Atenção fisioterapeuta! Saiba como aumentar a carteira de pacientes

Abrir um consultório próprio representa uma grande conquista e uma série de novas responsabilidades.

O fisioterapeuta, que até então preocupava-se apenas em prestar um atendimento de qualidade, em capacitar-se para melhorar os seus conhecimentos técnicos, terá que lidar com novos desafios. Precisará saber como legalizar a clínica e administrá-la e até mesmo como conquistar mais pacientes.

Para gerar um fluxo maior no consultório, muitos profissionais optam por se cadastrar em planos de saúde, o que nem sempre vale a pena.

Como os valores pagos são baixos, os atendimentos têm que ser extremamente rápidos e impessoais para que o maior número possível de pessoas possa ser atendido. Isso acaba prejudicando o resultado final do trabalho e gerando insatisfação tanto no paciente quanto no próprio profissional.

Sabendo disso, continue a leitura e descubra como aumentar a carteira de pacientes de maneira simples e eficaz!

1. Seja atencioso com seus pacientes

Um paciente só retorna a uma clínica quando é bem atendido. E esse bom atendimento deve englobar tudo: desde o agendamento até o esclarecimento de qualquer dúvida depois da consulta.

Para isso, dê treinamento a seus funcionários. Invista também em boas instalações.

Além de voltar, esse cliente indicará o seu trabalho para amigos e parentes. A velha propaganda boca a boca ainda funciona. E muito!

2. Tenha um canal de comunicação

Humanizar e estreitar a relação do profissional com o paciente hoje é uma das grandes preocupações na área da saúde. Um canal de comunicação com seu cliente pode ajudar nesse sentido.

Isso não significa fazer uma consulta por WhatsApp, o que, inclusive, é proibido. Mas as redes sociais são uma ferramenta para conversar com pacientes e atrair novos pacientes para o seu consultório.

Poste dicas de saúde, fale sobre um novo serviço da clínica, interaja com os pacientes: enfim, demonstre preocupação. Que tal mandar uma mensagem no dia do aniversário ou em alguma data comemorativa? É algo simples, barato e que sempre surte efeito.

3. Divulgue seu trabalho

Você fez um curso no exterior, comprou um aparelho moderno, foi convidado para um simpósio. Excelente! Mas seus pacientes precisam saber disso também.

Sempre obedecendo às regras do Conselho Regional de Fisioterapia, divulgue seu trabalho. Você pode utilizar as redes sociais nesse caso também.

Além de a informação chegar aos pacientes antigos, que já estão entre seus seguidores, você poderá criar campanhas de divulgação, que atingirão os moradores do bairro onde está sua clínica, por exemplo.

Um blog também é interessante. Com artigos de conteúdo relevante e utilizando a técnica adequada, você poderá ser uma referência em sua área, o que, certamente, vai aumentar a carteira de pacientes.

4. Aprimore os serviços

Fique atento, tanto nas redes sociais quanto no próprio consultório, ao que os seus pacientes têm a dizer sobre o atendimento. E sempre dê retorno a qualquer dúvida ou reclamação.

Faça pesquisas de opinião e aprimore seus serviços sempre que for necessário.

O paciente é o melhor termômetro que o fisioterapeuta tem para medir a qualidade do atendimento. E, claro, uma clínica com pacientes satisfeitos atrairá sempre mais e mais público.

E você, o que faz para aumentar a carteira de pacientes? Deixe um comentário!

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0

Miotec - Tecnologia para a vida!

A Miotec tem a missão de entender as necessidades dos pacientes e de desenvolver soluções para dar suporte aos profissionais da área da saúde, para que eles tenham mecanismos mais eficientes a favor dos tratamentos feitos.

Tendo como objetivo a melhoria das capacidades físicas e motoras daqueles que precisam de tratamentos fisioterapêuticos, a Miotec desenvolve diversos produtos para contribuir com a qualidade de vida dos pacientes.

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"