Otimização de processos: a tática infalível para reduzir custos

13/01/2017   POR MIOTEC - CONECTANDO TECNOLOGIA AO MOVIMENTO HUMANO

A otimização de processos é uma prática que permite aprimorar os métodos de trabalho e conseguir melhores resultados. Um dos benefícios dela é a reduzir custos, um dos objetivos mais almejados por gestores de qualquer empresa.

A seguir, vamos falar mais sobre as vantagens que ela oferece e como estão relacionadas com reduzir custos e como isso conduz para o sucesso da clínica. Para saber mais sobre o assunto, continue com a leitura!

É possível reduzir custos por meio da otimização de processos de várias formas. Dentre algumas delas, podemos citar:

Avaliação dos métodos de trabalho

Essa é uma das etapas principais para que a otimização de processos possa ser realizada na prática. Consiste no estudo dos métodos de trabalho, visando identificar as falhas que ocorrem — e que podem estar relacionadas a problemas de produtividade e desperdícios de recursos, por exemplo — e o que pode ser feito para corrigi-las.

Assim, é possível aproveitar melhor a mão de obra, promover um consumo mais consciente e adotar outras melhorias, que contribuem diretamente para a redução dos custos.

Mudança na jornada de trabalho

Implementar algumas mudanças na jornada de trabalho também ajuda na redução de custos. O primeiro passo pode ser a adoção de um sistema de banco de horas, em que o tempo excedente de trabalho fica acumulado e pode ser revertido em folga posteriormente. Essa prática ajuda a diminuir os gastos com horas extras.

Além disso, é possível criar uma definição de todas as atividades que precisam ser realizadas e seu grau de urgência e importância. Dessa forma, os colaboradores possuem um melhor direcionamento a respeito do que precisa ser feito.

Melhor aproveitamento dos recursos empresariais

Saber utilizar os recursos: material de escritório, material auxiliar e mão de obra, por exemplo. Essa é uma das maneiras mais eficazes de conseguir reduzir os custos. Por meio da otimização dos processos, as necessidades são levantadas para que somente o ideal seja utilizado em cada atividade.

Maior controle das informações e melhoria na comunicação

Otimizar os processos buscando melhorar o fluxo de informações e tornar a comunicação mais fluida ajuda a reduzir o tempo necessário para a finalização das tarefas e o processo de tomada de decisão do gestor. Com isso, aumenta-se a produtividade, que ajuda na redução de custos.

Adoção de um sistema de gestão

A adoção de um sistema de gestão ajuda a promover a otimização dos processos, visto que, para que o software seja implantado, é necessário que as atividades sejam padronizadas. Com isso, torna-se possível eliminar erros, duplicação de informações, registros incompletos entre outras coisas.

Além disso, esse tipo de tecnologia também ajuda a reduzir os custos, melhorar a produtividade, dar suporte no processo de tomada de decisão, e automatizar os processos.

A otimização de processos, como mostra este artigo, é fundamental para que uma clínica consiga aprimorar suas rotinas de trabalho e evitar custos mais elevados do que o necessário para a execução de suas atividades.

 

Quer saber mais dicas para o gerenciamento de sua clínica?
Baixe gratuitamente nosso e-book clicando no banner abaixo!
banner_de_ebooks-02





    Sem Comentários
    Compartilhe

    Deixe seu comentário

    Concordo com os Termos de privacidade

    Voltar à Home
    Fechar