sensor analógico de eletromiografia

Conhecendo o Sensor Analógico de Eletromiografia

15/04/2021   POR MIOTEC - CONECTANDO TECNOLOGIA AO MOVIMENTO HUMANO

Um eletromiógrafo é composto de várias partes, e hoje vamos falar de um item essencial para seu funcionamento: o sensor analógico de eletromiografia.

Quando aplicamos eletrodos descartáveis de superfície ou sondas intracavitárias para um exame, é para estes sensores que são enviados estes sinais.

Ou seja, esses sensores captam a atividade elétrica produzida pelas contrações de fibras musculares, direcionadas a eles pelos eletrodos ou sondas.

A sensibilidade do sinal é altíssima. Para se ter uma ideia, a ordem de grandeza dos sinais é de “microVolts”, ou seja, um milhão de vezes mais sensíveis que uma pilha comum. Para uma leitura dessa magnitude, é necessário fazer uso de uma instrumentação fina, de forma a amplificar esse sinal e filtrá-lo nas frequências de trabalho desejadas.

A musculatura humana tem seus disparos de fibras em uma faixa de frequências que varia entre “20Hz” e “500Hz”. Quanto mais precisa for a eletrônica utilizada no sensor, melhor é a qualidade do sinal e a rejeição ao ruído proveniente de artefatos mecânicos.

Sensor analógico de Eletromiografia na prática

O Sensor analógico de Eletromiografia é constituído por 2 polos, sendo nomeado por isso de “Bipolar”, e possui uma configuração ativa. Seus conectores em formato “garras de jacaré” possuem uma mola especial de alta pressão que garante um contato perfeito com os eletrodos descartáveis, quando estamos utilizando-os. Para quando estamos utilizando as sondas descartáveis, os conectores em formato “Banana Macho” tem encaixe perfeito, para garantir um sinal de alta fidelidade.

O cabo, responsável pelo tráfego do sinal, é extremamente fino e maleável, possuindo uma blindagem externa que garante a integridade do sinal. Essa blindagem é uma proteção adicional contra interferências externas.

Já o conector, que funciona plugado no sistema de aquisição de dados, possui proteção ao toque, ou seja, não é possível com os dedos encostar nos pinos metálicos, garantindo mais uma camada de proteção ao sistema.

Todo esse cuidado com os componentes envolvidos garante à Miotec um produto de excelência, e permite aos usuários desfrutar do que há de melhor em tecnologia de Eletromiografia.

Veja também:

Eletrodos descartáveis de Superfície

Sondas Intracavitárias: o que são e como funcionam?





    Sem Comentários
    Compartilhe

    Deixe seu comentário

    Concordo com os Termos de privacidade

    Voltar à Home
    Fechar