Fisioterapia esportiva: 4 tecnologias que auxiliam na prática

28/11/2019   POR MIOTEC - CONECTANDO TECNOLOGIA AO MOVIMENTO HUMANO

Atletas e até mesmo praticantes de atividades físicas precisam preparar-se corretamente para suas rotinas de treinos. No caso de esportistas de alto rendimento que participam de competições, a frequência e intensidade de exercícios aumenta, sendo ainda mais necessária a supervisão de profissionais da área de saúde, incluindo o fisioterapeuta, para assegurar o bom desempenho.

A tecnologia tem sido fundamental para que as avaliações dos atletas sejam precisas e aprofundadas. A utilização desses recursos é parte fundamental para que o trabalho desempenhado pela fisioterapia esportiva seja completo e eficaz.

A Miotec cultiva uma preocupação em atender ao segmento da fisioterapia esportiva e disponibiliza aparelhos tecnológicos que auxiliam no dia a dia desses profissionais. Neste artigo, você conhecerá quatro recursos que ajudam no tratamento e na prevenção de lesões e suas indicações de uso. Boa leitura!

Entenda por que a fisioterapia esportiva é imprescindível para atletas

A fisioterapia esportiva é um recurso indispensável para atletas de alto rendimento e também amadores que desejam melhorar o desempenho. O profissional especialista na área promove atividades como:

  • aquecimento da musculatura;

  • estimulação para condicionamento muscular;

  • recuperação de tecidos musculares e articulações.

Como as atividades desempenhadas por atletas de alto nível são muito intensas, torna-se necessário o trabalho de prevenção, gestão e tratamento de lesões que possam afastar os esportistas de suas rotinas de treino e competições. Portanto, a supervisão de um profissional especializado em exercício físico é necessária.

Saiba como a tecnologia contribui para a fisioterapia esportiva

Um dos maiores desafios de fisioterapeutas que atuam no nicho esportivo é quantificar dados e produzir relatórios autoexplicativos. Muitas vezes, torna-se complicado realizar uma avaliação, pois faltam informações como:

  • músculos que estão em contração;

  • contração realizada;

  • esforço máximo do atleta;

  • situação do grupo muscular antes de uma lesão.

Quantificar os dados é possível com auxílio tecnológico, e é o que permite que o atleta passe por um tratamento mais acertado. A utilização da tecnologia também possibilita que o esportista passe por uma fase de reabilitação mais quantitativa e qualitativa.

Há vários tipos de equipamentos avançados que podem ser utilizados em diferentes fases na fisioterapia esportiva. Essas tecnologias contribuem para tornar a análise do quadro mais específica e também para mostrar a evolução do tratamento para o atleta.

O profissional consegue sucesso no tratamento para que o esportista volte às suas atividades sem riscos de sofrer outra lesão pela mesma origem já tratada. Isso permite que o atleta tenha mais confiança na terapia e não tenha receio de imprimir seu esforço máximo.

Toda modalidade esportiva é diretamente influenciada pela performance do atleta. Portanto, é necessário que ele fique afastado pelo menor tempo possível. Ao utilizar os recursos tecnológicos para tratar lesões, é possível otimizar e acelerar o tratamento.

Sabendo da necessidade de recuperação acelerada de seus atletas de alto rendimento, os clubes de futebol, esporte mais praticado no Brasil, investem cada vez mais em tecnologia associada à fisioterapia esportiva. Os clubes da elite da modalidade que já possuem equipamentos da Miotec são:

  • Atlético Mineiro;

  • Corinthians;

  • Bahia;

  • Ponte Preta;

  • Sport Recife.

Confira 4 tecnologias que auxiliam no tratamento fisioterápico 

Alguns recursos utilizados na fisioterapia esportiva permitem a prevenção, identificação e tratamento de lesões, além de potencializar a musculatura. A seguir, conheça algumas tecnologias utilizadas na área e como elas podem auxiliar no tratamento fisioterápico!

1. Eletromiografia

A eletromiografia é um procedimento avaliativo capaz de apontar, por meio de um equipamento moderno e uso de eletrodos, quais músculos são recrutados em determinado movimento. Com os resultados da avaliação, é possível compreender qual é a repercussão que o músculo sofre com a contração realizada.

Essa tecnologia pode ser aplicada na fisioterapia esportiva em diversos casos –  por exemplo, um músculo lesionado está sobrecarregado pela repetição de determinado movimento. Com a eletromiografia, é possível avaliar se a região muscular está sendo ativada durante a contração ou não. O procedimento é importante para evitar a lesão de outro músculo e para que a ativação correta durante o movimento seja restaurada.

Além disso, a eletromiografia ajuda a identificar quais são os tratamentos mais recomendáveis para cada caso. A tecnologia auxilia no esclarecimento do quadro e orienta profissionais e atletas sobre como proceder durante o tratamento para alcançar a recuperação no menor tempo possível.

2. Sensores de ângulo

O uso de sensores de ângulo, em conjunto com a eletromiografia, agrega valor ao procedimento e torna a terapia completa para o fisioterapeuta e atleta. O goniômetro é a ferramenta usada para mensurar a amplitude do movimento de uma determinada articulação.

Munido de um instrumento moderno e robusto, o profissional consegue avaliar se a amplitude do movimento é satisfatória e, então, indicar o tratamento e os exercícios para a melhora do quadro, se necessário.

3. Dispositivos elétricos

O recurso que os dispositivos elétricos oferecem é excelente para complementar o tratamento tradicional da fisioterapia esportiva. A estimulação elétrica neuromuscular que essa tecnologia propõe auxilia no fortalecimento da musculatura trabalhada. Isso é possível ao passo que o fisioterapeuta aumenta o nível do treinamento do atleta.

Isso significa que atletas que estão se recuperando de uma lesão muscular, por exemplo, conseguem fortalecer a região afetada com mais rapidez, se submetidos ao tratamento por meio de dispositivos elétricos.

Os equipamentos utilizados nesse recurso podem ser portáteis ou conectados à rede elétrica. Há diversas maneiras de desempenhar o tratamento, como:

  • eletroestimulação (ES);

  • neuromuscular (NMES);

  • terapêutica (TES);

  • neuromuscular funcional (FES/FNS).

4. Ultrassom

A utilização do ultrassom na fisioterapia esportiva é bastante eficaz e indolor. Para atletas que sofreram uma lesão recente, esse tratamento é recomendado, já que é capaz de reduzir a dor, os inchaços e espasmos musculares. A duração e a quantidade de sessões são determinadas pelo fisioterapeuta, que avaliará a dimensão e a gravidade da lesão.

O ultrassom pode ser usado de duas formas:

  • contínuo — as ondas são emitidas continuamente, o que causa um efeito térmico. Auxilia na cicatrização, diminui inchaços e colabora para a melhora de lesões crônicas;

  • pulsátil — as ondas são enviadas com algumas interrupções, o que não permite que haja o efeito térmico. Também auxilia na cicatrização de feridas, diminui inflamações e é mais indicado para tratar lesões agudas.

Como você pôde conferir neste artigo, a tecnologia é uma aliada indispensável para a fisioterapia esportiva. Com o uso de equipamentos modernos e avançados, como os que a Miotec oferece, é possível prevenir, identificar e tratar lesões e melhorar o desempenho de atletas de alto nível! Você conheceu quatro recursos tecnológicos que são utilizados em diferentes tratamentos e viu quais são suas indicações.

Se você gostou deste conteúdo e quer conhecer mais sobre a linha de produtos da Miotec, que oferece soluções para a fisioterapia esportiva, clique aqui e entre em contato conosco!





    Sem Comentários
    Compartilhe

    Deixe seu comentário

    Concordo com os Termos de privacidade

    Voltar à Home
    Fechar