O que você tem feito para ter mais pacientes? Oferecer eficiência técnica pode não ser suficiente para conquistá-los e fidelizá-los, mas como melhorar o atendimento e deixar as pessoas mais satisfeitas?
Essa não é uma tarefa muito fácil. É preciso investir em infraestrutura, tecnologia e, principalmente, em capital humano. Para ajudar, separamos quatro dicas básicas que podem contribuir para o atendimento da sua clínica. Confira!
1. Invista no treinamento dos colaboradores
Ter uma equipe bem preparada é o primeiro passo para o sucesso de qualquer negócio. Entretanto, na área da saúde isso ganha um significado especial, tendo em vista a complexidade dos serviços e o momento delicado e de fragilidade que as pessoas estão vivendo.
Assim, é necessário organizar e agilizar processos, melhorar a cultura interna e preparar a equipe para diversas situações. Contudo, o mais importante é ter uma conversa bem franca sobre os valores da clínica e o que é esperado de cada colaborador.
2. Personalize o atendimento aos pacientes
Mesmo que você modernize todos os processos e a infraestrutura, nada substitui um atendimento de qualidade. Para isso, é preciso tratar cada paciente como alguém especial e com características próprias.
Nesse sentido, é preciso saber ouvir cada um, entender as suas necessidades e prestar atenção aos mínimos detalhes. Um atendimento humanizado e personalizado pode ser o grande diferencial de atração e retenção de pacientes.
3. Modernize o agendamento de consultas
É uma medida até bem simples, mas que faz muita diferença. Uma reclamação recorrente dos pacientes de qualquer especialidade na área da saúde é a dificuldade em marcar ou cancelar consultas.
Esse problema pode ser facilmente resolvido com um software para agendamento e cancelamento de consultas. Com ele, as pessoas podem fazer essas ações on-line sem a necessidade de um colaborador dedicado a isso.
A sua agenda também é organizada de maneira automática. Ou seja, quando alguém desmarcar uma consulta, o horário ficará liberado para outra pessoa de imediato. A ferramenta também envia lembretes de consulta via celular ou por e-mail, o que também ajuda a melhorar a relação com os pacientes.
4. Melhore a infraestrutura da clínica
Nem é preciso investir tanto para melhorar a infraestrutura. Pense que uma recepção ou sala de espera mais bonita ou alegre já provoca um efeito e tanto na impressão que as pessoas podem ter da sua clínica.
No entanto, se for possível, invista em novos móveis e equipamentos, software de gestão e de diagnóstico. Esses e outros detalhes não só melhoram a eficiência, como demonstram o quanto a sua clínica está disposta a oferecer o melhor serviço aos pacientes.
É claro que estas dicas são apenas alguns apontamentos gerais de como melhorar o atendimento. Para que essas e outras ações sejam efetivas, é fundamental conhecer os aspectos da sua clínica, bem como todos os seus potenciais. O seu empenho pode valer a satisfação dos seus pacientes.
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