Entenda a importância da confirmação de presença para uma clínica

13/11/2020   POR MIOTEC - CONECTANDO TECNOLOGIA AO MOVIMENTO HUMANO

A confirmação de presença para uma consulta agendada é uma das maneiras mais eficientes de reduzir as lacunas no dia a dia do fisioterapeuta. Essa é uma estratégia que oferece mais agilidade nos processos internos de consultórios e clínicas e pode ser realizada de diversas formas.

Neste artigo, vamos explicar sobre a importância da confirmação da consulta agendada e as práticas mais utilizadas para esse procedimento. Além de reduzir a ociosidade nos estabelecimentos de saúde, elas ajudam a melhorar a experiência do paciente e garantem o bom funcionamento do negócio. Acompanhe!

Qual a importância da confirmação de presença para uma clínica?

A confirmação de presença é uma estratégia adotada pela maioria dos consultórios e clínicas, pois auxilia na gestão dos processos internos, refletindo na melhoria da qualidade do atendimento e no bom funcionamento do negócio. Trata-se de uma ação que proporciona benefícios importantes, como os que comentamos a seguir.

Evita o tempo ocioso na clínica

A ociosidade afeta diretamente as receitas de consultórios e clínicas. Nesse sentido, saber com antecedência que o paciente não poderá comparecer permite que o horário fique disponível para outro paciente, evitando prejuízos financeiros com as consultas não realizadas.

Não compromete o faturamento do consultório

Além de manter a rotina no atendimento, a confirmação de presença também beneficia o faturamento médico em clínicas de fisioterapia, já que cada vaga deixada em branco representa um valor a menos no orçamento mensal do estabelecimento. Nesse sentido, é importante observar que a ocorrência sistemática de horários não preenchidos pode levar à falência do negócio.

Impede as faltas provocadas por esquecimentos

Muitas vezes o paciente esquece que agendou. A confirmação de presença evita que isso aconteça, pois emite um lembrete com antecedência, permitindo também que ele desmarque a consulta caso não possa comparecer na data e horário agendados devido a algum imprevisto. Essa prática também ajuda no gerenciamento do fluxo de pacientes em consultórios e clínicas.

Ajuda a melhorar a experiência do paciente

A comunicação utilizada para a confirmação do agendamento ajuda a estreitar a relação fisioterapeuta e paciente. Além disso, a possibilidade de confirmar ou desmarcar uma consulta agendada, de maneira prática e ágil, proporciona uma boa experiência ao paciente e ajuda a boa imagem dos serviços prestados, colaborando para a sua fidelização.

Como fazer a confirmação de consulta?

Em geral, as confirmações de presença são automatizadas e se encontram configuradas em um sistema de gestão de clínicas, que é um software especializado em procedimentos administrativos para a área da saúde. Para isso, é digitada uma curta mensagem onde constam os dados da consulta agendada. Veja, a seguir, as melhores práticas adotadas:

  • envio de SMS;
  • lembrete por WhatsApp (push notification);
  • e-mail.

Essas ferramentas possibilitam ao paciente responder de maneira prática e rápida, confirmando ou cancelando a consulta. O feedback é recebido imediatamente pelo sistema do consultório/clínica, possibilitando um gerenciamento efetivo dos atendimentos.

Como vimos, a confirmação de presença é muito importante para agilizar o atendimento e otimizar os processos cotidianos de uma clínica ou consultório de fisioterapia. Além disso, a prática de confirmar consultas agendadas proporciona uma melhor experiência aos pacientes e os aproxima ainda mais, podendo se tornar um fator de fidelização.

Gostou deste artigo? Saiba sobre otimização dos processos administrativos, lendo outro conteúdo em nosso blog, com 5 dicas para você se tornar um fisioterapeuta empreendedor de sucesso!





    Sem Comentários
    Compartilhe

    Deixe seu comentário

    Concordo com os Termos de privacidade

    Voltar à Home
    Fechar