Conecte-se

    [/vt_socials]
    Conheça as novas perspectivas para o futuro da fisioterapia

    Conheça as novas perspectivas para o futuro da fisioterapia

    • 23 de janeiro de 2020
    • por

    A fisioterapia está em franca ascensão. Com uma gama de áreas de atuação cada vez maior, mais diversificada e especializada, o futuro da fisioterapia é muito promissor. O profissional de hoje pode dedicar-se à clínica, à reabilitação em ambiente hospitalar e domiciliar, a assessorias esportivas e, até mesmo, à assessoria para empresas que queiram melhorar a ergonomia no trabalho e evitar lesões em seus funcionários. 

    Além da procura por profissionais ter aumentado — somente em 2015, houve um aumento de 43% na procura por fisioterapeutas nos planos de saúde –, as demandas dos pacientes também se expandiram. Graças a uma maior conscientização e prática de atividades físicas, o fisioterapeuta passou a ser procurado não somente para o tratamento de lesões, mas para a prevenção delas. 

    Hoje, os pacientes entendem que prevenir é tão importante quanto tratar e buscam nos profissionais da área alternativas para poder incorporar os novos hábitos em sua rotina de forma segura. Nesse contexto, a figura do fisioterapeuta deve atuar como guia e orientador. Para nos ajudar, a tecnologia está cada vez mais presente, fornecendo ferramentas indispensáveis para o cuidado integral de nossos pacientes.

    Por isso, trouxemos alguns exemplos de tecnologias que são indispensáveis para você. Acompanhe!

    Inovações tecnológicas para tratamento, diagnóstico e prevenção

    Você conhece essas novas tecnologias? Já se perguntou se seu consultório está atualizado para essa nova realidade? O fisioterapeuta de sucesso do futuro precisa estar atento a essas novidades.

    Biofeedback eletromiográfico

    Esta nova tecnologia auxilia o paciente no fortalecimento e também na percepção muscular. Ela consiste em captar o sinal elétrico proveniente das fibras musculares durante a contração e transmitir este sinal ao software do programa. O sinal, então, com auxílio de recursos auditivos e sonoros, ajuda o paciente a melhor executar o exercício. Com isso, ele aprende a ter um controle maior de sua musculatura, isolar grupamentos musculares, quantificar as contrações e ajustar possíveis desequilíbrios. 

    Eletromiografia de superfície

    Monitora e registra a atividade elétrica do músculo durante uma contração. Antigamente, era usada para estudar a incidência de fadiga muscular, enquanto hoje serve também para avaliar a função do músculo, identificar a predominância das fibras musculares, entre outras funcionalidades. Ela nos fornece informações valiosas sobre tempo de contração e intensidade. A eletromiografia é muito indicada para avaliação de mudanças posturais, reabilitação do assoalho pélvico, mapeamento de movimentos biomecânicos, fatores relacionados a picos de esforço e à participação de grupamentos musculares específicos. 

    Realidade virtual

    Com a ajuda de equipamentos específicos — óculos de RV e sensores –, o paciente é submetido a diversos ambientes virtuais. Enquanto os óculos projetam as imagens com a ajuda de um aplicativo no Smartphone, o sensor de eletromiografia capta os sinais elétricos musculares do paciente e permite uma interação com o ambiente virtual através das contrações de determinado músculo.

    Esses são só alguns exemplos do que a tecnologia pode fazer para tornar a experiência do paciente em nosso consultório a mais agradável possível. O futuro da fisioterapia está atrelado à tecnologia, e nós, da Miotec, sabemos disso. Por isso, oferecemos o que há de melhor em inovação, qualidade e segurança. Por que não aproveita e confere os produtos disponíveis?

    O profissional do futuro é aquele que nunca deixa de inovar, buscar conhecimento e ferramentas novas para resolver e prevenir um número cada vez maior de problemas. Acreditamos que você não queira ficar pra trás.

    Quer conhecer mais sobre as tecnologias que a Miotec pode oferecer para o seu consultório? Então clique aqui e baixe GRÁTIS o nosso e-book de tecnologia na fisioterapia!

     

    A Miotec tem a missão de entender as necessidades dos pacientes e de desenvolver soluções para dar suporte aos profissionais da área da saúde, para que eles tenham mecanismos mais eficientes a favor dos tratamentos feitos. Tendo como objetivo a melhoria das capacidades físicas e motoras daqueles que precisam de tratamentos fisioterapêuticos, a Miotec desenvolve diversos produtos para contribuir com a qualidade de vida dos pacientes.

    Ad
    Ad
    Ad
    Ad

    A Miotec

    Fundada em 2002, a MIOTEC atua na área da saúde, desenvolvendo, produzindo e comercializando ferramentas tecnológicas direcionadas à pesquisas e terapias de prevenção, reabilitação e monitoramento, objetivando melhoria do bem-estar e do desempenho físico humano.

    Conecte-se

    Instagram

    No posts available!
    ×