Conecte-se

    [/vt_socials]
    Como oferecer um tratamento domiciliar com o mesmo padrão da clínica?

    Como oferecer um tratamento domiciliar com o mesmo padrão da clínica?

    Você sabia que as tecnologias podem ser usadas para otimizar os processos e obter o mesmo padrão da clínica no tratamento domiciliar? Através do PelviFit Trainer ,que é uma sonda desenvolvida para fornecer aos profissionais de saúde e aos pacientes uma maneira mais ágil de observar as contrações da musculatura do assoalho pélvico, pode-se contribuir para o tratamento do paciente tanto em casa quanto no consultório.

    Com plástico ABS, design anatômico e alto padrão de qualidade, ele também é uma forma de biofeedback acessível, pois oferece uma resposta objetiva para o profissional ou paciente ao que se refere à correta contração da musculatura.

    Para tornar esse assunto mais claro, trouxemos a fisioterapeuta pélvica Ericka Kirsthine Valentin para contar um pouco de sua experiência com a sonda e explicar como o tratamento domiciliar pode ser feito de maneira eficiente e segura. Acompanhe!

    Tratamento domiciliar

    O tratamento domiciliar é modalidade dos serviços de saúde que transfere para a casa do paciente o tratamento que é realizado na clínica ou consultório, com o mesmo conhecimento e qualidade. Esse tipo de tratamento já é realizado nos Estados Unidos há muitos anos, o qual também é conhecido como home care. No Brasil, ele tem ganhado cada vez mais espaço devido aos bons resultados que tem proporcionado.

    No entanto, vale ressaltar que o tratamento domiciliar só pode ser indicado por um profissional da saúde. É ele o responsável por verificar o quadro clínico do paciente e analisar se existe a possibilidade de o tratamento ser realizado em casa. 

    Vantagens do tratamento domiciliar

    O tratamento domiciliar não é uma opção, é uma obrigação. O paciente precisa realizá-lo em casa, não existe a possibilidade de fazer apenas na clínica, do contrário, a falta do tratamento domiciliar vai atrasar a melhora do paciente. Por isso, é necessário que o tratamento se estenda ao domicílio, conforme a prescrição do fisioterapeuta.

    Ao fazer isso, o paciente terá diversas vantagens, como:

    • mais conforto;

    • mais qualidade de vida;

    • maior rapidez na reabilitação.

    No entanto, para que o tratamento domiciliar proporcione os resultados esperados é necessário recomendar para esse paciente equipamentos, acessórios ou recursos de qualidade, os quais possam ser utilizados em casa para manter a mesma facilidade de execução dos exercícios como se estivesse no consultório.

    A sonda PelviFit Trainer é uma das ferramentas utilizadas para a função domiciliar através do Biofeedback visual, indicado para pacientes engajadas em tratamentos relacionados a reabilitação do assoalho pélvico.

    Tratamento domiciliar com o mesmo padrão da clínica

    O PelviFit Trainer “pode e deve” ser utilizado no tratamento domiciliar de acordo com a prescrição do fisioterapeuta, afirma Ericka. Isso porque somente esse profissional sabe a capacidade que a paciente tem e se ela tem condições de fazer uso do aparelho, pois, às vezes, o canal vaginal da paciente pode ser estreito demais para que a PelviFit Trainer seja introduzida.

    Quando isso acontece, a paciente pode se machucar. No entanto, uma vez sendo indicado pelo profissional que atende essa paciente, ela vai reproduzir em casa o que está sendo treinado no consultório e isso potencializará o tratamento.

    Vale ressaltar que existe um tempo certo e exercícios certos para usar o PelviFit Trainer, mas isso tudo será analisado pelo fisioterapeuta. Nesse momento, ele fará uma prescrição individualizada baseado na avaliação feita pelo próprio profissional. 

    O tratamento é individualizado, assim como o número de repetições e a quantidade de repetições semanais. Em suma, segundo a fisioterapeuta Ericka, “o PelviFit Trainer será utilizado em casa para reproduzir os exercícios que foram ensinados no consultório”.

    Importância de adotar os melhores equipamentos

    Adotar os melhores equipamentos é importante para que a paciente tenha um tratamento de qualidade e que realmente apresente os resultados esperados. Além disso, eles também precisam ser confortáveis para que seu uso seja fácil e prático.

    O PelviFit Trainer é uma sonda vaginal educadora para a paciente utilizar no domicílio. Esse aparelho ajuda a exercitar o assoalho pélvico e é muito fácil de usar. Por meio dele, ela consegue acompanhar o desempenho da sua musculatura, baseando-se no que foi aprendido na clínica.

    Tecnologias usadas no tratamento domiciliar

    O PelviFit Trainer é uma das tecnologias mais eficientes no tratamento domiciliar para reabilitação do assoalho pélvico. O objetivo do recurso é promover uma visualização do exercício (biofeedback visual). Isso porque, se o exercício é realizado sem o PelviFit Trainer, então, nesse caso, você só sente ele, mas não sabe se está fazendo de forma correta.

    Quando o PelviFit Trainer é introduzido na via vaginal, no momento que a contração da musculatura é realizada da forma correta, a haste do PelviFit Trainer se movimenta de forma correta, ou seja, afasta-se do seu corpo em direção aos pés. 

    Se o procedimento é feito da forma errada, essa haste do equipamento vai se aproximar do corpo da paciente em direção à barriga e pode, até mesmo, expulsar o dispositivo da via vaginal. 

    Ele funciona como um Biofeedback, só que de forma mais simples, é uma ferramenta que permite que a paciente identifique por quanto tempo ela consegue sustentar a contração, pois conforme ela a sustenta, essa haste abaixa em direção aos pés.

    Por meio desse produto, a paciente pode descobrir se mantém a resistência necessária da musculatura, pois a haste pode mostrar que o que ela sentia contraindo sem a sonda era falso. Assim como, ela pode conseguir manter essa resistência, conferir se está mantendo o tempo todo, a velocidade com que ela faz uma contração mais rápida e, ainda, pode conferir a forma de relaxamento dessa musculatura, tendo em vista que a haste do equipamento servirá de ponteiro para o movimento que está sendo realizado.

    Hoje, no mercado, a Miotec é a única empresa que oferece ao profissional de fisioterapia pélvica recursos para melhorar e potencializar o tratamento, tanto no consultório quanto no tratamento domiciliar. É uma das poucas empresas que fazem isso. O PelviFit Trainer, a sonda PelviFit e os eletromiógrafos são produtos exclusivos.

    Segundo a fisioterapeuta Ericka “eles tornam a vida no consultório mais fácil e mais eficaz. Do mesmo jeito que ele facilita o meu trabalho, ele torna o tratamento mais eficiente e a aprendizagem da paciente também”.

    Gostou do nosso artigo? Quer ter acesso a equipamentos de qualidade na sua clínica também? Então, entre em contato com a MIOTEC para saber como podemos ajudar!

    A Miotec tem a missão de entender as necessidades dos pacientes e de desenvolver soluções para dar suporte aos profissionais da área da saúde, para que eles tenham mecanismos mais eficientes a favor dos tratamentos feitos. Tendo como objetivo a melhoria das capacidades físicas e motoras daqueles que precisam de tratamentos fisioterapêuticos, a Miotec desenvolve diversos produtos para contribuir com a qualidade de vida dos pacientes.

    Ad
    Ad
    Ad
    Ad

    A Miotec

    Fundada em 2002, a MIOTEC atua na área da saúde, desenvolvendo, produzindo e comercializando ferramentas tecnológicas direcionadas à pesquisas e terapias de prevenção, reabilitação e monitoramento, objetivando melhoria do bem-estar e do desempenho físico humano.

    Conecte-se

    Instagram

    No posts available!
    ×