auxilia na cicatrização de feridas, diminui inflamações e é mais indicado para tratar lesões agudas.

    Como você pôde conferir neste artigo, a tecnologia é uma aliada indispensável para a fisioterapia esportiva. Com o uso de equipamentos modernos e avançados, como os que a Miotec oferece, é possível prevenir, identificar e tratar lesões e melhorar o desempenho de atletas de alto nível! Você conheceu quatro recursos tecnológicos que são utilizados em diferentes tratamentos e viu quais são suas indicações.

    Se você gostou deste conteúdo e quer conhecer mais sobre a linha de produtos da Miotec, que oferece soluções para a fisioterapia esportiva, clique aqui e entre em contato conosco!

    A Miotec tem a missão de entender as necessidades dos pacientes e de desenvolver soluções para dar suporte aos profissionais da área da saúde, para que eles tenham mecanismos mais eficientes a favor dos tratamentos feitos. Tendo como objetivo a melhoria das capacidades físicas e motoras daqueles que precisam de tratamentos fisioterapêuticos, a Miotec desenvolve diversos produtos para contribuir com a qualidade de vida dos pacientes.

    Ad
    Ad
    Ad
    Ad

    A Miotec

    Fundada em 2002, a MIOTEC atua na área da saúde, desenvolvendo, produzindo e comercializando ferramentas tecnológicas direcionadas à pesquisas e terapias de prevenção, reabilitação e monitoramento, objetivando melhoria do bem-estar e do desempenho físico humano.

    Conecte-se

    Instagram

    No posts available!
    ×