10 dicas de decoração para sua clínica de fisioterapia

O ambiente em que vivemos ou frequentamos impacta diretamente em nosso comportamento. Por isso, manter uma clínica de fisioterapia organizada e bem decorada para receber os pacientes é indispensável.

No entanto, não é qualquer tipo de decoração que é bem-vinda, sendo necessário escolher os melhores elementos e pensar cuidadosamente na disposição das cores e móveis.

Já imaginou ir a um consultório médico e encontrar sofás de plumas rosas e paredes vermelhas? Sem dúvidas, esta decoração não faria nenhum sentido para uma clínica de fisioterapia, em que o principal objetivo é transmitir segurança e tranquilidade.

Para que você não cometa gafes ou exageros, nós preparamos seis dicas de decoração para sua clínica. Confira!

1. Conheça o seu público

O primeiro passo para decorar a sua clínica de fisioterapia é conhecer o seu público-alvo. É a partir desse ponto que você saberá quais elementos podem se encaixar da melhor forma no seu espaço, incluindo cores, móveis, a disposição de objetos e até mesmo peças decorativas.

Para isso, tenha em mente alguns fatores fundamentais, como faixa etária, comportamento e necessidades especiais. Afinal, um ambiente todo preparado para o público infantil não seria adequado para pacientes idosos, não é mesmo?

Ao identificar estes detalhes, as chances de um resultado satisfatório serão muito maiores!

2. Dê preferência a cores claras

É possível escolher várias cores em uma paleta, mas somente algumas poderão ser apropriadas para a sua clínica. Neste caso, é recomendado apostar em tonalidades capazes de criar um ambiente mais relaxante e acolhedor, tanto para os pacientes quanto para os seus acompanhantes.

De acordo com a psicologia das cores, o verde e o azul são ideais para ambientes que precisam transmitir sensações de tranquilidade, como os hospitais e clínicas de fisioterapia.

Além de ajudarem na iluminação e combinarem bastante com a madeira, essas cores ainda pode ser combinadas com outras opções mais vibrantes, desde que elas estejam presentes apenas nos objetos decorativos.

Aqui, a dica é evitar decorar o espaço de modo monocromático e com tonalidades que possam agredir os olhos, causando sensações como ansiedade e agitação.

3. Invista em uma boa iluminação

A partir da escolha correta das cores para a sua clínica de fisioterapia, chegou a hora de pensar em um projeto de iluminação bem elaborado para o seu espaço.

Aqui, é recomendado analisar de forma estratégica todos os pontos que precisam de luz. Uma outra dica é investir na iluminação indireta, que pode ser adaptada por meio de luminárias de leitura, abajures ou arandelas.

Além disso, lâmpadas com luz em tons quentes, como as amarelas, são mais indicadas, já que oferecem maior sensação de conforto e acolhimento.

4. Não exagere na quantidade de móveis

Você deve proporcionar o máximo de conforto para seus clientes oferecendo uma recepção aconchegante, com sofás, cadeiras, dentre outros móveis apropriados.

Contudo, além de beleza, sua clínica precisa oferecer segurança e acessibilidade. Disponibilize locais de fácil acesso para a passagem dos clientes, principalmente aqueles que precisam de cadeiras de rodas ou outros aparelhos para se movimentarem.

Considere, também, optar por móveis de cores claras. Assim, fica mais fácil combinar os objetos decorativos e trazer harmonia para o ambiente.

5. Fique atento ao piso da sua clínica de fisioterapia

A intenção da sua clínica é ajudar as pessoas na sua recuperação física e, por este motivo, você não iria querer alguém sofrendo qualquer tipo de acidente com o piso, certo? Como já percebeu, o piso não é somente um elemento de decoração, mas também uma questão imprescindível de segurança.

Sendo assim, se você está procurando uma opção mais moderna, opte por pisos claros de porcelanato.

Por outro lado, os pisos de vinílico em manta também são bastante comuns em hospitais e até exigidos em alguns casos pela vigilância sanitária, por serem uma peça única, sem formação do efeito “canto vivo”.

6. Trabalhe com equipamentos novos

Os equipamentos já desgastados pelo tempo não transmitem confiabilidade e podem comprometer a decoração de todo o ambiente.

Para evitar qualquer tipo de constrangimento com esta situação, escolha trabalhar sempre com equipamentos novos e seguros. Com essa iniciativa, você garante a fidelização de clientes e ainda oferece atendimentos com mais qualidade e segurança.

7. Reserve um espaço para distração

Já imaginou investir ainda mais no relacionamento e bem-estar dos seus pacientes e, inclusive, dos funcionários? Para isso, um espaço de distração ou convivência pode ser uma excelente alternativa!

Seja para ocasiões que estejam relacionadas a atrasos, momentos de cansaço ou, até mesmo, situações mais estressantes, um ambiente de distração é capaz de oferecer conforto e relaxamento.

Invista em poltronas de qualidade, televisão e revistas. Aliás, você pode até investir em uma área reservada para água, café, balas e bolachas!

Caso a decoração da sua clínica de fisioterapia seja direcionada ao público infantil, é possível adaptar o espaço para pufes, jogos ou demais materiais educativos.

Pensando em cada detalhe, o seu público vai se sentir muito mais acolhido, bem recepcionado e o seu serviço será um diferencial em atendimento!

8. Posicione bem cada elemento

Uma sala de recepção desorganizada não é nada agradável, principalmente para um paciente que está aguardando sua consulta.

Nesse caso, algumas dicas de decoração fazem toda a diferença. Sempre reserve, por exemplo, um local adequado para colocar a televisão, as cadeiras e até a mesa com o cafezinho que todos apreciam. 

Se necessário, contrate alguém para ajudar com estes detalhes. Considere, também, contratar alguém que faça a limpeza semanalmente.

9. Mantenha os funcionários uniformizados

Sua clínica poderá oferecer uma bela decoração, mas nada adiantará se seus funcionários — e mesmo você — não estiverem de acordo com o ambiente.

Em geral, escolha uniformes de tons claros, que combinarão com o ambiente, e priorize sempre o bom atendimento para que sua clínica de fisioterapia seja a melhor de todas!

10. Atenção às normas de segurança e higiene

Após investir em todos os detalhes para deixar a sua clínica de fisioterapia ideal para receber os seus pacientes, é preciso considerar algumas normas de segurança e higiene regulamentadas pela Anvisa.

É fundamental manter o seu espaço sempre limpo e organizado. Assim, você oferece um ambiente seguro e sem riscos aos seus pacientes e funcionários. Outro ponto importante é a manutenção de lixos tóxicos. É essencial reservar um espaço exclusivo para o manuseio deste tipo de material.

E, por fim, certifique-se de que o seu ambiente dispõe de todas as medidas contra incêndios, inundações e demais problemas elétricos.

Lembre-se: uma boa decoração precisa estar sempre em harmonia com a segurança, higiene e o bem-estar de funcionários e pacientes! Com estas dicas de decoração, sua clínica de fisioterapia certamente tornará a recepção dos seus pacientes mais agradável.

Gostaria de receber mais conteúdos como este? Então assine a newsletter e fique por dentro do nosso conteúdo exclusivo para o bom funcionamento da sua clínica!

 

Quer saber mais dicas para gerir sua clínica?
Baixe gratuitamente nosso e-book clicando no banner abaixo!
banner_de_ebooks-02
 
Share on Facebook1Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0

Miotec - Tecnologia para a vida!

A Miotec tem a missão de entender as necessidades dos pacientes e de desenvolver soluções para dar suporte aos profissionais da área da saúde, para que eles tenham mecanismos mais eficientes a favor dos tratamentos feitos.

Tendo como objetivo a melhoria das capacidades físicas e motoras daqueles que precisam de tratamentos fisioterapêuticos, a Miotec desenvolve diversos produtos para contribuir com a qualidade de vida dos pacientes.

4 Comentários

  1. Angela Correa Meyersays:

    Olá, Miotec!
    Meu consultório é pequeno e pensei em uma decoração mais vibrante, pois os pacientes, normalmente, chegam deprimidos devido aos problemas de saúde. Por isso, decorei a recepção com paredes brancas, 3 poltronas vermelhas, uma geladeira vermelha modelo retro (self service) e quadros coloridos, sendo a moldura em preto que combina com a esquadria da janela. A decoração da sala de atendimento é clara; paredes e persianas brancas, móveis brancos e acessórios brancos e azul claro. Acredito que a cor do ambiente, onde o paciente receberá o tratamento, deva ser mais suave para transmitir tranquilidade e segurança. Além disso, meu consultório é reconhecido pelo perfume, pois entre os atendimentos, utilizo um spray aromatizador para higienização.
    Todas as orientações de vocês são excelentes!
    Forte abraço!

    • miotecsays:

      Que bom Angela! Deve ter ficado bem legal mesmo! Se quiser pode enviar uma foto… Um abraço! Tulio

  2. Betaniasays:

    Bom dia pessoal! Meu consultório é individual. Na minha entrada está plotada com imagens de pessoas “satisfeitas, sorridentes” que representam algumas das minhas áreas de atuação: uroginecologia, obtetricia…
    Minha recepção é para apenas 3 pessoas pois atendo com horário agendado, com água, tv e revistas, com cores bem claras. No interior do consultório optei por colocar 2 paredes com uma cor bem quente (laranja intenso/tijolo). Meu espaço interno não é grande. Trabalho com um público diverso, de crianças, gestantes, mulheres e homens. Tem alguma sugestão?
    Agradeço o espaço.

    • miotecsays:

      Obrigado pelo comentário Betania. Pelo que você descreveu deve ser um ambiente bem agradável para seu público em geral.

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"