Conecte-se

    [/vt_socials]
    Biofeedback para dores crônicas: conheça 4 benefícios do tratamento

    Biofeedback para dores crônicas: conheça 4 benefícios do tratamento

    • 2 de outubro de 2020
    • por

    O biofeedback para dores crônicas é uma técnica terapêutica que ensina os pacientes a usarem a mente para controlar diversas respostas neuromusculares, que normalmente são involuntárias. Esse método é útil nas mais diversas áreas da saúde, como medicina e psicologia, mas é na fisioterapia que se destaca, pois permite monitorar variáveis corporais e promove a consciência de atos involuntários.

    A consciência corporal proporciona ao paciente um maior controle sobre o organismo. Para a aplicação do biofeedback, são utilizados aparelhos com sensores eletrônicos que medem diversos processos biológicos, como tensão muscular, reações fisiológicas e emocionais, entre outros.

    Veja a seguir alguns dos principais benefícios que essa técnica oferece para o tratamento de dores crônicas!

    1. Permite um maior controle do sistema nervoso

    Por meio do biofeedback, os pacientes aprendem a controlar o sistema nervoso simpático, que é associado à resposta de “fuga ou luta”. Essa reação ocorre quando estamos estressados, provocando aumento da frequência cardíaca e da pressão arterial, sudorese nas palmas das mãos, enrijecimentos nos músculos e dor.

    A fisioterapia com biofeedback envolve a colocação de sensor no dedo da mão do paciente, conectando-o a um monitor para medir essas respostas físicas. Em seguida, o fisioterapeuta solicita ao paciente que relaxe, limpe a mente e respire profundamente. As respostas, como redução das reações físicas obtidas com o relaxamento, são demonstradas no monitor, proporcionando um aprendizado sobre o controle consciente das funções corporais.

    2. Reduz a necessidade de medicamentos para o controle da dor

    O biofeedback permite que o paciente com dor crônica reconheça seus comportamentos fisiológicos e interfira de maneira consciente para abrandá-los. Segundo estudos científicos, a aplicação dessa técnica em pessoas que sofriam com dor de cabeça diminuiu sua duração, intensidade e frequência. Esses resultados levam a uma redução na dependência de medicamentos e à promoção da autorregulação natural dos sintomas.

    3. Ajuda a identificar músculos tensos

    A técnica do biofeedback ajuda o paciente a identificar com facilidade os músculos tensos e aprender a relaxá-los. Isso auxilia no alívio do desconforto que acompanha diversos tipos de dor, como a lombar, abdominal, fibromialgia e desordens da articulação temporomandibular (ATM). Esse benefício pode ser obtido por pessoas de todas as idades, desde crianças até idosos.

    4. Proporciona maior adesão ao tratamento de músculos pouco visualizados

    O biofeedback visual amplia a propriocepção do paciente em casos de músculos pouco visualizados. Um bom exemplo é o uso dessa tecnologia para a dor pélvica crônica, pois a musculatura do períneo não é facilmente percebida, o que dificulta seu treinamento. Com a aplicação da técnica, porém, o paciente consegue perceber e isolar os movimentos musculares envolvidos, aderindo mais facilmente ao tratamento.

    Como vimos, a aplicação do biofeedback para dores crônicas ajuda o paciente a entender melhor os mecanismos desses transtornos e ensina a controlar os sintomas. No entanto, para conseguir bons resultados no tratamento é muito importante usar aparelhos com tecnologia de ponta, como os que a Miotec oferece.

    Gostou deste artigo? Quer saber mais sobre biofeedback? Clique aqui e conheça mais sobre Biofeedback Eletromiográfico!

    A Miotec tem a missão de entender as necessidades dos pacientes e de desenvolver soluções para dar suporte aos profissionais da área da saúde, para que eles tenham mecanismos mais eficientes a favor dos tratamentos feitos. Tendo como objetivo a melhoria das capacidades físicas e motoras daqueles que precisam de tratamentos fisioterapêuticos, a Miotec desenvolve diversos produtos para contribuir com a qualidade de vida dos pacientes.

    Ad
    Ad
    Ad
    Ad

    A Miotec

    Fundada em 2002, a MIOTEC atua na área da saúde, desenvolvendo, produzindo e comercializando ferramentas tecnológicas direcionadas à pesquisas e terapias de prevenção, reabilitação e monitoramento, objetivando melhoria do bem-estar e do desempenho físico humano.

    Conecte-se

    Instagram

    No posts available!
    ×