sonda-de-eletromiografia-ou-manometrica?

Sonda de Eletromiografia ou Manométrica, qual utilizar?

14/04/2021   POR MIOTEC - CONECTANDO TECNOLOGIA AO MOVIMENTO HUMANO

Sonda de Eletromiografia ou Manométrica? Quando temos um arsenal de possibilidades de tratamento, duvidas como esta são comuns

Por Fabiano Ergoni, Diretor-Executivo da Miotec

Frequentemente, quando estamos diante de um paciente, temos um arsenal de possibilidades de tratamento. É comum esbarrarmos em dúvidas como, por exemplo, qual seria o melhor atendimento a ser prestado para cada situação. No que tange às tecnologias que podem ser utilizadas, é tudo tão entusiasmante que se torna até difícil ter que decidir entre duas coisas que acreditamos e gostamos muito. É o caso da sonda de eletromiografia ou manométrica. Mas assim como tudo na vida, cada situação tem suas particularidades. E como já dizia um antigo amigo: a cada conquista corresponde uma renúncia.

Falando do ponto em questão, sobre o uso das diferentes sondas, no que tange tratamentos que envolvem o assoalho pélvico, sempre nos perguntam o que é melhor: medir a contração muscular através de manometria (pressão) ou através de eletromiografia (atividade elétrica).

Pois vamos aos fatos: a manometria nada mais é do que uma superfície cheia de ar que, quando pressionada, causa uma variação de pressão interna, permitindo uma medição desse fenômeno. A vantagem desse princípio é poder inflar de ar a superfície de forma a se adaptar às mais diversas anatomias. Como desvantagem, por se tratar de ar, com o passar do tempo existe uma perda deste ar, fornecendo uma leitura não tão precisa, por melhor que seja o sensor. Na Eletromiografia, por sua vez, a partir do momento em que se possui um bom contato da musculatura com as partes metálicas que captam o sinal, o sinal é fidedigno, garantindo uma repetibilidade do processo. A desvantagem é que precisamos ter vários formatos de sonda, para que tenhamos o encaixe perfeito, de acordo com cada anatomia específica.

Um diferencial                                             

Muitos profissionais de saúde optam por utilizar a técnica da manometria ao invés da eletromiografia, devido à possibilidade de utilizar preservativo nas sondas, o que não é possível com sonda de eletromiografia, o que exige que cada paciente tenha a sua própria sonda. Sob meu ponto de vista, acredito que todos os pacientes devem ser analisados caso a caso, para então se optar por qual tecnologia utilizar.

Entre a sonda de eletromiografia ou manométrica, uma outra situação muito importante que a eletromiografia tem é a possibilidade de analisar os tipos de fibras musculares predominantes durante a contração, assim como observar a fadiga muscular. Ou seja, além de fornecer os dados sobre a contração muscular em si, ela permite avaliar outras variáveis, que podem enriquecer o tratamento e o acompanhamento da evolução da paciente.

O mais importante é saber que é melhor ter várias opções de escolha do que ter apenas uma. O restante vai do gosto e preferência do profissional. A tecnologia é nossa aliada hoje e sempre, e somada ao conhecimento humano, tem-se uma dupla de sucesso.

Este artigo traz informações e conhecimentos técnicos a todos os profissionais da saúde interessados em aliar tecnologia aos resultados de seus tratamentos. Deixe sua opinião nos comentários!





    Sem Comentários
    Compartilhe

    Deixe seu comentário

    Concordo com os Termos de privacidade

    Voltar à Home
    Fechar