6 Motivos para usar o Biofeedback PelviAir Unit em seu paciente

O PelviAir Unit é uma unidade pressórica de biofeedback (UPB) e consiste num equipamento prático e de fácil manuseio, que pode contribuir de modo a complementar as avaliações e tratamento das disfunções do assoalho pélvico.

Você sabe o que é biofeedback e como o PelviAir Unit pode ser útil para o fisioterapeuta pélvico e paciente? Abaixo falaremos de 6 bons motivos para você utilizar esse equipamento o quanto antes.

 

Fornece o biofeedback da contração

Um grande problema encontrado durante o tratamento de disfunções do assoalho pélvico é a dificuldade do paciente identificar a própria contração.  Um grande aliado do paciente e terapeuta é a possibilidade de utilizar a técnica de biofeedback para fornecer de uma forma visual a intensidade da contração.

Existem vários dispositivos de biofeedback uroginecológico, o biofeedback pressórico PelviAir é constituído de uma sonda vaginal ou anal inflável, conectado a um manômetro de pressão, que através de um ponteiro indicará ao paciente à intensidade da força perineal que foi executada por ela, ajudando-o a melhorar sua capacidade de autorregulação.  É uma forma simples e eficiente de ensinar ao paciente a intensidade de contração esperada durante o tratamento.

 

Fácil utilização

O PelviAir Unit é um equipamento não eletrônico, de fácil utilização.  O profissional de saúde pode orientar o paciente rapidamente, ensinando-o a manipular o dispositivo seguindo algumas instruções básicas:

  • A sonda vaginal ou anal é recoberta por um preservativo externamente e introduzida na cavidade do paciente. Pode-se usar 1 ou 2 gotas de lubrificante a base de água para facilitar a introdução.
  • A sonda é inflada lentamente até que o paciente sinta o contato contra a parede vaginal ou anal. É importante uma ligeira distensão desta parede.
  • O paciente executa o exercício proposto pelo terapeuta observando a movimentação do ponteiro do manômetro.  Quando a musculatura contrai, deve-se observar um aumento da pressão, e quando a musculatura relaxa, observa-se uma queda na pressão.
  • Paciente e terapeuta monitoram parâmetros como: intensidade e tempo da contração/relaxamento melhorando a propriocepção (capacidade de perceber seu corpo). 

 

Versatilidade na utilização

A incontinência urinária ou outras disfunções no assoalho pélvico pode acometer indivíduos de todas as idades, de ambos os sexos e de todos os níveis sociais e econômicos, por isso, sempre é bom o profissional ter dispositivos versáteis que podem ser utilizados em diferentes casos e pacientes.

 

Uso na avaliação e tratamento

Com o biofeedback pressórico, o terapeuta pode avaliar alguns parâmetros simples, como a diferença de pressão atingida durante uma contração ou relaxamento ou otempo que o paciente pode manter uma contração.

No tratamento auxilia no despertar proprioceptivo dos músculos pélvicos e nos exercícios de refortalecimento muscular, aprendizado de força de retenção voluntária e relaxamento e contração perineal antes do esforço.

 

Uso em pacientes do sexo feminino ou masculino

Por permitir usar a sonda anal ou vaginal, pode ser usado em pacientes de ambos os sexos.

  

 

Possibilidade do Paciente treinar em casa

Você já deve saber que dar continuidade ao tratamento em casa é tão importante quanto o tratamento na clínica, e que a prescrição de exercícios domiciliares contribui muito para o sucesso da reabilitação, visto que sua paciente deverá seguir instruções que foram passadas em sua clínica corretamente.

 

Biofeedback de baixo custo

O primeiro perineômetro pneumático foi concebido em 1950 pelo ginecologista Arnold Kegel, precursor da reeducação perineal nos Estados Unidos, e consiste em um dos dispositivos de biofeedback pélvico mais acessíveis para o paciente e terapeuta.

Por ser um instrumento bem simples, sem o uso de circuitos eletrônicos caros, o PelviAir pode ser um excelente dispositivo de biofeedback para o paciente ter em casa ou o profissional de saúde iniciar a utilização do biofeedback na sua clínica.

Apesar do baixo custo do dispositivo, o PelviAir apresenta excelente qualidade e avanços na tecnologia em relação aos periniômetros tradicionais como apresentado no próximo tópico.

 

Qualidade na confecção das sondas e manômetro

O PelviAir possui um manômetro especialmente desenvolvido para a Miotec com padrão internacional de qualidade.  Apresenta como facilidade um botão para ajuste fino de pressão que permite o ajuste fácil de pressões específicas conforme o tratamento.

A sondas manométricas vaginal e anal PelviAir são fabricadas utilizando um rigoroso controle de qualidade, constituída de material com excelente resistência e flexibilidade.  São confeccionadas com silicone especialmente desenvolvido para esse fim e apresentam conexão “over lock “para evitar perda de ar no sistema e facilitar a troca das sondas quando necessário.

A utilização do PelviAir Unit pode contribuir na avaliação e tratamento das disfunções do assoalho pélvico por ser um dispositivos de biofeedback pressórico simples, prático e de baixo custo, permitindo sua utilização na clínica ou no domicílio do pacientes, desde que orientado por um profissional da saúde como um fisioterapeuta pélvico.

Gostou do produto? Para maiores informações, acesse essa página no site da Miotec.

Share on Facebook371Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0

Miotec - Tecnologia para a vida!

A Miotec tem a missão de entender as necessidades dos pacientes e de desenvolver soluções para dar suporte aos profissionais da área da saúde, para que eles tenham mecanismos mais eficientes a favor dos tratamentos feitos.

Tendo como objetivo a melhoria das capacidades físicas e motoras daqueles que precisam de tratamentos fisioterapêuticos, a Miotec desenvolve diversos produtos para contribuir com a qualidade de vida dos pacientes.

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"