Tratamentos para lordose: saiba quais são!

Tratamentos para lordose: saiba quais são!

  • 31 de janeiro de 2019
  • por

A curvatura lordótica é a principal responsável pela estrutura na base da coluna e também o maior foco de problemas de saúde nessa área. Os tratamentos para lordose vêm sendo procurado a cada dia por mais pessoas, interessadas em se livrar do incômodo e das dores ocasionadas pelo distúrbio nas primeiras vértebras.

Dá-se o nome de lordose ao aumento da curva que todo mundo tem, na região cervical e lombar. Porém, a curvatura fora dos níveis normais é considerada uma doença e precisa ser tratada. Fatores genéticos, obesidade e má postura são as principais causas dessa condição.

Pelo rastreamento das causas e dos sintomas, é possível reverter um quadro de desequilíbrio, devolvendo saúde e conforto para a coluna. Veja quais são os principais tratamentos!

Medicação

Em um primeiro momento, a ingestão de medicamentos beneficia o bem-estar dos pacientes, diminuindo a dor e o incômodo. Nesse caso, são ministrados anti-inflamatórios e analgésicos, que funcionam também na diminuição do inchaço na área.

Considerando que não existem medicamentos específicos para a lordose, são administrados remédios para o alívio dos sintomas. Em todo caso, a receita deve ser passada por um médico especialista, como um reumatologista ou fisioterapeuta, garantindo o procedimento seguro.

Fisioterapia

Focada principalmente no fortalecimento dos músculos adjacentes, a fisioterapia para lordose consiste basicamente em exercícios acompanhados por um terapeuta responsável. Podem ser utilizados aparelhos para auxiliar a reabilitação tanto no estímulo da musculatura, como no envio de informações inteligentes para acompanhamento da equipe médica.

A lordose é mais fácil de ser corrigida durante a puberdade, e, por isso mesmo, quanto antes se procurar a fisioterapia, maiores são as chances de recuperação. Algumas práticas, como o pilates, o RPG e o gyrotonic, atuam como exercícios complementares, ideais para manter os ganhos conquistados com o tratamento para lordose.

Perda de peso

Quando a causa identificada está relacionada ao sobrepeso, o tratamento que produz mais efeito é a perda de medidas. O acompanhamento deve ser feito por uma equipe médica especializada, que vai orientar um programa que abarca alimentação, a prática de exercícios físicos e até medicamentos e cirurgias, quando necessário.

A medida também pode ser aplicada para pacientes em idade avançada, como um cuidado a mais para elevar a sua qualidade de vida.

Cirurgia

Nos casos mais graves, pode haver a indicação de intervenção cirúrgica. O tratamento prevê a aplicação de parafusos, hastes e ganchos de metal ou a aplicação de um enxerto ósseo, ambos feitos para estabilizar a coluna de modo mais eficiente.

Esse tipo de procedimento é utilizado após o paciente ter passado por outros processos ou quando há ocorrência neurológica na causa da lordose.

Quando o tratamento para lordose não é feito, o paciente pode ter agravados seus problemas de mobilidade, trazendo grandes complicações para a sua saúde e seu bem-estar. Quanto antes procurar um médico especialista, maiores são as chances de uma reabilitação de sucesso.

A coluna é uma das partes mais sensíveis do corpo, suscetível a todo tipo de variação decorrente dos hábitos que levamos. Manter a saúde das pessoas nessa região é essencial para uma vida tranquila.

Aproveite para conferir os equipamentos e técnicas especiais para estabilizar a coluna. Boa leitura!

A Miotec tem a missão de entender as necessidades dos pacientes e de desenvolver soluções para dar suporte aos profissionais da área da saúde, para que eles tenham mecanismos mais eficientes a favor dos tratamentos feitos. Tendo como objetivo a melhoria das capacidades físicas e motoras daqueles que precisam de tratamentos fisioterapêuticos, a Miotec desenvolve diversos produtos para contribuir com a qualidade de vida dos pacientes.

Ad
Ad
Ad
Ad

A Miotec

Fundada em 2002, a MIOTEC atua na área da saúde, desenvolvendo, produzindo e comercializando ferramentas tecnológicas direcionadas à pesquisas e terapias de prevenção, reabilitação e monitoramento, objetivando melhoria do bem-estar e do desempenho físico humano.

Conecte-se

Instagram