A experiência do paciente em clínicas e consultórios de fisioterapia diz respeito à qualidade do tratamento recebido em todas as fases pelas quais ele passa em um atendimento — desde o agendamento de uma consulta até um possível retorno para avaliação. Preocupadas em melhorar ao máximo esse aspecto, as clínicas vêm adotando medidas para a implantação de boas práticas, visando um atendimento humanizado.
O objetivo é oferecer uma abordagem mais individualizada e atenciosa nos consultórios, seguindo o que já ocorre no âmbito público com a implantação da Política Nacional de Humanização (PNS). O investimento na melhoria do atendimento traz benefícios para ambas as partes, sendo uma importante estratégia de atração e fidelização de pacientes.
Neste artigo, vamos comentar sobre a importância de as clínicas adotarem estratégias que ajudem a melhorar a experiência do paciente de fisioterapia e quais são as mais eficazes para atingir esse objetivo. Acompanhe!
Boas práticas que melhoram a experiência do paciente
Há diversas maneiras de melhorar a experiência das pessoas no atendimento em consultórios de fisioterapia. Veja, a seguir, algumas das boas práticas que agregam valor à consulta e, ao mesmo tempo, atendem às necessidades dos pacientes.
1. Foque no bom atendimento
Um bom atendimento pressupõe que os serviços prestados respeitem e atendam às necessidades individuais dos pacientes, considerando também as suas preferências. Nesse sentido, uma das principais tendências das clínicas modernas é a humanização em todos os seus setores. Isso significa que há uma preocupação em manter todos os ambientes, desde a recepção até as salas de exame e consultórios, o mais confortável possível.
Além disso, os fisioterapeutas devem acompanhar os pacientes de perto, demonstrando sensibilidade às suas dificuldades e problemas. Com isso, há um estabelecimento de relação de confiança que proporciona uma boa experiência no atendimento.
2. Evite atrasos
Os atrasos nos atendimentos podem manchar de imediato a imagem de um consultório, transformando-se em uma péssima experiência ao paciente. Para evitar isso, é importante dar atenção à pontualidade em diferentes momentos do atendimento, por meio da otimização do fluxo de pacientes. Assim, o telefone deve ser atendido o mais rápido possível e, uma vez na linha com um paciente, é importante que a espera não exceda a 30 segundos.
O cadastro deve ser efetuado de forma rápida e realizado assim que o paciente chegar, informando uma previsão de tempo de espera para ser atendido. As respostas para e-mails e ligações, devem ter um tempo médio estabelecido para não gerar atrasos.
Para ajudar nesse sentido, é interessante investir em um sistema de gestão especializado na área de fisioterapia. Trata-se de um software que agiliza todos os processos administrativos, além de possibilitar agendamentos de consultas e comunicação online com os pacientes de forma ágil e eficaz.
3. Tenha um contato próximo com o paciente
Proporcionar relações mais próximas e afetivas com o paciente ajuda a deixá-lo tranquilo durante as consultas e procedimentos, proporcionando uma experiência muito melhor. Para tanto, basta adotar pequenas atitudes, como:
- cultivar uma comunicação mais amigável;
- compartilhar informações importantes sobre a situação de saúde em que o paciente se encontra;
- comentar sobre as opções de tratamento e expectativas em relação aos resultados;
- demonstrar interesse sincero e respeito às suas queixas e opiniões.
4. Adote indicadores de monitoramento
Só é possível tomar decisões gerenciais quando se conhece a realidade de uma rotina de atendimento. Dessa forma, para melhorar a experiência do paciente é fundamental trabalhar com métricas que proporcionam uma avaliação real do nível do serviço prestado ao longo de todas as fases.
Quando o gestor não tem acesso a indicadores de desempenho, qualquer decisão acaba tendo por base os “achismos”, levando a erros que podem comprometer o bom funcionamento do consultório.
5. Invista em tecnologias para diagnóstico e tratamentos
Um dos aspectos essenciais para garantir uma boa experiência do paciente, é oferecer aparelhos com tecnologias diferenciadas para diagnósticos e tratamentos. Exemplo disso é o biogame da Miotec que agrega valor à consulta. Com ele, o fisioterapeuta tem certeza de que o exercício está sendo realizado de maneira correta.
Da mesma forma, o paciente pode ficar seguro de estar realizando o exercício corretamente em casa. Todos esses aspectos influenciam de forma positiva na experiência do paciente, promovendo confiança na terapia e bons resultados.
Como vimos, a experiência do paciente em clínicas e consultórios de fisioterapia se refere à qualidade de atendimento, desde o agendamento de uma consulta até o fim do tratamento. Isso inclui a adoção de boas práticas, como atendimento humanizado, organização administrativa e oferta de aparelhos com tecnologia inovadora.
Gostou da leitura? Você sabia que a tecnologia pode ser crucial na fidelização dos pacientes? Entenda mais lendo este artigo!
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