Conecte-se

    [/vt_socials]
    4 dicas para atender o paciente com segurança durante a pandemia

    4 dicas para atender o paciente com segurança durante a pandemia

    • 17 de agosto de 2020
    • por

    Adaptação é a palavra-chave em tempos de pandemia. Todos os tipos de negócios precisam organizar-se e passar por uma reinvenção para continuar funcionando. Com as clínicas de fisioterapia não foi diferente, e várias medidas são necessárias para atender o paciente com segurança.

    Aliás, toda essa mobilização tem sido vista como um ponto positivo pelas pessoas que estão em busca de espaços e profissionais cuidadosos neste momento tão delicado. Afinal, com saúde não se brinca.

    Confira, a seguir, quais são as nossas dicas para garantir a proteção de todos dentro das clínicas. Boa leitura!

    1. Intensificar os cuidados com a higienização dos espaços

    A rotina de limpeza deve ser reforçada para reduzir o risco de contaminação pelo vírus. Como ele também tem um tempo de vida nas superfícies, é importante que todos os objetos e as instalações físicas sejam higienizados constantemente. Isso pode ser feito com substância de álcool 70% ou hipoclorito de sódio.

    O ideal é que a cada troca de paciente seja feita uma higienização geral da sala de atendimento, enquanto os espaços comuns (como o ambiente de espera, se houver) também devem ser desinfetados periodicamente.

    2. Utilizar equipamentos de proteção individual

    Este é outro tipo de cuidado para atender o paciente com segurança, que deve ser integrado à rotina de qualquer pessoa durante a pandemia. Em todo e qualquer espaço público, é essencial usar equipamentos de proteção individual (conhecidos como EPIs), com destaque para as máscaras faciais. Como a transmissão acontece muito por gotículas respiratórias, esse é um meio de prevenção importantíssimo.

    Logo, profissionais e pacientes devem estar mascarados durante o atendimento. O fisioterapeuta pode, ainda, investir em outros acessórios que ofereçam maior segurança para todos, como luvas e roupas especiais (jalecos, aventais, toucas, propés etc).

    Uma boa dica para assegurar que essa regra não seja quebrada é ter um estoque de descartáveis na própria clínica (especialmente de máscara). Assim, não haverá problema se alguém se esquecer. Além disso, lembre-se de que esses materiais não duram o dia todo e precisam ser trocados!

    3. Evitar ao máximo o contato físico

    Se o distanciamento social é uma das formas de prevenir o contágio, nada melhor do que pensar em maneiras de manter o máximo de afastamento possível. É claro que o fisioterapeuta vai se aproximar do paciente para atendê-lo, mas outras situações podem ser adaptadas.

    Um exemplo disso é aumentar o espaço entre as cadeiras na sala de espera e repensar a disposição de todos os objetos para evitar que as pessoas fiquem muito próximas. Outra sugestão para reduzir as aglomerações é espaçar os atendimentos para que os pacientes não se cruzem tanto entre uma consulta e outra. Reforce a importância de cumprir os horários, dê um intervalo de alguns minutos e não solicite a visita de acompanhantes.

    4. Recomendar o afastamento de pessoas com alguma suspeita

    Por último, inclua na comunicação da clínica o aviso de que pessoas com qualquer suspeita de ter contraído o coronavírus devem cancelar o atendimento e ficar em casa. Sintomas como tosse e febre são perigosos, ao mesmo tempo que sinais gripais podem causar desconforto para quem está ao redor, sendo melhor remarcar a consulta para outra ocasião.

    Atender o paciente com segurança e conforto deve ser uma prioridade sempre, não apenas durante a pandemia. Porém, não podemos negar que esse é o momento de reforçar os cuidados e adquirir aprendizados que vão permanecer no futuro, pensando sempre na qualidade do serviço e em melhorar o atendimento.

    Gostou das nossas dicas? Então, é só seguir as nossas redes sociais para continuar acompanhando todas as novidades do blog! Confira o perfil da Miotec no Facebook e Instagram.

    A Miotec tem a missão de entender as necessidades dos pacientes e de desenvolver soluções para dar suporte aos profissionais da área da saúde, para que eles tenham mecanismos mais eficientes a favor dos tratamentos feitos. Tendo como objetivo a melhoria das capacidades físicas e motoras daqueles que precisam de tratamentos fisioterapêuticos, a Miotec desenvolve diversos produtos para contribuir com a qualidade de vida dos pacientes.

    Ad
    Ad
    Ad
    Ad

    A Miotec

    Fundada em 2002, a MIOTEC atua na área da saúde, desenvolvendo, produzindo e comercializando ferramentas tecnológicas direcionadas à pesquisas e terapias de prevenção, reabilitação e monitoramento, objetivando melhoria do bem-estar e do desempenho físico humano.

    Conecte-se

    Instagram

    No posts available!
    ×