Lockdowns, fechamentos, interrupção de atividades… O ano de 2020 trouxe uma realidade marcante para todo o mundo e, especialmente para o setor de saúde, uma nova perspectiva no que diz respeito às relações entre profissionais e pacientes: o atendimento remoto.
Desde o início da pandemia, em março de 2020, o isolamento social tem sido a principal maneira de mitigar a propagação do coronavírus durante a pandemia. Diante disso, o atendimento remoto, que antes era tido como possibilidade para alguns casos somente e, para muitos profissionais, apenas uma tendência futura, agora já é uma realidade cotidiana.
A grande verdade é que, para além de sua importância neste momento delicado em que vivemos, a possibilidade de atender pacientes e orientar treinamentos sem eles que saiam de casa, e de monitorar o desenvolvimento dos tratamentos à distância, acabou por se tornar uma tendência mundial, e muito daquilo que está sendo praticado nos dias de hoje deve permanecer para além desta fase de pandemia.
A prática de interagir à distância, no setor da saúde, veio para ficar. Mas como garantir um bom atendimento remoto? Como se proteger no caso de atendimentos domiciliares? Que equipamentos podem auxiliar neste processo? Estas são algumas das perguntas comuns dos profissionais, que vamos abordar no restante deste post. Continue lendo!
Melhorando o atendimento ao paciente
Como tem sido o seu atendimento a pacientes ao longo do último ano? Muitos profissionais já perceberam o quanto a pandemia trouxe novas necessidades para lidar com as distâncias, especialmente no que diz respeito à comunicação. Para conseguir aprimorar sua maneira de se expressar e lidar com os pacientes – seja em contatos diretos ou à distância – preste bastante atenção a estes fatores:
– Ouça o paciente e compreenda bem o que ele quer dizer. É importante manter o interesse e o diálogo a todo o tempo. Além de ser uma demonstração direta de respeito, é a partir dos relatos e dúvidas do paciente que muito do tratamento pode ser explicado a ele, e isso pode ser decisivo para garantir a motivação necessária para que ele mantenha o tratamento até o final.
– Saiba explicar com calma e repetidamente. Dúvidas são comuns, especialmente quando se lida pela primeira vez com algum tema. Enquanto para o profissional de fisioterapia as rotinas, os movimentos e as necessidades dos tratamentos já são assunto comum, normalmente para o paciente tudo pode ser novidade, e detalhar cada passo é essencial para garantir o entendimento.
– Tenha materiais de suporte, para além da fala. No consultório, é comum utilizarmos modelos, equipamentos, o próprio corpo do paciente e, claro, toda uma comunicação gestual que permite explicar com clareza o que desejamos na hora de ensinar um treino, apontar alguma situação ou responder alguma dúvida. Já em atendimentos à distância, nada disso está à disposição. Por isso, invista algum tempo para organizar um material de apoio que possa enviar ao paciente, como links de vídeos, imagens e outros materiais que possam auxiliar nesse processo.
Atendimento ao profissional
Ao longo deste último ano, a Miotec também precisou se reiventar e encontrar formas de prestar o seu próprio atendimento remoto neste período, seja para a venda de novos produtos ou para o atendimento em casos de suporte e assistência com o uso dos mesmos.
Se estiver buscando conhecer mais ou adquirir algum equipamento da linha de produtos da Miotec, é possível utilizar nossas linhas diretas de consultores. Assim como todas as empresas, criamos novas rotinas e nos adequamos às necessidades impostas pela pandemia. Em nossa página, é possível escolher a melhor forma de receber nosso contato, por telefone ou whatsapp, e ser orientado da melhor maneira sobre o funcionamento de nossos produtos.
Além da venda de produtos, a Miotec também possui um compromisso firme em prestar um suporte que seja capaz de atender a todo tipo de necessidade do profissional. Isso significa que nenhum contato é deixado de lado, e para todas as situações a empresa sempre vai trabalhar as melhores possibilidades, com um atendimento personalizado do início ao fim.
Para garantir que toda a atenção será dispensada a cada caso, a Miotec trabalha com atendimentos com hora marcada, através de agendamento via Whatsapp (no número 51 98304-0203), ou diretamente pelo canal de agendamento da Miotec. Os horários disponíveis para atendimento também podem ser visualizados com antecedência na página de suporte do site.
Homecare, atendimento e monitoramento remoto – a questão da distância
Outra situação intensificada pelo distanciamento social é o homecare, ou seja, o atendimento diretamente na casa do paciente – especialmente em casos de pacientes idosos. No tratamento domiciliar, a proteção contra o contágio é essencial, e todo o cuidado deve ser valorizado em relação a equipamentos e também a práticas de higiene adequadas, como a utilização óculos, máscaras, luvas e, claro, a constante higienização das mãos.
Além disso, é sempre valioso manter uma postura profissional, já que estar na casa do paciente pode induzir ao erro (do paciente e do fisioterapeuta) de acreditar que as relações devem ser mais informais. Tenha respeito aos horários de chegada e de saída, à duração das sessões, e utilize os mesmos protocolos da clínica no trato com o paciente, equipamentos e rotinas.
A distância também favorece os investimentos em soluções de monitoramento remoto de pacientes . A cada dia novas tecnologias permitem acompanhar à distância informações essenciais sobre o estado de saúde como batimentos cardíacos, pressão arterial, níveis de glicose, e atualmente também deslocamentos diários, em dispositivos tão simples quanto um relógio de pulso.
Além da coleta de dados, outras áreas que se beneficiam destes novos dispositivos são o acompanhamento da evolução dos tratamentos, e na avaliação dos pacientes e seu estado clínico, para traçar diagnósticos à distância, através de dados coletados à distância.
Para complementar os tratamentos, a realidade virtual e a gameterapia também já são alternativas disponíveis, que permitem uma maior adesão dos pacientes aos tratamentos.
Equipamentos que podem ajudar
Tanto para o atendimento domiciliar quanto para os treinos em casa, a Miotec oferece a profissionais e pacientes uma série de soluções que podem permitir ou facilitar o atendimento remoto e à distância. Com eles, o paciente pode continuar se exercitando em casa através de dispositivos treinadores e, quando necessário, o profissional pode ter mais segurança no contato direto. Veja eles:
Sonda para Treinamento do assoalho pélvico
A PelviFit Trainer é uma sonda que a paciente pode levar para a sua casa, e repetir o protocolo que a fisioterapeuta indicou durante a sessão. Seu objetivo é fornecer aos pacientes e aos profissionais da saúde uma forma rápida de observar as contrações da musculatura do assoalho pélvico. A PelviFit Trainer é desenvolvida de maneira que a paciente consiga ver, em tempo real, se está fazendo o movimento certo, através da curvatura de sua antena, ou seja, é uma forma de biofeedback acessível e que dá uma resposta objetiva para a paciente em relação à correta contração da musculatura.
Proteção extra
Para adicionar uma camada de proteção ao contato direto a Miotec desenvolveu o MioShield, um escudo protetor fácil desenvolvido a partir de muitos estudos e análises de mercado, para ser um produto diferenciado e versátil. Sua lente de 55 milímetros de PETG (Polietileno Tereftalato de Etileno Glicol) cobre todo o rosto, e mesmo assim, seu o material permite boa visibilidade e maior proteção. A presença de um elástico em torno da cabeça faz com que o produto seja ajustável às características de cada usuário. Já a aplicação de películas nas duas faces da lente assegura que elas não fiquem arranhadas com o tempo, o que poderia prejudicar a boa visão através do produto.
Exames em domicílio
Versatilidade em dimensões reduzidas é a melhor forma de definir o New Miotool, um equipamento com dimensões compactas que facilitam o transporte e a utilização nos mais diversos ambientes, além de manter os exercícios de gameterapia e biofeedback já realizados em consultório. Ele permite a utilização de sensores de eletromiografia – EMG, e ainda possibilita a utilização de diversos acessórios como célula de carga, dinamômetro manual, escapular e dorsal para captar a força, goniômetro para determinar a angulação de articulações, acelerômetro triaxial, sensor de sincronismo com equipamento isocinético, gatilho de sincronismo, cinta de expansão toráxica entre outros.
Após a pandemia
Quando tudo estiver “normalizado”, teremos novas relações entre pacientes e profissionais, e espaços físicos como consultórios e clínicas já não serão os únicos a se pensar quando falamos na relação profissional/paciente. A partir de agora, a casa do paciente se tornará cada vez mais um dos ambientes para tratamentos, treinamento e monitoramento do seu progresso.
Para abraçar esta realidade, em vez de resistir às transformações, a Miotec também está sempre se renovando, consciente de que o nosso foco deve permanecer sempre no cuidado com a saúde das pessoas. Nossos produtos são focados em oferecer respostas objetivas aos fisioterapeutas sobre a condição de cada paciente e, ao mesmo tempo, transmitem credibilidade ao paciente, ao compreender que existem processos científicos apoiando cada tomada de decisão.