Você sabe por que investir no Vert 3D?

O Vert 3D é um scanner postural da coluna que utiliza a tecnologia 3D de ponta para fazer um exame quantitativo bastante preciso, oferecendo inúmeros benefícios para as clínicas de reabilitação física e seus pacientes.

Entretanto, alguns gestores ainda questionam a utilidade e as vantagens deste tipo de aparelho, sobretudo devido ao desconhecimento sobre seu funcionamento e ao receio de investir em inovação.

Saiba agora quais são as funcionalidades do Vert 3D e porque sua clínica deve fazer dele um diferencial no cuidado diário com os pacientes, aproveitando todos os ganhos relacionados à inovação tecnológica. Confira e esclareça todas as suas dúvidas!

Por que investir em inovação?

Em tempos de grande insegurança econômica e política, o investimento em inovação tornou-se um imperativo de peso para as empresas dos mais diversos segmentos. Com as clínicas de reabilitação física e demais instituições de saúde não seria diferente.

Sendo assim, a automação é um fenômeno cada vez mais presente no dia a dia de consultórios e hospitais, otimizando a realização de procedimentos clínicos e gerenciais, o que traz vantagens tanto para os profissionais quanto para seus pacientes.

O emprego qualificado da tecnologia permite a melhora no atendimento desde a recepção até o pós-consulta, agiliza a realização dos procedimentos e auxilia no acompanhamento do estado de saúde e na prevenção de complicações e enfermidades.

No entanto, um dos aspectos mais positivos da inovação tecnológica na área de saúde é a possibilidade de diagnósticos mais precisos, sendo que o scanner postural da coluna Vert 3D é um dos maiores exemplos dessa realidade, como você entenderá a seguir.

Vert 3D – o que é?

O Vert 3D é o equipamento apropriado para realização de um exame quantitativo da coluna por meio da sua medição topográfica tridimensional, de forma não invasiva e sem exposição a qualquer tipo de radiação.

Trata-se de um sistema computadorizado, desenvolvido com base em tecnologia de ponta, que permite a análise funcional da região, com foco em relevo, inclinação, curvatura e simetria de todos os segmentos cervicais, torácicos e lombares.

Dessa forma, o Vert 3D é um scanner postural 3D da coluna destinado à avaliação diagnóstica e ao acompanhamento clínico de indivíduos com disfunções como:

  • escoliose;
  • lombalgia;
  • lombociatalgia;
  • artrose e outras disfunções da região dorsal.

 

 

Tudo isso é possível graças à utilização de projeções de luz estruturada sobre as costas do paciente avaliado, como explicaremos a seguir.

Como o Vert 3D funciona?

O funcionamento do Vert 3D é baseado no conceito de estereografia por luz estruturada, uma tecnologia recentemente desenvolvida na área da medicina diagnóstica, a qual proporciona o máximo conforto ao paciente.

O indivíduo examinado recebe uma projeção de luz sobre toda a região dorsal, que deve estar desnudada, gerando imagens que são captadas por uma câmera especialmente posicionada para permitir a formação do desenho tridimensional da coluna.

Para garantir a eficiência na emissão dos dados que geram a imagem, são utilizados adesivos marcadores sobre a pele do paciente, posicionados em proeminências ósseas identificadas por meio da palpação.

O software do scanner postural 3D da coluna é constituído de três módulos operacionais que garantem a continuidade e a sincronicidade entre todas as etapas do exame:

  • o módulo óptico, que é composto pelo projetor e pela câmera e faz a emissão da luz estruturada e a captação das imagens tridimensionais;
  • o módulo computacional, responsável pelos cálculos e pela análise matemática de medidas, curvaturas e ângulos, apontando assimetrias;
  • o módulo de interpretação, que é formado pela interface visual do programa e disponibiliza as informações coletadas no monitor para visualização, registro e análise clínica.

Dessa forma, os resultados do exame tridimensional da coluna são apresentados em um modelo que pode ser girado em todas as direções, com ajuda de tabelas, gráficos e mapas de cor que facilitam a identificação dos contornos e relevos da região dorsal, bem como de deformidades e desvios posturais.

Software Vert 3D

Ao final do processo, é emitido um laudo impresso completo, com todas as informações importantes para orientar a reabilitação e o acompanhamento da evolução clínica do paciente. Essa, na verdade, é uma das vantagens do Vert 3D, sobre as quais falaremos agora.

Relatório do Vert 3D

Quais são os benefícios do Vert 3D?

O scanner postural 3D da coluna é um aparelho projetado a partir da evolução da medicina baseada em evidência, conceito que reconhece a importância dos dados quantitativos para o diagnóstico e o tratamento dos pacientes.

Assim, as clínicas de reabilitação física que investem no Vert 3D assumem um posicionamento de vanguarda no mercado da saúde, oferecendo o que há de mais avançado em termos de eficácia no acompanhamento clínico.

Outro benefício para as clínicas é a relação custo-benefício do investimento. Comparativamente ao equipamento similar (disponível somente na Alemanha), o Vert 3D tem custo cerca de três vezes menor, com a mesma qualidade em todas os aspectos do seu uso.

Os profissionais, por sua vez, contam com o suporte de um exame quantitativo altamente preciso, cujo resultado permite a comparação entre os diferentes estágios da intervenção clínica, uma vez que o histórico de cada paciente fica armazenado em um banco de dados exclusivo.

Para os pacientes, a vantagem está na eliminação da necessidade do uso de contrastes ou de radiação para realização do exame, além da ausência de qualquer desconforto durante o todo o procedimento.

Agora que você já sabe o que é scanner postural 3D da coluna e quais as vantagens do seu uso, saiba como a sua clínica pode encontrar o Vert 3D, na última seção do nosso artigo.

Como investir no Vert 3D?

Os gestores que desejam otimizar os resultados da sua clínica de fisioterapia devem partir de um bom plano de negócios, com foco na análise de todos os ganhos possíveis a partir do investimento em tecnologia e inovação.

A Miotec é a empresa brasileira detentora da patente de desenvolvimento do scanner postural 3D da coluna, com disponibilidade para atender todas as clínicas de reabilitação interessadas em adquirir o equipamento.

Na atualidade, instituições localizadas em São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Bahia já contam com o Vert 3D, sendo que existe uma cláusula contratual que prevê a exclusividade do produto em um raio de 400 mil habitantes.

Chegando ao final do nosso artigo, é importante lembrar que o Vert 3D não substitui a radiografia ou a ressonância magnética. Os três tipos de exames são complementares e devem ser utilizados para embasar as decisões dos médicos, fisioterapeutas e demais profissionais responsáveis pelo tratamento.

Conheça melhor o scanner postural 3D da coluna e todas as suas funcionalidades acessando a página da Miotec agora mesmo!

Miotec - Tecnologia para a vida!

A Miotec tem a missão de entender as necessidades dos pacientes e de desenvolver soluções para dar suporte aos profissionais da área da saúde, para que eles tenham mecanismos mais eficientes a favor dos tratamentos feitos. Tendo como objetivo a melhoria das capacidades físicas e motoras daqueles que precisam de tratamentos fisioterapêuticos, a Miotec desenvolve diversos produtos para contribuir com a qualidade de vida dos pacientes.

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"