Aprenda dicas de como lidar com o ego no mercado de trabalho

Aprenda dicas de como lidar com o ego no mercado de trabalho

  • 27 de dezembro de 2018
  • por

Ter credibilidade e autoconfiança são características essenciais de um bom profissional. Todos gostam de ser respeitados pelas realizações e contribuições, e ter a sensação de dever cumprido dá mais ânimo para trabalhar cada vez mais e melhor. Mas, mesmo que um elogio ou reconhecimento seja bom, como devemos lidar com o ego no mercado de trabalho?

Existem situações em que pessoas contam vantagens exageradas para chamar mais atenção para si. Esse tipo de gente costuma ter a presença tóxica, impactando o ambiente de maneira negativa.

Neste artigo, separamos algumas dicas para te ajudar a lidar esse tipo de pessoa e promover um ambiente mais leve e colaborativo entre os profissionais. Boa leitura!

Como identificar profissionais egocêntricos

Não é difícil reconhecer indivíduos com o ego inflado no ambiente de trabalho. Normalmente, eles são muito focados em si mesmo, não conseguem ser empáticos e acham que sempre têm a razão. Essas pessoas também costumam se comparar constantemente, enaltecendo as próprias vantagens e diminuindo os outros.

Esses comportamentos atrapalham a convivência com colegas, influenciando negativamente na produtividade e na competitividade saudável entre os especialistas do ramo. É comum encontrar pessoas que ferem o código de ética da profissão, ao fazer marketing inadequado ou se vangloriar de resultados parciais ou inalcançados.

Dicas para lidar com o ego no mercado de trabalho

Quando um profissional egocêntrico é enfrentado, ele fica contrariado, estabelece conflitos, cria inimizades e torna a convivência precária. O ideal é aprender a contornar a situação e evitar problemas mais graves. Veja agora como fazer isso.

Tente se colocar no lugar do outro

Antes de mais nada, é preciso entender a motivação da pessoa. Isso não significa agir de forma semelhante, mas tentar ver sob a mesma perspectiva e compreender as razões do comportamento egocêntrico. Essa atitude torna fácil saber de onde vem e, consequentemente, reduzir o mal-estar.

Seja gentil

Um indivíduo que se coloca à frente de tudo tem o hábito de manipular outras pessoas. Confrontá-la fará com que ela vire o jogo e aponte o outro como errado. O indicado é agir com gentileza, evitar possíveis intrigas e demonstrar, sem arrogância, que ela não é a única com competências e habilidades.

Foque no seu trabalho

Uma característica do egocêntrico é se colocar acima dos colegas e diminuir os outros. Em situações assim, os afetados costumam questionar a própria competência e minimizar as habilidades. Entretanto, é essencial se concentrar no seu desempenho, nas conquistas e no desenvolvimento profissional, além de manter a autoconfiança e a autoestima acima do ego no mercado de trabalho. É difícil, mas o importante é não dar ouvidos.

Seja exemplo de conduta

Enquanto a pessoa está focada nas próprias conquistas, uma atitude muito benéfica é fazer exatamente o contrário com outros colegas de equipe. Estimule o companheirismo, promova um ambiente de colaboração e execute trabalhos em conjunto que contribuem para o crescimento geral da empresa, do setor ou de determinada área do conhecimento. Lembre-se: uma das melhores qualidades de um profissional é a capacidade de trabalhar em equipe.

Não alimente o ego

Por fim, é primordial se policiar para não reforçar o comportamento da pessoa egocêntrica. Muitas vezes, em conversas informais, pequenas expressões são entendidas como elogios e abrem oportunidades para que se aproveitem de pequenas fragilidades. O melhor a fazer é levar a conversa para o lado impessoal ou mesmo encerrar o quanto antes.

Lidar com o ego no mercado de trabalho é só mais um dos muitos desafios que os profissionais têm de enfrentar. Os vários obstáculos exigem mais do que conhecimento técnico: é preciso ter inteligência emocional para encarar problemas com colegas, equilíbrio para evitar a autossabotagem e desenvoltura para enfrentar situações que não podem ser controladas.

Dessa forma, é comum esconder as fraquezas atrás do ego no mercado de trabalho. Embora seja complicado e exija muita energia, cabe aos colegas ter atitudes para manter o ambiente saudável e, ao mesmo tempo, ter paciência. Caberá ao tempo dar consequências ao comportamento e ensinar boas maneiras de convivência.

Agora que você está mais preparado para as situações estressantes no mercado de trabalho, está na hora de ajudar outros colegas. Compartilhe esse texto nas suas redes sociais para promover mais harmonia e colaboração!

A Miotec tem a missão de entender as necessidades dos pacientes e de desenvolver soluções para dar suporte aos profissionais da área da saúde, para que eles tenham mecanismos mais eficientes a favor dos tratamentos feitos. Tendo como objetivo a melhoria das capacidades físicas e motoras daqueles que precisam de tratamentos fisioterapêuticos, a Miotec desenvolve diversos produtos para contribuir com a qualidade de vida dos pacientes.

Ad
Ad
Ad
Ad

A Miotec

Fundada em 2002, a MIOTEC atua na área da saúde, desenvolvendo, produzindo e comercializando ferramentas tecnológicas direcionadas à pesquisas e terapias de prevenção, reabilitação e monitoramento, objetivando melhoria do bem-estar e do desempenho físico humano.

Conecte-se

Instagram