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    Entenda como otimizar o fluxo de pacientes na sua clínica de fisioterapia

    Entenda como otimizar o fluxo de pacientes na sua clínica de fisioterapia

    • 7 de novembro de 2019
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    O controle do fluxo de pacientes de uma clínica de fisioterapia é importante para acompanhar o índice de rotatividade e também para auxiliar os gestores a obterem uma maior previsibilidade durante o gerenciamento do empreendimento.

    Quer saber como isso é possível na prática? Este artigo vai abordar as principais estratégias para otimizar o fluxo de pacientes na sua clínica de fisioterapia. Acompanhe a leitura e saiba como obter ótimos resultados com essa prática!

    O que é a gestão de fluxo de pacientes?

    A gestão de fluxo de pacientes é uma forma de fortalecer os serviços de saúde e fisioterapia por meio da adaptação da relação entre capacidade instalada e demanda efetiva.

    Desse modo, há um maior monitoramento sobre a entrada e saída de pacientes, vantagem que acaba trazendo mais segurança para os indivíduos e potencializando os cuidados durante todo período em que eles estiverem internados ou sob os cuidados da clínica.

    De fato, a gestão de fluxo de pacientes em uma clínica de fisioterapia é uma medida bastante importante que visa otimizar a capacidade do local e trazer mais organização para a rotina do estabelecimento, além de oferecer mais produtividade para as equipes.

    Desse modo, será possível também alcançar um índice maior na rentabilidade do empreendimento. Afinal, a gestão do fluxo de pacientes também reduz os prejuízos financeiros causados por intercorrências, como atrasos e ausências de pacientes marcados, mas que não puderam comparecer.

    Nesse sentido, ao obter um conhecimento maior sobre as questões envolvendo o fluxo de pacientes, torna-se possível buscar alternativas mais eficazes com o objetivo de ter uma maior quantidade de atendimentos.

    Quais são as suas vantagens?

    Confira alguns benefícios:

    • permite ter um registro prático e completo das informações dos pacientes;
    • possibilita a criação de um histórico detalhado sobre os atendimentos;
    • ajuda a monitorar a evolução do quadro clínico do paciente;
    • registra o atendimento dos pacientes;
    • reduz o número de faltas e atrasos;
    • ajuda a conhecer melhor o perfil do paciente.

    Como melhorar essa gestão?

    É possível otimizar o fluxo de pacientes e, como consequência, melhorar a rotina do estabelecimento. Para isso, é necessário acompanhar as etapas que fazem parte do tempo de estadia do paciente dentro da clínica de fisioterapia, desde a sua entrada na recepção, passando pela consulta e atendimento, até a saída do local.

    Mapeamento de fluxo

    Essa medida serve para aproveitar melhor a rotina da clínica, uma vez que tem o objetivo de conhecer a quantidade de pacientes marcados e que serão atendidos, bem como o tempo de duração de cada atendimento.

    Dessa forma, o monitoramento do paciente é essencial para verificar eventuais variações do serviço e também para melhorar a qualidade do atendimento. Para isso, são levados em conta alguns elementos, como: ta­xa de ocu­pa­ção, tempo mé­dio de per­ma­nên­cia, tem­po de es­pe­ra e de atendimento etc.

    Acompanhamento do paciente

    Essa estratégia é colocada em prática desde o momento em que o paciente entre na clínica, até a hora da sua saída. Esse controle traz mais alinhamento para toda a rotina de atendimentos da clínica e reduz a possibilidade de ociosidade dos profissionais.

    Tempo de ocupação

    A partir da análise sobre os prazos de entrada, permanência e saída, os gestores conseguem chegar a uma média de tempo que cada paciente gasta durante as sessões de fisioterapia. Dessa forma, fica mais fácil organizar a agenda e a marcação de atendimento, assim como identificar os motivos que estão fazendo com que os aparelhos sejam utilizados por um período além do que é previsto.

    Uma unidade de sa­ú­de deve ter como meta priorizar o atendimento aos clientes. Nesse sentido, a otimização do fluxo de pacientes deve ser uma das principais medidas a serem implementadas no processo de gestão de uma clínica de fisioterapia.

    A sua clínica mantém um controle sobre o fluxo de pacientes? Se você tem alguma dica ou sugestão para melhorar essa medida, compartilhe-a conosco nos comentários!

    A Miotec tem a missão de entender as necessidades dos pacientes e de desenvolver soluções para dar suporte aos profissionais da área da saúde, para que eles tenham mecanismos mais eficientes a favor dos tratamentos feitos. Tendo como objetivo a melhoria das capacidades físicas e motoras daqueles que precisam de tratamentos fisioterapêuticos, a Miotec desenvolve diversos produtos para contribuir com a qualidade de vida dos pacientes.

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    Fundada em 2002, a MIOTEC atua na área da saúde, desenvolvendo, produzindo e comercializando ferramentas tecnológicas direcionadas à pesquisas e terapias de prevenção, reabilitação e monitoramento, objetivando melhoria do bem-estar e do desempenho físico humano.

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